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BMW Group registra mais um início de ano positivo

O BMW Group continua trilhando um caminho de sucesso no início do ano de celebração de seu centenário, alcançando números inéditos de volume de vendas e lucratividade neste primeiro trimestre de 2016.

“Nosso desempenho no primeiro trimestre é mais uma prova de nossa capacidade de gerar resultados positivos apesar de um ambiente de mercado volátil”, afirmou Harald Krüger, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

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“O fator decisivo para nós não é a lucratividade no curto prazo, mas um crescimento sustentável e rentável. Nesse sentido, pretendemos desempenhar um papel pioneiro ao transformar e moldar o mundo da mobilidade individual hoje e no futuro”.

O BMW Group apresentou sua Estratégia Number ONE > NEXTem março, definindo o modelo para seu compromisso contínuo de impulsionar a mudança na mobilidade futura.

No segmento de automóveis, o volume de vendas do BMW Group aumentou 5,9%, alcançando um total de 557.605 unidades (2015: 526.669 unidades) nos três primeiros meses do ano, estabelecendo assim um novo recorde para o período.

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Em € 20,85 bilhões, as receitas do grupo para o período de janeiro a março mantiveram o mesmo patamar registrado no ano anterior (2015: € 20,91 bilhões; -0,3%), influenciadas pelo maior volume de vendas por um lado e, por outro, por condições cambiais desfavoráveis.

O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) totalizou € 2,45 bilhões (2015: € 2,52 bilhões; -2,5%). O lucro antes dos impostos (EBT)do grupo aumentou 4,4%, atingindo um novo recorde de € 2,36 bilhões (2015: € 2,26 bilhões). O lucro líquido do grupo aumentou 8,2%, atingindo € 1,64 bilhão (2015: € 1,51 bilhão), alcançando também um novo recorde no primeiro trimestre.

Segmento de automóveis: margem EBIT na extremidade maior da meta – Em € 18,81 bilhões, as receitas do segmento de automóveis mantiveram um patamar similar ao mesmo período do ano anterior (2015: € 18,89 bilhões; -0,4%).

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O EBIT totalizou € 1,76 bilhão, também se aproximando muito dos números do ano passado (2015: € 1,79 bilhão; -1,7%). A margem EBIT no segmento de automóveis foi de 9,4% (2015: 9,5%), estando mais uma vez na maior metade da meta esperada (entre 8% e 10%). O lucro antes dos impostos aumentou 6,1%, de € 1,63 bilhão para € 1,73 bilhão.

A marca BMW atingiu um novo recorde no volume de vendas, com 478.743 unidades (2015: 451.576 unidades; +6%) vendidas no primeiro trimestre. O resultado reflete as contribuições feitas pelo “brand shaper” do BMW Group, o novo BMW Série 7, e os modelos BMW X.

As entregas no primeiro trimestre do BMW Série 7 foram 20,3% maiores em relação ao ano anterior. Vale destacar que o BMW Série 7 híbrido plug-in e o BMW M760Li xDrive chegarão ao mercado este ano. As vendas do BMW X1 no período de três meses cresceram 67,6% combinando-se os dois últimos anos, alcançando 51.002 unidades.

O BMW X3 registrou um recorde no aumento do volume de vendas de 26,9%, alcançando 38.719 unidades, e o BMW X6 aumentou suas vendas em 15,2% em relação ao ano anterior (11.043 unidades).

Os clientes receberam 5.128 veículos BMW i no mundo todo durante os três primeiros meses do ano, quebrando a barreira das 50.000 unidades vendidas desde o lançamento no mercado, no final de 2013. Há a expectativa de que a nova versão do BMW i3 (bateria com autonomia estendida) estimule a demanda pelo produto a partir do terceiro trimestre do ano.

A marca MINI também alcançou um novo recorde de entregas para clientes no primeiro trimestre, com vendas mundiais 5,4% maiores, alcançando 78.311 unidades (2015: 74.312 unidades). Um crescimento maior foi registrado com contribuição do novo MINI Clubman (mais de 12.000 unidades foram vendidas no período).

As vendas no primeiro trimestre da Rolls-Royce Motor Cars foram afetadas por diversos fatores, incluindo incertezas políticas e econômicas, principalmente no Oriente Médio. Os preparativos para o lançamento do Dawn no mercado também trouxeram impacto.

No total, 551 unidades foram entregues para clientes durante o período considerado (2015: 781 unidades; -29,4%). O novo Rolls-Royce Dawn foi lançado no final de março. A entrada de pedidos no momento é satisfatória e deve estimular a demanda pelo produto.

A tendência positiva do BMW Group continuou na Europa, onde as vendas de 257.120 unidades no primeiro trimestre aumentaram 9,5% em relação ao ano anterior.

Vários mercados na região registraram o crescimento no volume de vendas, até mesmo em uma escala de dois dígitos em alguns países, incluindo a Grã-Bretanha (+10,5%; 59.169 unidades), França (+10,7%; 20.816 unidades) e Itália (+11,5%; 19.951 unidades).

A venda de veículos do BMW Group no primeiro trimestre na Ásia aumentou 9,9%, alcançando 183.204 unidades, incluindo 127.167 unidades vendidas na China (+10,5%) e 18.703 unidades no Japão (+8,8%).

As entregas para clientes nas Américas diminuíram 8,7%, registrando 100.245 unidades, incluindo 81.601 unidades (-10,8%) vendidas nos EUA.

Segmento de motocicletas alcança novo recorde no volume de vendas – O segmento de motocicletas continua com bom desempenho.

