sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Motor do ano 2016: 1.0 TSI da Volkswagen e 3.0 V6 da Audi conquistam título

Um dos prêmios mais cobiçado da indústria automotiva brasileira, o Carro do Ano, organizado pela Revista Auto Esporte, anunciou os vencedores entre os motores.

- Publicidade -

O Mecânica Online, com Tarcisio Dias, integra o seleto grupo de jurados na escolha do melhor motor até 2.0 e acima de 2.0 litros.

Melhor motor até 2.0 litro – A lista de finalistas contava com a motorização 1.4 TSI flex da Audi, 2.0 MultiJet da Jeep, 1.0 Flex da Nissan, 1.0 Drive-E da Volvo e o vencedor 1.0 TSI flex da Volkswagen. Para muitos a motorização do Up! já era favorita, mas a concorrência era forte.

- Publicidade -

O novo motor 1.0 TSI Total Flex produzido pela Volkswagen do Brasil é o mais avançado da fabricante no País e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível.

Com ele surge uma nova percepção sobre motorização 1.0 litro, onde desempenho (0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h (etanol) combina com economia (up! TSI obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km [ conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012], com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO).

O Mecânica Online produziu diversas matérias sobre o Up! 1.0 TSI.
Confira matérias relacionadas clicando aqui

- Publicidade -

Melhor motor acima de 2.0 litros – Com apenas dois motores na disputa, a Audi pulou na frente e conquistou o prêmio com sua motorização 3.0 V6 da Audi, usada nos modelos A6 e A7. O propulsor concorreu pelo troféu com o 3.3 V6 da Kia.

O motor 3.0 TFSI recebeu importantes alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm.

O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão.

Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor.

Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança