sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Instituto General Motors doa sistema de geração solar

O Instituto General Motors (IGM), braço social da General Motors do Brasil, entregou o Sistema de Geração de Energia Solar para a Escola Municipal Julio Machado da Luz, em Joinville (SC). Com essa melhoria, a instituição de ensino passará a economizar mais de 30% na sua conta de luz mensal.

- Publicidade -

A iniciativa da instalação de células fotovoltaicas na escola partiu do Comitê de Sustentabilidade da General Motors do Brasil e foi executada por meio de contrato firmado entre o Instituto GM e o Rotary Club de Joinville – Manchester em dezembro de 2015. As obras foram finalizadas em maio deste ano e os investimentos no projeto somaram cerca de R$ 38 mil.

Antes do sistema entrar em operação, eram consumidos, em média, 1500 KW hora/mês (dados de 2015). O novo sistema, instalado no telhado da escola, permitirá uma economia média de 500 KW hora/mês.

“A companhia tem um compromisso com a sustentabilidade e para nós é motivo de orgulho participarmos de iniciativas que beneficiem o meio ambiente e a comunidade local. Aqui em Joinville, temos a fábrica mais sustentável da GM no mundo. Isso faz parte do DNA da GM”, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

A unidade da GM em Joinville é a única fábrica do setor automotivo da América do Sul a conquistar a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed Gold) recebida em março de 2014.

- Publicidade -

Foi a segunda a receber a certificação entre todas as fábricas da GM no mundo – a primeira, em 2006, foi a unidade de Lansing Delta Township, localizada em Michigan (EUA).

Entre as diversas inovações existentes e avaliadas estão a energia fotovoltaica, o uso racional da água e da energia elétrica, tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes e tratamento de água por osmose reversa.

“Para o IGM é uma honra realizar esta contribuição à comunidade da cidade de Joinville, unindo educação e sustentabilidade em um único projeto “, disse Alcione Viana, presidente do IGM.

A escola municipal Júlio Machado da Luz tem 74 anos de atividades e recentemente passou por uma ampla reforma, o que garantiu um aumento no número de alunos, que passaram de 100 para 215. Atualmente, a escola conta com sete turmas do ensino fundamental e três turmas de educação infantil.

O evento de inauguração contou com as presenças do vice-presidente da General Motors, Marcos Munhoz; da presidente do IGM, Alcione Viana; do prefeito de Joinville, Udo Döhler;

- Publicidade -

Do secretário municipal de educação, Bráulio Barbosa; do governador do Rotary do Distrito 4650, Roque Heerdt; do presidente do Rotary Clube de Joinville Manchester, Luiz Fernando Duccini e da diretora da escola Júlio Machado da Luz, Vanessa de Souza; autoridades locais, executivos da GM e comunidade.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança