As autoridades antitruste deram o aval e a partir de 1 de dezembro de 2015, a ZF assumiu oficialmente os negócios de transmissões industriais e de turbinas para energia eólica da Bosch Rexroth AG. Os 1200 funcionários das plantas de Witten, Pequim e Lake Zurich farão parte da empresa de tecnologia.
Para a ZF, a aquisição é a entrada no negócio de equipamentos industriais de grande porte utilizados, por exemplo, em plataformas de petróleo, veículos de mineração, máquinas de perfuração de túnel ou teleféricos.
As diversas linhas de produtos serão reunidas na nova unidade de negócios, a ZF Industrial Gears, localizada em Witten, Alemanha. A empresa também fortalece seu negócio de transmissões para turbina eólica.
“Com a recém-criada unidade de negócios Industrial Gears, pretendemos fazer as coisas funcionarem literalmente em grande escala”, declara o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer. “Estamos ampliando nosso portfólio com as transmissões de grande porte para aplicações industriais, máquinas de perfuração de túnel e escavadeiras de mineração de 600 toneladas. A gama de produtos também será ampliada na unidade de negócios de Wind Power Technology com transmissões para turbinas eólicas, gerando até oito megawatts.”
Com a transação, a ZF está assumindo as duas plantas de produção da Bosch Rexroth AG, em Witten com quase 900 colaboradores e em Pequim com mais de 300 funcionários, bem como o site de serviços localizado em Lake Zurich com 15 empregados. No dia 1 de dezembro as três plantas celebraram o day one sob o guarda chuva ZF, além da data da aquisição oficial.
Estes dois novos negócios serão adicionados à unidade de negócios Industrial Gears comandada pela Industrieantriebe Witten GmbH e ZF Powertrain Systems (Beijing) Co. Ltd. Witten é a sede da unidade de negócios que abriga não só a linha de produção e o escritório administrativo, mas também os departamentos de desenvolvimento e vendas para tecnologias de transmissões (industriais e para energia eólicas).
A planta também é responsável pela produção da unidade de negócios de Wind Power Technology da ZF, que tem a sede localizada em Lommel, Bélgica. Além disso, as transmissões ZF para o segmento eólico estão sendo produzidas também em Pequim, e, como resultado, a empresa está ampliando sua presença neste importante mercado na China.
A ZF nomeou Christoph Kainzbauer, experiente gerente do segmento de tecnologias de transmissões de grande porte, para gerir a unidade de negócios Industrial Gears. Anteriormente, ele era responsável pelas vendas globais destas transmissões da Bosch Rexroth.
A nova unidade de negócios inclui as linhas de produto de transmissões para aplicações em mineração e grandes máquinas de construção, transmissões para aplicações marítimas e offshore, transmissões para plantas industriais e equipamentos, bem como para teleféricos.
“Vemos um futuro com muitas oportunidades para a Divisão de Tecnologia Industrial, relacionadas principalmente à tecnologia eólica” explica Wilhelm Rehm, responsável pela Gestão de Materiais Corporativos e Tecnologia Industrial no Board Administrativo da ZF.
“O fortalecimento da ZF no segmento não automotivo é um objetivo importante na nossa estratégia de longo prazo. Estamos complementando nosso portfólio de tecnologia industrial de forma otimizada enquanto abrimos as portas a novos mercados e clientes” declara Rehm.
As duas empresas concordaram em não divulgar o valor da aquisição. Em 2014, a Bosch Rexroth faturou aproximadamente EUR 300 milhões com o negócio de transmissões de grande porte.
No mesmo ano as vendas da Divisão de Tecnologia Industrial, na qual a empresa concentras todas as suas atividades off-road, representou aproximadamente 12% das vendas globais do Grupo ZF. Esse número deve aumentar em longo prazo.