sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Quarta edição do Desafio Renault Experience premia os melhores projetos universitários

O Desafio Renault Experience, concurso acadêmico promovido pelo Instituto Renault, encerra sua quarta edição com projetos de universidades de todo o Brasil das áreas de Comunicação, Design, Engenharia e Negócios (Marketing, Administração e cursos afins). O objetivo desta edição foi estimular alunos de graduação a contribuírem com ideias criativas e inovadoras sobre projetos de educação para segurança no trânsito.

Ao longo de todo o ano, o Desafio Renault Experience recebeu 239 trabalhos acadêmicos de 403 alunos matriculados em 56 diferentes universidades. Foram inscritos 82 trabalhos em Comunicação, 73 na área de Design, 55 em engenharia e 29 em Negócios. Os três melhores trabalhos em cada categoria e os alunos envolvidos foram convidados a apresentar e defender seus projetos frente à comissão julgadora no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

- Publicidade -

Os alunos de Engenharia apresentaram projetos sobre inovação em itens de segurança nos veículos, enquanto os de Comunicação propuseram campanhas sobre o tema “Educação para Segurança no Trânsito”. Sobre a mesma temática, estudantes das áreas de negócios criaram um plano estratégico para uma montadora. A turma do Design abordou o tema “Veículo Autônomo”, também focado em segurança.

“O Desafio Renault Experience aborda um ponto essencial: a educação. Os projetos ainda se relacionam com motoristas do futuro e estimulam uma mudança de comportamento”, comenta Denise Del Negro, assessora de comunicação do Ministério das Cidades.

Conheça os projetos vencedores:

- Publicidade -

Engenharia
O projeto “Sistema de segurança para condução com as mãos”, do aluno Luiz Guilherme Martinho Sampaio Ito (UFPEL – Universidade Federal de Pelotas) foi o grande destaque da categoria. O objetivo é desenvolver um dispositivo de segurança associado à direção do automóvel, com a finalidade de motivar o motorista a manter as duas mãos ao volante pelo maior tempo possível durante o deslocamento do veículo.

Design
O aluno Gustavo Martins Petito, do Instituto Mauá (SP), se sagrou vitorioso com o projeto “Renault Like”, que propõe um crossover compacto e autônomo que visa levar conforto, conectividade e segurança aos passageiros e, ao mesmo tempo, proporcionar experiências como interação entre outros passageiros de diferentes veículos.

Comunicação
Os alunos Gil Rezende e Gabriella Chafin (ESPM-RJ) conquistaram o primeiro lugar com o projeto “#MELHOR NEM IMAGINAR (Copiloto Renault)”. A ideia é conscientizar os motoristas – especialmente os jovens  sobre os perigos do trânsito com uma linguagem moderna e jovem. O projeto explora ferramentas de Marketing Digital, Publicidade, PR e Mobile.

- Publicidade -

Negócios
O melhor projeto de Negócios ficou a cargo de Erick Cardeal dos Santos e Juliana Almeida dos Santos, estudantes da Mackenzie (SP). O projeto “Pit Stop Renault” tem como objetivo criar ações em diversas plataformas para levar o tema segurança no trânsito especialmente para o público adolescente. Entre as ações propostas está a criação da Van School, que frequentaria colégios e formaria alunos do 3º ano do Ensino Médio como “embaixadores em segurança no trânsito”.

Os 1º colocados, por categoria, ganharam uma viagem para Paris com direito a uma visita ao Centro de Engenharia e Design da Renault. Os 2º colocados por categoria (aluno) receberam R$ 5 mil e os 2° colocados por categoria (professor), 01 tablet. Os 3º colocados por categoria (alunos) receberam R$ 2,5 mil por grupo e os 3° colocados por categoria (professores), 01 tablet.

“O Renault Experience estimula a construção de conhecimento e a inteligência coletiva. Os alunos envolvidos no projeto vivem um ambiente de compartilhamento e construção coletiva. O desafio é um aprendizado para a vida”, diz a professora doutora Maria Carolina Garcia, do Centro Universitário Belas Artes (São Paulo).

O Desafio Renault Experience faz parte da estratégia do Instituto Renault de reforçar a sua atuação em temas ligados à segurança e educação no trânsito. Seu lançamento no mês de maio foi uma referência ao movimento “Maio Amarelo” pela segurança no trânsito, e à Década de Segurança da ONU, da qual a Renault é signatária.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn