As Divisões de Pneus e de Chassis & Safety da fornecedora líder internacional da indústria automotiva Continental apoiam a campanha de informação da NCAP “Stop the Crash”, uma iniciativa da Global NCPA, o guarda-chuva que reúne as organizações NCAP de consumidores para testes de segurança em veículos novos.
A ANCAP, Asean NCAP, China NCAP, Euro NCAP, Japan NCAP, Korea NCAP, Latin NCAP, US NCAP e o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) definem os padrões que os fabricantes de veículos precisam adotar para serem reconhecidos com a classificação máxima de segurança cinco estrelas.
Na Europa, sistemas que evitam e minimizam colisões, sistemas para a proteção de pedestres e sistemas auxiliares como Controle Eletrônico de Estabilidade, Sistema Autônomo de Frenagem de Emergência (AEBS) e controle automático de velocidade (cruise control) são itens básicos para obter essa classificação.
“Perseguimos há muitos anos a estratégia de longo prazo “Visão Zero”, nossa meta de atingir zero acidentes e zero mortes nas estradas. Ao refinar e aprimorar continuamente nossa ampla gama de sistemas de segurança estamos desempenhando um papel de liderança no esforço para aumentar a segurança no trânsito. Entendemos “Visão Zero” como resultado de três estágios sucessivos: zero mortes no tráfego, zero ferimentos e, finalmente, zero acidentes”, explica Frank Jourdan, membro do Conselho executivo da Continental AG e presidente da Divisão de Chassis & Safety.
“Desde que os cintos de segurança, o controle eletrônico de estabilidade (ESC), os sistemas de monitoramento de pressão e o sistema autônomo de frenagem de emergência (AEBS) se tornaram obrigatórios para veículos novos o número total de mortes nas rodovias tem apresentado uma queda significativa. Dito isso, a marca de mais de 1,2 milhão de pessoas mortas nas estradas em todo o mundo todos os anos é ainda alarmantemente alta. Precisamos concentrar esforços para reduzir esses números”, complementa.
Através da campanha “Stop the Crash”, a Global NCAP e seus parceiros, incluindo a Continental, promoverão demonstrações empregando veículos em situações específicas para ampliar a consciência dos benefícios presentes nas tecnologias de segurança que já estão em produção industrial e incentivarão a sua adoção em modelos compactos e também subcompactos.
O foco regional será nos países em desenvolvimento mais densamente habitados e nos quais os veículos desses segmentos respondem por grande parte das vendas. Em termos das tecnologias, o foco estará no ESC, no AEBS e no ABS para motos. Do ponto de vista dos pneus, a importância da pressão adequada e da profundidade da banda de rodagem serão destacadas.
“Os pneus são o único ponto de contato entre o veículo e o piso. Todas as forças transmitidas para a via são feitas através de algo não maior que o tamanho de um cartão postal. Em uma situação crítica, é o pneu que determina se o carro pode parar em tempo ou se ele permanece seguro ao fazer uma curva. Essa é a razão pela qual queremos informar o maior número de motoristas que pudermos, em escala global, sobre os ganhos de segurança obtidos ao se utilizar pneus modernos calibrados com a pressão correta e com os sulcos da banda em profundidade adequada”, comenta Nikolai Setzer, membro do Conselho Executivo da Continental AG e presidente da Divisão de Pneus. “A partir de agora, posicionaremos a marca de pneus premium Continental orientada para a tecnologia e ainda mais próxima da meta de longo prazo “Visão Zero”, uma área na qual a Continental, como empresa, se beneficia das sinergias entre as tecnologias de segurança presentes em seu amplo portfolio”, pondera.
A Continental espera que eventos de demonstração do “Stop the Crash”, realizados duas vezes ao ano em países como China, Malásia e México, aumentem o reconhecimento dos benefícios dos sistemas de segurança e dos tópicos relacionados a pneus. O objetivo é conquistar um aumento significativamente maior na segurança no trânsito bem como expressiva redução no número de mortes no tráfego, ferimentos e acidentes.
“Estamos muito satisfeitos em ter a Continental como parceira nessa nova iniciativa para promover sistemas que reduzem acidentes e aumentam a segurança dos pneus. Para atingir a meta das Nações Unidas de cortar pela metade o número de mortes nas estradas até 2020 precisamos estimular a incorporação do ESC, AEBS e ABS em motos, especialmente nos países que estão se motorizando rapidamente nas regiões da Ásia e da América Latina. Nossa campanha objetiva dar maior visibilidade a essas tecnologias capazes de salvar vidas. Se conseguirmos acelerar o seu emprego poderemos ter uma progresso mais rápido rumo a um mundo cada vez mais livre de fatalidades no trânsito”, comenta David Ward, Secretário-Geral da Global NCAP.
A campanha “Stop de Crash” da Global NCAP será lançada oficialmente em 18 de novembro deste ano, com a demonstração de direção coincidindo com a Segunda Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito. O slogan desse encontro de líderes políticos mundiais, gerentes de frotas e representantes da imprensa será “Tempo para Resultados”.
O “Stop the Crash” conduzirá a sua campanha através do endereço www.stopthecrash.org, que atuará como ponto principal de contato, e também por meio de outras plataformas incluindo a hashtag #stopthecrash em mídias sociais como Twitter, Instagram e YouTube.