O número de motocicletas BMW vendidas para clientes no mundo todo desde o início do ano aumentou 7,7%, alcançando 33.788 unidades, com o modelo BMW R 1200 GS e seu modelo irmão, o BMW R 1200 GS Adventure, permanecendo os modelos mais vendidos do BMW Motorrad no mundo.

As receitas do segmento no primeiro trimestre aumentaram 2,6%, alcançando € 582 milhões (2015: € 567 milhões) por conta dos bons volumes de vendas. O EBIT totalizou € 94 milhões (2015: € 115 milhões; -18,3%), enquanto o lucro antes dos impostos também registrou € 94 milhões (2015: € 114 milhões; -17,5%)

Segmento de Serviços Financeiros continua com bom desempenho – O segmento de Serviços Financeiros continuou com bom desempenho durante o período de janeiro a março, atingindo um novo recorde no período.

No total, 413.372 (2015: 384.565) novos contratos foram assinados em conjunto com os negócios de financiamento e leasing, resultado 7,5% superior ao do ano anterior. O número de contratos de financiamento e leasing aumentou 8,3%, alcançando um total de 4.786.441 contratos no final do período considerado (2015: 4.419.817 contratos).

Em € 6,03 bilhões, as receitas do segmento mantiveram o mesmo patamar do ano anterior (2015: € 6,05 bilhões: -0,4%). Os lucros antes dos impostos do segmento aumentaram 2%, alcançando € 570 milhões (2015: € 559 milhões), por conta do maior volume de negócios.

Aumento da força de trabalho – O tamanho da força de trabalho aumentou 4,4% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. No geral, o BMW Group empregou uma força de trabalho de 122.692 funcionários no mundo todo no final do período considerado (2015: 117.554).

O BMW Group continua recrutando engenheiros e profissionais qualificados para acompanhar a crescente demanda por veículos da empresa, avançar com inovações e desenvolver novas tecnologias.

BMW Group reafirma metas para todo o ano de 2016 – O BMW Group continua confiante que alcançará suas metas para o exercício financeiro atual graças à força de suas marcas, seu portfólio de produtos atrativo e a expectativa de que os mercados de automóveis internacionais continuarão com tendências de crescimento.

Essas condições favoráveis contrastam com os altos níveis de despesas iniciais para novas tecnologias, concorrência intensa e gastos crescentes com pessoal.  Espera-se que o ambiente político e econômico global permaneça volátil.

“Prevemos pequenos aumentos, consequentemente novos recordes no volume de vendas no segmento de automóveis e no lucro antes dos impostos do grupo em 2016”, disse Harald Krüger. O BMW Group também pretende continuar sendo a fabricante líder mundial de veículos premium em 2016.

As receitas do segmento de automóveis também podem ter um pequeno crescimento ao longo do ano como um todo com o auxílio de um maior volume de vendas. Em 2016, a previsão é de que a margem EBIT permaneça dentro da meta esperada, entre 8% e 10%.

O BMW Group espera que o segmento de motocicletas continue sua tendência de crescimento neste ano. Os novos modelos R NineT Scrambler e G 310 R divulgados no terceiro trimestre do ano passado ampliaram o portfólio de produtos e estão atraindo novos grupos de clientes. Um pequeno aumento no volume de vendas é previsto para o ano.

O desempenho bem-sucedido do segmento de Serviços Financeiros deve continuar. Apesar das crescentes exigências de capital em todo o mundo, o BMW Group prevê um retorno sobre o patrimônio líquido (RoE) para todo o exercício financeiro de 2016 em um patamar similar ao do ano anterior (2015: 20,2%), novamente acima da meta definida, de pelo menos 18%.

O BMW Group – overview   1º trimestre de 2016 1º trimestre de 2015 Variação %
Volume de vendas
Automóveis Unidades 557.605 526.669 5,9
Do qual: BMW Unidades 478.743 451.576 6,0
MINI Unidades 78.311 74.312 5,4
Rolls-Royce Unidades 551 781 -29,4
Motocicletas Unidades 33.788 31.370 7,7
         
Força de trabalho1   122.692 117.554 4,4
         
Margem EBIT

Segmento de automóveis

 

Percentual

9,4 9,5 -0,1%ponto
         
Receitas  

€ milhões

20.853 20.917 -0,3
Das quais: Automóveis € milhões 18.814 18.893 -0,4
Motocicletas  

€ milhões

582 567 2,6
Serviços Financeiros  

€ milhões

6.032 6.058 -0,4
Outras Entidades  

€ milhões

1 2 -50,0

 

Eliminações  

€ milhões

-4.576 -4.603 0,6
         
Lucro antes do resultado financeiro (EBIT)  

€ milhões

2.457 2.521 -2,5
Do qual: Automóveis € milhões 1.763 1.794 -1,7
Motocicletas  

€ milhões

94 115 -18,3
Serviços Financeiros  

€ milhões

591 555 6,5
Outras Entidades  

€ milhões

11 40 -72,5
Eliminações  

€ milhões

-2 17
         
Lucro antes dos impostos (EBT)  

€ milhões

2.368 2.269 4,4
Do qual: Automóveis € milhões 1.734 1.634 6,1
Motocicletas  

€ milhões

94 114 -17,5
Serviços Financeiros  

€ milhões

570 559 2,0
Outras Entidades  

€ milhões

-2 -23 91,3
Eliminações € milhões -28 -15 -86,7
         
Imposto de renda  

€ milhões

-727 -753 3,5
Lucro líquido  

€ milhões

1.641 1.516 8,2
Lucro por ação2  

2,48/2,48 2,30/2,30 7,8/7,8

 

1 Os dados excluem os contratos de trabalho inativos, colaboradores no trabalho e em períodos fora do trabalho, com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria, e fatias salariais inferiores.

2  Lucro por ação ordinária/preferencial.

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