A italiana Corghi, líder mundial em equipamentos para serviços em veículos, conta com operação própria no Brasil desde 2013. A partir desse ano passou a chamar-se Corghi do Brasil e contratou o executivo Guilherme Junqueira Franco para assumir toda a operação comercial da marca no País.
Franco tem mais de 30 anos de experiência no setor automotivo, 25 deles como responsável por vendas e marketing da Goodyear. O desafio agora é fazer a Corghi, empresa com 60 anos de tradição no mercado europeu (e fornecedora oficial de equipamentos de alta sofisticação para montadoras como a Ferrari, Ford, Jeep, Smart, VW, Seat, Porsche, entre outras), ter a qualidade de seus produtos reconhecida também no mercado nacional e latino-americano.
“Em curto prazo trabalhamos para consolidar a operação da marca no Brasil. A médio prazo, pretendemos ampliar nossa rede de vendas e assistência técnica e em longo prazo planejamos iniciar a produção local, visando atender toda a América Latina e reafirmando nosso compromisso de consolidar posição no Brasil”, diz o executivo.
“Nossa última instalação no País foi na fábrica da Fiat de Pernambuco, para o controle dos veículos Renegade e Toro” acrescenta. Atualmente a Corghi do Brasil está presente nas principais redes de lojas de pneus, concessionárias e montadoras de veículos.
Sua operação funciona pela importação direta da planta italiana para atender os segmentos automotivo, incluindo veículos de passeio e comerciais, além de equipamentos agrícolas e de construção. Com sede em São Paulo, a empresa conta com um centro de distribuição com estoque de máquinas e peças de reposição, show room e treinamento, além de representantes comerciais com atuação regional.
Atualmente sua maior participação concentra-se em revendas de pneus de todas as marcas presentes no mercado. Os equipamentos da Corghi são reconhecidos em todo mundo por sua alta qualidade, sofisticação tecnológica e confiabilidade técnica.
A empresa é homologada por grandes marcas como Audi, Ferrari, Fiat, Land Rover, Jaguar, Mercedes-Benz, Volvo, Aston Martin, Bugatti, Mini, Jeep, Ford, Porsche, entre outras. Além de também ser recomendada por respeitáveis fabricantes de pneus como Michelin, Dunlop, Hankook, Bridgestone, Pirelli, Continental e Goodyear.
Seus principais mercados de atuação na Europa são a Itália, onde mantém sua sede instalada na cidade de Correggio, com filiais na Espanha, França, Inglaterra e Suíça. Está também presente nos EUA, Canadá, Japão, Coreia, China, Índia, Rússia, Vietnã, além da Austrália, África do Sul e também em Marrocos. Em conjunto com seus parceiros, a empresa cobre cerca de 150 países.
Mantém dois centros de pesquisa e desenvolvimento, sendo um na Itália e outro na China, este especializado em eletrônica. Dos 170 milhões de euros de faturamento global, 6% são destinados à P&D. Precisão e durabilidade são um dos principais atributos de qualidade da marca, que já recebeu importantes premiações ao longo de sua história.
Os mais recentes são o Prêmio 2014 Meccatronica para Inovação Tecnológica, concedido na Itália por sua alinhadora de veículos da Linha REMO e o Prêmio Grand Prix para Inovação Tecnológica de 2015, concedido em Paris para montadoras/desmontadoras com diagnóstico de uniformidade de roda e pneu da Linha Artiglio Uniformity.
O destaque para as mais modernas tecnologias da Corghi são os equipamentos Top de linha “Lever Less, Touch Less e Clamp Less” que, respectivamente, significam sem o uso de alavancas na montagem e desmontagem, sem toque ou contato humano para balancear e montar e, finalmente, sem a utilização de garras no alinhamento, mas sim por meio de robôs.
Essas tecnologias garantem total precisão nos serviços, que podem ser conduzidos por homens ou mulheres, sem a utilização de força física.