domingo, 13 outubro , 2024
28 C
Recife

Mais recente geração dos Volvo FH, FM e FMX chega ao país

A mais recente geração dos Volvo FH, FM e FMX chega ao país poucos meses após ser lançada na Europa. Os veículos trazem de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que garantem um consumo de combustível até 5% menor. O FM e o FMX têm cabines totalmente novas.

“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

- Publicidade -

“Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Conectividade e economia – Os novos Volvo vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática.

- Publicidade -

Nos novos caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

Outro avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Segurança aprimorada – Um dos aprimoramentos é o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos.

- Publicidade -

O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.

Agora, a nova linha de caminhões traz de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo.

Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

Câmeras auxiliares – A nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

Novidades nas cabines – Os novos Volvo chegam com muitas mudanças externas e internas nas cabines. O FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, revigorando o design moderno do modelo.

Houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.

Internamente a ergonomia foi aprimorada, com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.

Já os novos Volvo FM e FMX têm uma nova cabine. Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.

Volvo Connect – Para aproveitar os amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões a Volvo criou um ecossistema digital completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos.

O Volvo Connect melhora a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível, principal custo da operação.

“O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de serviços comerciais da Volvo.

Plano de Manutenção Flexível – Outro benefício da ampla conectividade é o novo Plano de Manutenção Ouro Flex. Os transportadores continuam contando com o Plano Ouro, o mais completo do mercado.

E agora, com esta nova modalidade de pagamento, só pagarão pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida. “Esta flexibilidade só é possível porque, com a conectividade, temos um monitoramento detalhado e em tempo real de cada veículo”, destaca Banzzatto.

Reforçando a ampla oferta de planos de manutenção da Volvo, o Plano Ouro Flex é ideal para operações que têm muita sazonalidade ou com picos de utilização.

Financiamento, consórcio e seguros – A Volvo Financial Services terá opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros no lançamento dos novos caminhões Volvo.

“No financiamento, quem adquirir um dos novos veículos ainda este ano terá prazo de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

O Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha com 500 participantes, além de uma promoção exclusiva. Além do financiamento do seguro do casco e de vida, a corretora Volvo desenvolveu um seguro plurianual, com diversas coberturas sob medida para cada transportador.

Cabines Volvo ficam ainda mais avançadas – As cabines da nova linha de caminhões Volvo estão repletas de novidades tecnológicas e com ainda mais conectividade, conforto e segurança.

“São cabines novas, externa e internamente, desenvolvidas com total atenção para a jornada diária dos motoristas, tanto durante o trabalho como nas horas de repouso”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, comentando sobre a nova ergonomia, o design contemporâneo e o novo e avançado painel de instrumentos, totalmente redesenhado, com uma série de novas funcionalidades, com todos os comandos de fácil alcance.

As cabines do FM, FMX e FMX MAX são totalmente novas. “Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

Novos painéis – A linha inteira ganhou um inovador painel de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, com layout novo e ainda mais amigável. O menu possui quatro possibilidade de telas configuradas para a conveniência do condutor e das necessidades da aplicação.

Ele oferece dados mais detalhados e se ajusta ao modo de direção, mostrando automaticamente, por exemplo, informações do freio motor ou do piloto automático toda vez que esses comandos são acionados. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento.

“O motorista pode destacar os dados que achar relevantes, como por exemplo a pressão do turbo ou a velocidade, sem encher a tela com informação que não precisa”, afirma Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo. No modo Navegação, pode colocar o display do GPS exatamente no centro do campo visual. Na tela Indicador de Carga, ele enxerga facilmente o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta.

Tudo digital – Outra inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.

Tudo pode ser acessado nos novos controles do volante, seja trocar as telas do painel principal ou na central multimídia, ou manejar outras funções, como o piloto automático e manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos.

A central multimídia reproduz inclusive o Manual do Motorista, com uma infinidade de informações técnicas, podendo reproduzir vídeos informativos, o funcionamento do I-See e instruções para inspeções diárias, entre outros filmes instrutivos.

Mais ergonomia – Até o colchão da cabine é melhor, feito de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Assim como é nova a alavanca da caixa I-Shift, agora mais recuada, ergonomicamente mais avançada, que permite melhor movimentação do motorista.

Mudanças externas – Externamente, além de uma nova grade, o design dos caminhões traz melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.

Faróis em LED com antiofuscamento – No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via.

A Volvo já inicia as reservas dos novos caminhões, mas os modelos só devem chegar às ruas no último trimestre. A marca também não revelou os preços ou mesmo a diferenças de preços considerando a evolução dos modelos.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT