quinta-feira, 3 abril , 2025
28 C
Recife

ANEFAC atribui baixa no setor automotivo à inadimplência e espera novas quedas

O setor automotivo é um dos que já estão sendo afetados pela crise econômica brasileira. De acordo com balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos apresentou queda de 29,3% em janeiro de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês foram fabricadas 145 mil unidades enquanto em 2015 foram 205,3 mil.

Para o diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), Miguel José Ribeiro de Oliveira, o setor automotivo apresentou queda em virtude do cenário econômico que contribui para os altos índices de inadimplência e inflação elevada.

- Publicidade -

“Agregado ao desemprego e as expectativas negativas para 2016, as instituições financeiras aumentam suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com relação à falta de pagamentos dos clientes”, ressalta o executivo, que atribui esses fatores à retração do volume de vendas financiadas.

O licenciamento de veículos apresentou recuo de 38,8% em janeiro ante o mês de 2015, totalizando venda de 155,3 mil unidades no período atual.

O diretor de economia da ANEFAC, Roberto Vertamatti, afirma que pela força da indústria automobilística, outros setores devem ser impactados diretamente.

- Publicidade -

“Com esta contínua queda, acabam afetados outros segmentos da nossa economia, como o de borrachas e pneus, vidro, aço e a indústria plástica.” Miguel de Oliveira estima que frente ao cenário de maior desemprego e redução dos gastos, os resultados de baixa devem se repetir nos próximos meses.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn