A FCA – Fiat Chrisler Automobiles registrou um EBIT ajustado (resultado antes de impostos e juros) de € 1,379 bilhão no primeiro trimestre do ano, resultado 97% maior do que os € 700 milhões obtidos no primeiro trimestre de 2015, com contribuição positiva de todas as regiões.
A margem EBIT ajustada dobrou para 7,2% em Nafta (América do Norte) e quase quadruplicou em Emea (Europa, Oriente Médio e África), chegando a 1,9%.
O lucro líquido ajustado no trimestre aumentou para € 528 milhões, frente a € 31 milhões do mesmo período do ano anterior, devido à forte performance operacional. As receitas líquidas de € 26,6 bilhões foram 3% maiores que no primeiro trimestre de 2015.
As vendas globais totalizaram 1,086 milhão de unidades, em linha com o trimestre correspondente de 2015. Destaque para as vendas globais da Jeep, que cresceram 15%, para 326 mil unidades, na mesma base de comparação.
O market share da FCA cresceu para 13,2% nos Estados Unidos e para 6,7% na Europa. O grupo manteve a liderança no Brasil e as vendas de Jeep em APAC (Ásia-Pacífico) aumentaram em 17% com o avanço na localização da produção.
No trimestre, a FCA iniciou a produção de modelos totalmente novos como o Chrysler Pacifica, a Maserati Levante e o Fiat Mobi, além de ter começado a produção do Jeep Renegade na China em abril.
O endividamento industrial líquido no fim do período foi de € 6,6 bilhões, um aumento de € 1,5 bilhão em relação a dezembro de 2015 devido à sazonalidade e o impacto da variação cambial. A nota de risco de longo-prazo da FCA aumentou de “BB-“ para “BB” pela Standard & Poor’s, com tendência “estável” confirmada.
O grupo confirma suas metas para o ano completo de 2016:
Receitas líquidas maiores que € 110 bilhões;
Ebit ajustado maior que € 5 bilhões;
Lucro líquido ajustado maior que € 1,9 bilhão;
Endividamento industrial líquido menor que € 5 bilhões.