Dois Citroën C4 Picasso percorreram mais de 300 quilômetros em modo autônomo para participar de um evento europeu em Amsterdã, que reuniu uma dezena de fabricantes de automóveis e os ministros dos Transportes da UE, atualmente sob presidência holandesa.
Os dois veículos do Grupo PSA saíram de Vélizy em modo “eyes off” (sem supervisão do condutor) e percorreram uma distância de várias centenas de quilômetros por vias autorizadas que ligam Paris a Amsterdã. Esse modo corresponde ao terceiro nível de funções da condução autônoma (*): o condutor não precisa intervir, devendo simplesmente manter-se atento ao funcionamento dos sistemas. Dois blogueiros e um jornalista puderam testar os veículos numa parte do trajeto na França.
Essa nova etapa foi realizada por ocasião do evento europeu “The Experience” em 14 de abril de 2016, inscrito no programa de uma reunião de cúpula informal dos ministros dos Transportes da União Europeia em Amsterdã. O Conselho de Ministros já havia publicado anteriormente uma declaração conclamando a colaboração dos industriais e dos governos. O objetivo era acelerar a pesquisa e o desenvolvimento na área da condução autônoma e promover a evolução dos regulamentos e infraestruturas.
Por ocasião de “The Experience”, organizado pelo Ministério da Infraestrutura & Meio Ambiente dos Países Baixos e pela cidade de Amsterdã, o Grupo PSA apresentou seus dois demonstradores autônomos de nível 3 “Eyes off”. Os ministros dos Transportes da UE embarcaram nos veículos autônomos disponibilizados pelos fabricantes para percorrer um trajeto de vários quilômetros em condições reais de trânsito.
O Grupo PSA foi o primeiro, em julho de 2015, a obter as autorizações necessárias para testar os seus veículos autônomos em estradas abertas da França. Os quatro C4 Picasso percorreram mais de 20 mil quilômetros em modo autônomo no trajeto Paris-Bordeaux e Paris-Vigo, principalmente. A partir de 2018, o Grupo PSA proporá funções de condução automatizada – sob vigilância do condutor – e a partir de 2020, o condutor poderá, com as funções de condução autônoma, delegar a condução ao próprio veículo.
(*) Os graus de automação do veículo autônomo são classificados em cinco níveis: “hands on”, “hands off”, “eyes off”, “mind off”, e “driverless”.