domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Fique esperto na importância do alinhamento e balanceamento veicular antes de sair de férias

A temporada de férias de verão está chegando e com ela é preciso não apenas se preocupar com o roteiro do passeio. Lembrar de fazer um check up no veículo é fundamental para garantir uma viagem tranquila e segura pelas estradas.

- Publicidade -

Dessa forma, a Bosch destaca que dentre os itens essenciais na hora de realizar a manutenção preventiva é importante verificar a parte inferior do automóvel, avaliando as condições de alinhamento e balanceamento, o que garante a estabilidade do automóvel e a segurança dos passageiros.

Outros benefícios incluem evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes do sistema de suspensão, além do aumento no consumo de combustível.

Os principais motivos que levam ao desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção, comprometendo a dirigibilidade do automóvel são: uso contínuo de pneus com calibração incorreta – sejam eles muito cheios ou vazios, constantes e repetidas freadas bruscas, passagem sobre buracos ou obstáculos em alta velocidade e excesso de peso no veículo.

A realização do serviço periódico de alinhamento ajusta os ângulos da suspensão e das rodas com o veículo e o piso, fazendo com que as quatro rodas girem alinhadas no mesmo eixo direcional. Isso garante mais vida útil dos pneus, já que proporciona um desgaste regular de superfície de contato com o piso. O balanceamento, por sua vez, proporciona mais estabi lidade para a condução do veículo, evitando vibrações em baixas e altas velocidades.

- Publicidade -

“O ideal é realizar o alinhamento e balanceamento em oficinas que possuam equipamentos de teste e de diagnose, visando garantir uma análise mais assertiva e qualidade nos procedimentos”, salienta Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina.

Como é normal ocorrer desgaste não uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros, a realização do rodízio de rodas de acordo com as especificações do fabricante do veículo também proporciona mais vida útil para o jogo de pneus.

Atenção aos sinais do veículo
O alinhamento e balanceamento devem ser realizados de acordo com a especificação do manual do fabricante do veículo. “Para identificar se é necessário efetuar os processos, a orientação também é observar se existe vibração no volante ou se o carro fica puxando para o l ado durante a condução normal ou mesmo durante uma frenagem. Outro fator que pode ser observado é se existem ruídos nos pneus durante a realização de curvas, mesmo em baixa velocidade”, afirma Lovizaro.

Carros modificados
Os motoristas que modificam seus carros, rebaixando a suspensão ou mesmo usando rodas maiores do que as indicadas pela montadora, devem redobrar a atenção com este tipo de manutenção. Como o veículo sai de fábrica com especificações de acordo com sua construção, toda modificação afeta os valores de referência dos ângulos de ajustes da suspensão, acarretando possíveis impactos no desempenho, na segurança e na durabilidade das peças.

Segurança e economia
“A manutenção preventiva deve ser realizada não somente nos períodos de férias ou viagens mais longas, mas com regularidade. O objetivo é garantir o bom funcionamento do veículo, a segurança no trânsito, economia e a preservação do meio ambiente”, destaca Lovizaro.

- Publicidade -

Além do balanceamento e alinhamento, também é necessário ter atenção às condições de demais itens do veículo, como o sistema de freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição, além da bateria, velas cabos, filtros, correias, entre outros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança