domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

MAHLE desenvolve eixo de comando variável “dois-em-um”

Criado como uma solução ideal para motores OHV (comando no bloco) e SOHC (comando simples no cabeçote), o eixo de comando CamInCam® desenvolvido pela MAHLE chega como a alternativa perfeita para melhorar o desempenho de motores que tenham sido idealizados inicialmente com uma arquitetura mais simples e de baixo custo.

Devido à sua variabilidade, com tempos ideais para controlar tanto a admissão quanto o escape, o CamInCam® MAHLE pode ser ajustado para qualquer condição de condução. Trata-se do único comando válvulas de controle variável disponível no mercado para aplicação nesses tipos de motores.

- Publicidade -

A vantagem decisiva do CamInCam® em relação a outros sistemas variáveis é que ele pode ser instalado dentro das mesmas restrições de espaço de um comando de válvulas convencional.

Na verdade, trata-se de dois comandos em um. Sua construção é composta pela presença de um eixo exterior (oco) e de um eixo interior, dispostos de forma concêntrica entre si.

Dependendo da condição de funcionamento do motor, os eixos de comando – e, portanto, os cames – rodam entre si de forma a otimizar a estratégia de controle de abertura e de fechamento das válvulas.

- Publicidade -

Outro benefício do CamInCam® é seu tamanho. Uma vez que o espaço necessário para a sua instalação é semelhante ao de um eixo de comando comum, ele pode substituir de imediato um modelo existente. Isso também é um facilitador para o fabricante de motores, que a partir de uma configuração básica de bloco pode obter diferentes desempenhos.

Para os motores configurados com comando de válvulas no bloco (OHV), o CamInCam® MAHLE, em produção desde 2007, é o único sistema existente de trem de válvulas variável do mundo. Mas é nos motores DOHC, com dois eixos de comando no cabeçote, que a tecnologia mostra todo o seu potencial.

Em um motor quatro-cilindros com turbo e injeção direta, por exemplo, ele pode proporcionar uma melhor resposta transiente para o turbocompressor.

- Publicidade -

Atualmente o eixo de comando de válvulas CamInCam® equipa o potente motor do Dodge Viper, um dos modelos esportivos mais notáveis dos Estados Unidos. A inclusão do equipamento produziu melhorias consideráveis no V10 que vai instalado sob seu capô: os valores de emissões ficaram significativamente mais baixos, e o motor teve um aumento de 20% na sua potência específica. Paralelamente, a economia de combustível melhorou sensivelmente.

Na combinação com motores Flex, o ganho pode ser interessante na busca de reduzir o compromisso que há nesses motores, uma vez que a variação do comando pode auxiliar com cerregamentos diferentes, aproximando a taxa de compressão da ótima daquele combustível em utilização.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008