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Nissan antecipa Sentra 2017 com mais tecnologias, design e transmissão CVT para enfrentar Cruze, Corolla e Civic

Quando falamos do Nissan Sentra o mercado atenta para um modelo racional que oferece design diferenciado, amplo espaço interno e preço aceitável. Buscando não apenas manter, mas também ampliar sua participação de mercado, a Nissan destaca o momento do “novo” em cima do Novo Sentra, ou seja, é hora de oferecer ainda mais para enfrentar a nova geração do Cruze (será apresentada para imprensa no final desse mês de maio, com cobertura Mecânica Online®) e do Jetta.

Quando observamos os dados de janeiro a abril de 2016, o Sentra tem a terceira posição em seu segmento, ficando atrás dos tradicionais Civic e Corolla.

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As novidades são significativas quando falamos de design e tecnologias inovadoras em seu segmento. O novo modelo 2017 segue o design introduzido primeiramente na nova geração do crossover Murano e que aparece em modelos reformulados recentemente, como o sedã grande Maxima, que é vendido nos Estados Unidos.

Por dentro, o Nissan Sentra 2017 também traz novidades, como o quadro de instrumentos TFT (Thin Film Transfer) e equipamentos novos de som e de segurança, com a introdução do Safety Shield, conceito da Nissan que reúne três avançados sistemas de segurança: Alerta de Ponto Cego (Blind Spot Warning – BSW), Alerta de Colisão Frontal (Forward Colision Warning – FCW) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (Rear Cross Traffic Alert – RCTA).

Para complementar, a Nissan reforçou o nível de equipamentos de série em todas as versões.

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O modelo de entrada S troca o câmbio manual pela transmissão continuamente variável CVT e também passa a ser equipado com sistemas de controle de estabilidade e tração (VDC), equiparando-se às versões intermediária SV e topo de linha SL.

Passam a fazer parte do pacote de itens de série ainda o retrovisor foto cromático, o novo rádio com display de 5 polegadas, o sensor de estacionamento e os faróis com acendimento automático (antes disponível somente para a SL).

[box type=”info” align=”aligncenter” ]A Nissan “matou” a transmissão manual que equipava a versão mais básica. “Ela praticamente não vendia. Esse tipo de câmbio está sumindo no segmento”, explica Juliana Fukuda, gerente de marketing da fabricante.[/box]

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O pacote de acabamento SV vem agora com rodas aro 17 com novos desenhos, além da câmera de ré, navegação por GPS e plataforma de conectividade Nissan Connect™, todos com informações visualizadas na tela de 5.3 polegadas, inédita para a opção.

As novidades para a versão SL são o banco do motorista com ajustes elétricos do assento e lombar; sistema de som Bose com quatro alto-falantes; dois tweeters e dois subwoofers; quadro de instrumentos Fine Vision com TFT; os citados sistemas de segurança inovadores que compõe o Safety Shield; retrovisor interno com bússola e novas rodas com design esportivo.

Toda a linha pode ser adquirida também com as novas cores vermelha e cinza metálicas, que se juntam ao branco perolizado, preto sólido e prata metálico.

“O Nissan Sentra consolidou-se entre os principais modelos do segmento nos últimos anos ao trazer mais elegância e bom pacote de equipamentos em todas as versões. Para a linha 2017 incluímos ainda mais conteúdo em todas as versões e um design moderno e com toque esportivo”, diz Arnaud Charpentier, diretor de marketing da Nissan.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Todas as versões têm mais conteúdo e transmissão continuamente variável CVT; Os preços da linha do Nissan Sentra são: R$ 79.990 (versão S com câmbio CVT); R$ 84.990 (SV CVT) e R$ 95.990 (SL);
Nissan Sentra 2017 ficou, em média, R$ 9 mil mais caro em cada versão.[/box]

Apesar do aumento no preço, que em muito se deve ao ganho no pacote de itens de tecnologias oferecidas com o modelo, o sedã da Nissan está abaixo da barreira dos R$ 100 mil, já ultrapassada por Corolla, Ford Focus Fastback e Volkswagen Jetta, por exemplo.

O que muda no design da linha 2017? Desde o final de 2013 o desenho revitalizado da sétima geração do Nissan Sentra vem conquistando novos consumidores, que ajudaram a colocar o modelo entre os três mais vendidos do segmento no Brasil.

Agora na linha 2017, o sedã médio da Nissan dá novo passo ao ganhar um frescor no estilo. Os elementos de estilo que caracterizam o Nissan Sentra 2017 são os renovados parachoques e a assinatura da grade “V-Motion”, além da tomada de ar inferior com novo formato e faróis e lanternas redesenhados para todas as versões.

