As pistas do Contidrom, ao norte de Hanover, e de Arvidsjaur, na Suécia, serão usadas para os testes de performance do pneu WinterContact TS 850 P™ da Continental.
Trata-se de um importante marco no projeto de pesquisa para a industrialização da borracha obtida a partir da planta Dente de Leão na produção de pneus.
No final do ano passado, a Continental apresentou os primeiros pneus de teste em uma série limitada feita desse inovador material que a empresa chama de Taraxagum™, derivado do nome botânico do Dente de Leão (taraxacum).
A fabricação do primeiro WinterContact TS 850 P™ com a banda totalmente fabricada de borracha natural da raiz do Dente de Leão representa um importante passo da Continental em direção ao seu objetivo de longo prazo de tornar a produção de pneus mais sustentável e menos dependente de materiais tradicionais.
“Após diversos anos de intensivo trabalho de desenvolvimento em conjunto com o Fraunhofer Institute, estamos animados em colocar os primeiros pneus Dente de Leão na pista”, comenta Nikolai Setzer, membro do Conselho Executivo da Continental responsável pela Divisão de Pneus.
“Para obtermos os mais importantes resultados do material produzido por nosso projeto de pesquisa até hoje, decidimos construir pneus de inverno para carros, uma vez que eles empregam uma proporção particularmente alta de borracha natural. Continuamos a perseguir nosso objetivo de desenvolver pneus baseados na borracha de Dente de Leão para início da produção em série entre os próximos cinco a dez anos”.
A Continental tem a pista do Contidrom à sua disposição para testes intensivos de pneus nas condições do verão. Todavia, os primeiros pneus de inverno com banda de Dente de Leão serão testados na pista de Arvidsjaur, na Suécia, onde a empresa tradicionalmente realiza as provas de desempenho de seus futuros lançamentos sob as condições de inverno, de dezembro até abril.