A Ford está usando o conhecimento de telemática da comunicação entre robôs espaciais e a Terra para avançar no desenvolvimento dos futuros carros conectados. Uma pesquisa feita em conjunto com a Universidade Politécnica Estatal de São Petersburgo, da Rússia, resultou no registro de diversas patentes de tecnologias para a conexão entre motoristas e fornecedores de serviços na nuvem, em locais onde a cobertura das redes sem fio é fraca.
A pesquisa envolveu a coleta e transmissão de dados de veículos em movimento usando vários meios de conexão à nuvem – por celular, wi-fi e comunicação veículo-a-veículo. A equipe criou um gerenciador inteligente de conectividade que é capaz de selecionar a melhor opção de transmissão de dados com a nuvem e também um mapa de cobertura que mostra os pontos de acesso de dados fixos e móveis, a qualidade das conexões disponíveis e as condições de tráfego.
Testes com protótipos – Os testes incluíram a simulação da troca de informações em situações de emergência numa área com baixa conectividade. Num deles, por exemplo, um carro entra em um túnel com uma camada fina de gelo e precisa alertar os outros veículos da pista escorregadia.
Como não há sinal de celular nem ponto de acesso wi-fi no local, o gerenciador inteligente usa a conexão veículo-a-veículo e de celular de outro carro que está saindo do túnel. Quando não há outros carros por perto, o sistema adia o envio da mensagem até que uma rede de celular esteja disponível.
O sistema é destinado principalmente a situações de emergência, mas também serve para outros fins, como logística e entregas. Com a conclusão do projeto no final do ano, seus resultados poderão ser aplicados em futuros modelos da Ford para comunicação veículo-a-veículo, envio de mensagens de emergência e atualizações de software.
“Criar uma rede robusta de comunicação sem fio é um desafio tanto para a indústria espacial como para a indústria automotiva”, afirma Oleg Gusikhin, líder de Serviços de Conexão Avançados da Ford. “Os primeiros resultados dessa pesquisa são muito promissores para o desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais confiáveis para os futuros veículos conectados.”
Aplicações no espaço – Os pesquisadores da Universidade de São Petersburgo já realizaram com sucesso uma série de experimentos no espaço, usando os mesmos conceitos de conectividade multicanal do projeto conjunto com a Ford. Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional usaram um joystick para controlar um robô na Terra, enfrentando condições de ruído e atraso no sinal e falhas no equipamento. Agora, a equipe quer avançar na tecnologia controlando remotamente um grupo de robôs para a montagem de equipamentos científicos e satélites.