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É necessário trocar as válvulas das rodas quando fazemos a substituição dos pneus em veículos de passeio?

Inventada há quase um século, a válvula para pneus Schrader é padrão para utilização em pneumáticos com câmara e sem câmara. E embora poucos motoristas tenham essa consciência, trata-se de um importante equipamento de segurança no conjunto roda-pneu.

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Mas, infelizmente, na realização das manutenções dos pneus as válvulas são comumente esquecidas e até mesmo negligenciadas. O fato é que elas são equipamentos de segurança e possuem um papel importante no conjunto roda-pneu. Assim como outras peças, a válvula também envelhece e sofre desgastes, o que pode comprometer a segurança do veículo e a durabilidade do pneu.

Para compreender os esforços aos quais as válvulas são submetidas constantemente, podemos calcular a magnitude da força que atua sobre elas durante o seu trabalho. Quando um veículo montado com pneus na dimensão 205/55 R16 roda a 100 km/h, o pneu é submetido a quase 519 rotações por minuto e nesse processo a válvula sofre uma força de 0.610kgf – o equivalente a mais de 60 vezes o seu peso – por ação da força centrífuga.

“Essa força toda gera fadiga no material, trincando o corpo da válvula. Além disso, é comum que elas ressequem com o passar do tempo pelo ataque do ozônio, deixando-as ainda mais suscetíveis a cortes, o que pode causar uma falha no componente”, explica Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Negligenciadas nas manutenções, as válvulas são equipamentos de segurança e possuem um papel de grande importância no conjunto roda-pneu;
A válvula também envelhece e sofre desgaste podendo comprometer a segurança do veículo e a durabilidade do pneu. Por isso devem ser substituídas periodicamente;
É recomendável a substituição das válvulas sempre que pneus novos sejam montados no veículo.[/box]

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Ele alerta que danos nas válvulas podem causar uma perda súbita de pressão, uma situação que oferece um grande risco à segurança do veículo e de seus ocupantes. Válvulas velhas também perdem sua propriedade de estanqueidade, fazendo com que os pneus percam sua pressão gradativamente. Isso reduz a performance, afeta a dirigibilidade do veículo, diminui a vida útil do pneu e o deixa mais propenso a danos por impactos.

“Em razão de sua localização e de sua forma de montagem, é difícil fazer uma inspeção de integridade estrutural de forma eficaz. Além disso, inspecionar as válvulas não é uma prática comum e elas acabam sendo sempre esquecidas durante as revisões do veículo”, lembra Rafael Astolfi.

Por todos esses fatores, a Continental recomenda que as válvulas sejam substituídas sempre que pneus novos sejam montados no veículo ou quando um pneu for desmontado para conserto e no qual a válvula esteja em uso há muito tempo. Válvulas de procedência duvidosa nunca devem ser utilizadas e nem as válvulas desmontadas reaproveitadas.

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