A Fundação Volkswagen, responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, reforça seu compromisso com a segurança e educação no trânsito.
Em parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), a Fundação Volkswagen prorrogou, até o dia 30 de abril, a oficina on-line e gratuita “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!”, que ensina a desenvolver games educativos que incentivem a cidadania no trânsito. Cerca de 600 internautas já concluíram a oficina.
Para fazer o curso, basta entrar no site do programa educativo da Fundação Volkswagen “Jogo da Vida em Trânsito” (www.jvt.org.br). No campo “Cursos”, acesse “Oficina: Jogos pela Mudança – Aprenda a Criar!”. Ao concluir, o participante recebe um certificado emitido pela Fundação Volkswagen, com reconhecimento do Detran.SP. Como se trata de um curso em formato MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo), as vagas são ilimitadas.
Com oito horas de duração e direcionada principalmente a educadores, a oficina pode ser feita de forma personalizada, respeitando a disponibilidade de tempo e o ritmo do participante. Em formato inovador, agrega textos ágeis, dinâmicas, vídeos, material didático, modelos de jogos, entre outras ferramentas.
O objetivo é utilizar a linguagem divertida e envolvente dos games, inclusive nas escolas, para educar sobre a importância de ser responsável no trânsito. Em um canal, via e-mail, os participantes podem tirar dúvidas e também há fóruns para troca de experiências.
“A Volkswagen do Brasil, além de fabricar veículos altamente tecnológicos, inovadores e seguros, assume um compromisso com a educação, segurança e cidadania no trânsito. Ao oferecer gratuitamente a oficina on-line ‘Jogos pela mudança: Aprenda a criar!”, com vagas ilimitadas, a Fundação Volkswagen democratiza o conhecimento, sem fronteiras, ensinando o público a criar games que conscientizem sobre o tema. Além disso, o curso é oferecido no formato inovador MOOC, já usado por instituições renomadas como a Universidade Stanford, Universidade de Harvard e Universidade de São Paulo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Jogo da Vida em Trânsito” é reconhecido pelo Denatran – O “Jogo da Vida em Trânsito”, criado pela Fundação Volkswagen em parceria com o Virgo Game Studios, foi reconhecido com a chancela do Ministério das Cidades – Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito. O reconhecimento é um importante passo para que o programa se torne uma política pública.
Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito concluiu que o projeto está em conformidade com a portaria Denatran nº 147/2009, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, reconhecendo publicamente a sua importância para o desenvolvimento do tema junto à sociedade.
“O projeto da Fundação Volkswagen – Jogo da Vida em Trânsito é muito importante para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões atuais da mobilidade urbana e segurança, para formar hábitos mais conscientes e seguros, e especialmente, para despertar o desejo de melhorar a segurança e a qualidade de vida do trânsito do nosso País”, afirma o órgão, na nota técnica enviada à Fundação Volkswagen.
“Jogo da Vida em Trânsito” – O “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)” é um projeto voltado para escolas de ensino médio, que oferece uma abordagem lúdica para apoiar os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança. Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Com vagas ilimitadas, a “Oficina: Jogos pela Mudança – Aprenda a Criar!” pode ser feita até o dia 30 de abril pela internet;
Curso tem duração de oito horas e é acessado no site do programa “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”, da Fundação Volkswagen;
Formato inovador agrega textos ágeis e vídeos, com objetivo de educar e fazer refletir sobre um trânsito seguro.[/box]
O projeto consiste na formação de educadores de escolas públicas e se propõe a fomentar programas educacionais nas escolas, a fim de contribuir com a formação de jovens protagonistas da cidadania e segurança no trânsito.
O JVT promove a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária.
O projeto é composto por:
Cursos de formação de educadores
Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.
Biblioteca de projetos
Acervo didático aberto, com propostas de projetos para colocar os alunos em ação. Inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos, com sugestões para avaliação.
Guia para educadores
Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola, voltada para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.
JVT na rede – Plataforma on-line para uso em sala de aula, que integra educadores, alunos e conteúdos didáticos, facilitando o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança (www.jvt.org.br).
Autopolis – Autopolis é um game on-line de tabuleiro em 3D que pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência.
Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.
Dicas de segurança, legislação de trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo de forma envolvente e divertida. Para a produção do game Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento, em parceria com o Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). O Autopolis está disponível no site do projeto “Jogo da Vida em Trânsito” (www.jvt.org.br) e também no site da Volkswagen (www.vw.com.br/autopolis).
Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil – A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades, em 18 Estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.
Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.