A Fundação Volkswagen, que coordena há 36 anos os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, abre hoje, 7 de março, o período de inscrições para a 9ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade”.
Os participantes podem se inscrever até o dia 18 de abril, por meio do site www.vwnacomunidade.com.br, para concorrer aos 11 prêmios oferecidos no concurso. O concurso oferece prêmios em dinheiro para os melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]- O concurso oferecerá prêmios em dinheiro a 11 projetos sociais, que devem ser investidos em ações de transformação social;
Concurso promove engajamento social, pois os projetos serão inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades;
As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.vwnacomunidade.com.br até o dia 18 de abril de 2016.[/box]
Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão para melhor administrar seus projetos sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, pois os projetos devem ser inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.
Dos 11 prêmios, dez equivalem aos melhores projetos sociais inéditos: desses, nove prêmios serão destinados a projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil no País todo; o novo prêmio será para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).
Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que é entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.
“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ é uma oportunidade para a Fundação Volkswagen conhecer e estar mais próxima das organizações sociais apoiadas por nossos colaboradores, reconhecendo as melhores iniciativas e capacitando os projetos sociais para que seus trabalhos tenham sucesso de forma permanente”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
O curso de gestão oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros.
Oficinas para elaboração de projetos – Uma das grandes novidades da edição desse ano são as Oficinas para elaboração de projetos para as organizações sociais participantes do concurso, que serão realizadas nas regiões de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP), Vinhedo (SP) e São José dos Pinhais (PR), onde a Volkswagen do Brasil possui instalações, e também em Resende (RJ), onde está localizada a fábrica da MAN Latin America.
“Por meio das oficinas, as organizações que desejam participar do concurso poderão tirar dúvidas e trocar ideias a respeito dos projetos que pretendem inscrever, diretamente com os representantes da Fundação Volkswagen”, explica a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
As datas para realização das oficinas serão informadas em breve, no site do concurso: www.vwnacomunidade.com.br. “Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 18.239 pessoas diretamente – Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro e beneficiou 18.239 pessoas diretamente.
As oito edições já realizadas, até 2015, somam 3.560 projetos inscritos de todo Brasil. Na 8ª edição, em 2015, o concurso “Volkswagen na Comunidade” atingiu recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores da Volkswagen do Brasil e da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ).
Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil – A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades, em 18 Estados brasileiros.
Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas. Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli.