segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Premiação do Concurso Cultural ‘Uso do Automóvel na Cidade’ será entregue no IV Fórum Internacional

A cidade de Curitiba é hoje a capital com o maior índice de automóveis por habitante, com uma população aproximada de 1,85 milhão de habitantes e uma frota aproximada de 1,45 milhão de veículos.

Esses números permitem traçar um comparativo marcante: se todos os carros fossem alinhados, eles preencheriam todos os 4.600 km de vias públicas da cidade. Com base em projeções oriundas de estudos, estima-se que, em 2020, a cidade contará com um carro para cada 1,1 habitante.

À medida que o país se desenvolve e o poder aquisitivo da população cresce, esse índice pode se tornar ainda mais acentuado, causando uma significativa desproporcionalidade entre a capacidade das vias e a intensidade do trânsito. Assim, tornam-se necessários estudos e soluções inovadoras para um problema que tem se mostrado complexo em praticamente todos os lugares do mundo.

Curitiba, com sua tradição de criatividade urbanística, deseja empreender estudos e criar soluções inovadoras para proporcionar aos seus habitantes qualidade de vida, em especial, mediante soluções alternativas do uso do automóvel, tornando-se, se possível, uma referência mundial em soluções de mobilidade.

Pensando nisso, a Prefeitura de Curitiba lançou o concurso para buscar soluções inteligentes para o uso do automóvel nas cidades.

A competição, que tem caráter cultural, foi apresentada durante a abertura do seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, realizado em Curitiba, no mês de abril deste ano.

Os trabalhos inscritos para o concurso tem o foco em Soluções inteligentes para o uso do automóvel na cidade, e foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: inovação, adequação ao mercado, sustentabilidade, viabilidade técnica, viabilidade econômica e adequação ao tema, com notas de 1 a 10.

A premiação será entregue no IV Fórum Internacional iCities para as melhores propostas apresentadas: o 1º. lugar receberá uma viagem de quatro dias para o Centro de Mobilidade do Instituto Renault, na França, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade; o 2º lugar ganhará uma viagem de quatro dias para o Centro de Mobilidade do Instituto CEIIA, em Portugal, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade; e o 3º lugar receberá uma bicicleta elétrica. Os dez primeiros colocados receberão certificado de classificação no concurso.

Sobre o evento
O Fórum Internacional iCities acontece desde 2012 com o objetivo de gerar conhecimento, lançar tendências e promover ações efetivas no segmento de Cidades Inteligentes.

O evento, que se tornou um dos maiores da América Latina, apresenta tendências, cases, inspirações, produtos e serviços já implementados ou projetos em desenvolvimento.

A edição 2015 conta com o patrocínio da Intertechne, Itaipu Binacional, Quiosque Natureza, Renault, Tecnisa e Universidade Positivo, além do apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço
IV Fórum Internacional iCities
Data: 03/12 (quinta-feira)
Horário: 8h às 19h
Local: Salão de Atos do Parque Barigui Alameda Ecologica Burle Marx, s/n
Santo Inácio – Curitiba – PR

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn