domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Dow Corning apresenta benefícios do silicone para o setor automotivo

O setor automotivo vive um momento de expansão das funcionalidades baseadas em componentes eletrônicos. Dentre os principais motivos, podemos destacar: demanda por carros mais econômicos e menos poluentes; segurança de motoristas e passageiros e oferta de conforto e conectividade, no conceito de infotainment.

- Publicidade -

Com isso, as empresas de diversos setores da cadeia produtiva têm investido em pesquisa e desenvolvimento para embarcar mais componentes eletrônicos com confiabilidade, qualidade e segurança. Isso porque os módulos eletrônicos de um veículo podem sofrer muito com vibração, sujeira e umidade. Para protege-los, componentes de silicone são ideais para prover maior durabilidade e performance,

Nesse contexto, as soluções da Dow Corning, multinacional fabricante de silicone, oferecem benefícios diversos, como explica o engenheiro de aplicações Emir Debastiani.

“Nossos produtos melhoram a durabilidade dos componentes eletrônicos pois conferem características como alívio de stress e amortecimento de impactos, resistência a altas temperaturas, proteção contra sujeira e umidade e alta durabilidade”.

Os produtos vão desde itens como adesivos e selantes de silicone, Conformal Coating (revestimento de placas) e encapsulantes de silicone (proteção e vedação) até silicones termocondutivos (que dissipam calor dos componentes).

- Publicidade -

Outra tendência importante ligada à eficiência energética dos veículos é a redução do peso. Ao diminuir em 10% a massa do automóvel é possível obter um aumento de até 8% na eficiência do combustível.

A Dow Corning possui compostos especiais que contem menor teor de carga mineral, menor densidade preservando as propriedades mecânicas.

Adalberto Ferrari, da área de vendas e desenvolvimento afirma: “Os componentes termoplásticos podem substituir elementos de fixação mecânica, que proporcionam uma redução de peso ao veículo. Outro importante produto é o masterbatch especial de silicone, que proporciona maior resistência ao risco das peças injetadas de termoplásticos, contribui para a redução de fogging, odor e pegajosidade (tack). Também contribui para melhor processamento seja por extrusão ou injeção de peças termoplásticas, facilitando a desmoldagem, reduzindo o consumo de energia e reduzindo o ciclo por meio de um processamento mais eficiente”.

Outro aspecto relevante para uso do silicone é a aplicação para iluminação de LED. Considerada uma tendência mundial, a indústria automotiva brasileira vem aos poucos incorporando esta tecnologia ao sistema de iluminação, buscando menor consumo de energia e melhor desempenho.

Nestas aplicações, o silicone pode conferir proteção e dissipação de calor aos LEDs, como também pode ser utilizado como matéria prima para fabricação de elementos ópticos como lentes e refletores, mais leves que o vidro e mais resistentes a temperatura e ação dos raios UV do que os plásticos tradicionais.

- Publicidade -

Para Adalberto Ferrari, o custo-benefício das soluções oferecidas pela Dow Corning é um diferencial. “Os materiais da Dow Corning podem contribuir para o ganho de qualidade no acabamento das peças e melhorar o processamento seja por injeção ou  extrusão.

Além disso, alinhados com o programa INOVAR-AUTO, as resinas termoplásticas, por exemplo, contribuem para redução de peso das partes e caso sejam utilizados termoplásticos reciclados é possível, ainda, diminuir os custos.

Ferrari explica: “No caso do processo de injeção, é possível reduzir as falhas de reprovação e devolução das peças, além de contribuir para a extração das partes dos moldes, o que aumenta a produtividade do ciclo de produção. Com referência ao processo de extrusão, os master batches de silicone têm a capacidade de reduzir o consumo de energia, pois facilita o transporte dos materiais termoplásticos”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança