sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Quais as multas que mais pegam no dia a dia dos motoristas

Recentemente, já falamos no blog da Dispemec sobre as primeiras mudanças no Código de Trânsito Brasileiro neste início de ano, também já abordamos as falsas correntes que divulgam de maneira incorreta valores de multas e sobre as reais mudanças de multas e da renovação de CNH que já aconteceram.

Hoje, o assunto também é sobre multas, mas de uma maneira um pouco diferente. Esse post é perfeito para os desatentos no trânsito que, por pequenos deslizes, levam multas desnecessárias e que poderiam ser evitadas com um pouquinho de atenção.

- Publicidade -

Farol ou lanterna queimada – Quantas e quantas pessoas rodam por aí com os carros “caolhos”, só com um farol ou com a lanterna queimada?

Pois é, basta sair à noite pra ver uma chuva de carros assim. Alguns motoristas nem se dão conta de que estes itens precisam ser trocados ou, se sabem, não se importam. Isso pode resultar em multa. Mas pior que isso, pode causar um acidente.

Imagine que você está na via Dutra, de noite e caindo a maior chuva e pra piorar, um pouco de neblina. O carro à sua frente provavelmente está com as lanternas e luz de freio queimadas. Ele precisa frear bruscamente, se você estiver próximo, as chances de colisão são altíssimas.

- Publicidade -

Dirigir apenas com uma mão – Tá aí outra infração de trânsito que pode fazer os mais esquecidinhos e calorentos (que adoram ficar com o braço pra fora do veículo) levaram uma multa e, na pior das hipóteses, causar uma colisão.

A mão só deve sair do volante para você controlar a marcha do veículo e itens do painel, como farol, seta, etc.

Tirando isso, tem que guiar com as duas mãos no volante sim. Do jeitinho que a auto escola ensinou.

- Publicidade -

Pneus em mau estado de conservação –  “O pneu tá só um pouco carena” ou “dá pra recauchutar”, geralmente são expressões usadas antes de ganhar uma multa por má conservação deles. E advinha, também podem causar acidentes gravíssimos.

Não dar preferência ao pedestre – Muitos condutores não sabem (ou esquecem) desse detalhe: pedestre tem preferência, sempre. E deixar de fazer isso pode render multa também.

Exceder o limite de velocidade – Mesmo com inúmeras placas indicando o limite de velocidade e com vários radares espalhados por aí, ainda assim os motoristas esquecem de tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade. Resultado? Multa.

Passar o semáforo no vermelho – Deixe a pressa de lado e espere o sinal verde para seguir em frente. Lembre-se que é muito melhor chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra e, melhor ainda, é viver sem se preocupar com as multas que vão chegar.

Estacionar em locais proibidos – Usar indevidamente as vagas reservadas para deficientes físicos e idosos implica em multa grave. Quem comete essa infração pode ser multado até mesmo dentro de estacionamentos de shoppings.

O mesmo vale para locais onde é proibido estacionar, também dá multa. Então, é melhor olhar bem a placa indicativa e, se for o caso, procurar outro local para estacionar.

Não usar o cinto de segurança – Hoje em dia, ninguém mais deveria esquecer de usar este item de segurança, seja o condutor, passageiros, carona ou crianças. Todos precisam usar o cinto de segurança, e no caso dos pequenos, é necessário o uso das cadeirinhas.

Falar ao celular enquanto dirige – Pode ser que você cometa duas infrações: falar ao celular enquanto dirige e dirigir só com uma mão. E mesmo que você use a tecnologia do bluetooth ou viva voz, falar ao celular enquanto dirige prejudica a sua atenção no trânsito e também pode causar acidentes.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn