terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Instituto Julio Simões analisa perfil do caminhoneiro

Casado, 36 anos, pai de família e trabalhando de 8 a 10 horas por dia. Esse é o perfil predominante do caminhoneiro que cruza as estradas do País, segundo Pesquisa do Instituto Julio Simões, braço social da companhia JSL, maior empresa de logística rodoviária do país.

O levantamento é parte das ações do Programa Pela Vida, que oferece orientações de saúde, orçamento doméstico e segurança nas rodovias e atendeu no ano passado 14.238 motoristas. “Nosso levantamento visa, num primeiro momento, traçar o perfil do profissional das estradas e quais as transformações que ele vem passando ao longo dos últimos anos”, afirma Luciana Alves, gerente de comunicação da JSL e do Instituto Julio Simões.

- Publicidade - Ofertas FIAT

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Levantamento, que é parte do Programa Pela Vida, analisou motoristas pelo País, mostrando que a maioria trabalha em média até 10 horas por dia, está na faixa dos 36 anos, e alguns, infelizmente, ainda usam estimulantes quando pegam a estrada.[/box]

Antigamente passada de pai para filho, que ainda muito jovem iniciava a vida na estrada, a profissão de caminhoneiro vive um período de amadurecimento (fig1). O reflexo prático disso é que a maior parte dos profissionais, hoje, começa a carreira em torno dos 36 anos, faixa etária que abrange mais da metade dos entrevistados, de acordo com a pesquisa.

Por sua vez, cresce também a participação no mercado daqueles profissionais que já poderiam se aposentar e continuam nas estradas. Tanto que nos últimos três anos a porcentagem de caminhoneiros com mais de 55 anos triplicou e já representa quase 10% do mercado.

- Publicidade -

A pesquisa detectou também que grande parte dos profissionais atuam há mais de 5 anos no mercado (87%), detêm vinculo empregatício (74%) e curso de direção defensiva (77%).

“Atualmente, há uma preocupação das empresas e dos próprios motoristas em fortalecer a profissão. Percebemos que junto com o amadurecimento profissional houve uma transformação do setor. A imagem do caminhoneiro bronco caiu em desuso. Ganharam espaço os profissionais liberais, organizados em pequenas empresas ou cooperativas, que investem em veículos modernos, estão cercados de tecnologia e que utilizam aplicativo para fechar contratos. E nos próximos anos, a efetivação dessa mudança tecnológica será a grande transformação do setor”, diz Adriano Thiele, diretor executivo de operações da JSL.

Perigos da estrada – Não só de boas notícias vivem os profissionais da estrada. A longa jornada, em média de 10 horas, torna a vida do caminhoneiro bastante desgastante. Grande parte dos entrevistados assumiu que consomem, ou já consumiram, bebidas alcoólicas (47%) com alguma frequência.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O que mais assusta, porém, é a quantidade de motoristas que disseram ter utilizado estimulantes, os chamados rebites (20%), mesma proporção dos que já experimentaram drogas ilícitas, como cocaína, maconha ou LSD (20%).

Chama atenção também o sedentarismo na profissão, mais de 71% dos profissionais dizem não praticar nenhum tipo de atividade física: “A implantação da lei do caminhoneiro, aliada ao aumento de fiscalização pelas próprias empresas, tende a contribuir para um aumento na qualidade de vida do próprio profissional e para, cada vez mais, a valorização dele no mercado”, reforça Thiele.

PERF

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil