A Ford desenvolveu uma tecnologia para tornar o interior dos automóveis de luxo da marca ainda mais silencioso. Estreando no Mondeo Vignale, versão premium da linha na Europa, o controle ativo de ruído emite ondas sonoras para anular os sons indesejados na cabine, como os do motor, transmissão e vento. Em breve essa tecnologia será oferecida também em outros veículos da marca no mundo.
Esse componente usa o mesmo princípio dos fones de ouvido com cancelamento de ruído, já usados em aviões para tornar as viagens mais tranquilas.
O controle ativo de ruído da Ford usa três microfones, colocados estrategicamente na cabine para detectar sons indesejados do motor e da transmissão, e os neutraliza com ondas sonoras geradas pelo sistema de áudio – sem prejudicar a audição de música ou conversa.
O sistema também é capaz de memorizar o comportamento do motorista e do veículo para agir preventivamente, como por exemplo quando se acelera em uma marcha mais baixa.
“Seja ouvindo música, o rádio ou simplesmente desfrutando do silêncio, a experiência de som é parte fundamental de uma viagem de carro”, diz dr. John Cartwright, diretor médico da Ford na Grã-Bretanha.