O capô de vincos pronunciados ressalta a esportividade, assim como os para-lamas dianteiros mais encorpados, que dão aspecto robusto ao modelo. A versão topo de linha SL incorpora ainda nos faróis o contorno em LED em formato de bumerangue na parte superior, oferecendo aparência de veículo premium.

As rodas de liga leve – aro 16 para versão S e aro 17 para SV (novidade) e SL – também contam com desenhos inéditos e estão disponíveis como estepe em todos os três pacotes de acabamento. Assim como na versão anterior, as maçanetas e moldura das janelas cromadas e luzes de direção nos retrovisores reforçam o requinte.

E todas as versões passam a contar a comodidade do sensor crepuscular dos faróis, antes exclusividade da SL.

Um dos destaques no interior do Sentra 2017 é o novo volante inspirado no do cupê esportivo Nissan 370Z e os renovados cluster central no painel de instrumentos e console central.

O banco do motorista passa a vir de fábrica, na versão SL, com seis ajustes com acionamento elétrico para assento e encosto lombar duas posições para o encosto lombar.

O quadro de instrumentos incorpora a tecnologia TFT (Thin Film Transistor) e display de LCD 5 polegadas colorido de alta resolução na opção topo de linha. Os materiais de qualidade superior estão presentes em partes como descansos de braços, bancos – de couro –, painel suave ao toque, além das portas, que ganharam acabamento em piano black.

O pomo da alavanca do câmbio CVT traz novo desenho, que dá mais requinte.

O entreeixos de 2,70 m, medida próxima à do sedã grande Altima, permite aos passageiros com mais de 1,80 m, por exemplo, acomodar-se com muito espaço, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando esses estão recuados. Seu porta-malas também é destaque, com capacidade de 542 litros.

Para uma condução agradável, o motorista tem à disposição ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade (curta) e altura, mas assim que é destravada, a coluna de direção despenca no “colo” do condutor ao soltar a haste de regulagem. As versões SV e SL trazem bancos de couro.

Entre os outros equipamentos que se destacam na linha do Nissan Sentra 2017 estão chave-inteligente i-Key, acionamento elétrico para os quatro vidros com um toque para motorista, botão para ignição do motor, sensor de estacionamento traseiro e controle de tração e estabilidade para todas as versões.

E além disto, ar-condicionado bi-zone com controle automático de temperatura e câmera de ré já a partir da versão SV.

Se a tranquilidade no habitáculo já era boa, ela ficou ainda melhor na linha 2017 com a introdução de novos materiais fono absorventes de alta densidade nas portas e painel.

Os vidros laminados ganharam uma camada que reduz os ruídos internamente. Com assistência elétrica, a direção ganhou nova calibração para melhorar as respostas. Mais ágil, o sistema oferece mais agilidade e segurança em retas, melhor estabilidade em curvas e maior precisão e controle, além de respostas mais rápidas e precisas em troca de faixas.

Tecnologia em segurança – O Nissan Sentra 2017 chega com o Safety Shield, na versão SL. Trata-se de um conceito que reúne três sistemas de segurança para deixar os ocupantes ainda mais tranquilos: Alerta de Ponto Cego (BSW – Blind Spot Warning), Alerta de Colisão Frontal (FCW – Forward Colision Warning) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA – Rear Cross Traffic Alert).

O FCW considera a velocidade relativa e distância com objeto à frente e, em caso de risco de colisão iminente, emite avisos visuais e sonoros para alertar o motorista. O BSW e o RCTA funcionam como “olhos” eletrônicos que auxiliam o motorista a ver onde a visão não alcança.

O RCTA utiliza um radar para detectar a aproximação traseira de um outro veículo pela lateral quando o motorista estiver manobrando em marcha ré. No BSW, o radar emite um aviso visual quando um objeto estiver na região de ponto cego e acrescenta um sonoro, caso o motorista acione a luz indicadora de direção para o mesmo lado do objeto no ponto cego.

Ainda no campo da segurança, o Nissan Sentra 2017 traz itens importantes como cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros do banco traseiro, pré-tensionador e limitador de carga nos cintos dianteiros (que fraciona o peso no cinto em uma colisão para evitar lesões mais fortes na área do peito), além de Isofix e sistema de ancoragem para cadeiras de crianças LATCH (Lower Anchors and Tethers for Children); travamento automático das portas com o carro em movimento e trava de segurança nas portas traseiras, imobilizador do motor e alarme antifurto.

Itens como esses dois últimos levaram o Nissan Sentra a ter a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do “Índice de Furtos”, promovidos desde 2012 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil).

Desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o Nissan Sentra sempre foi o campeão da avaliação, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros.

Em relação à conectividade, a novidade está na inclusão do Nissan Connect™, plataforma global da marca japonesa para a conexão do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão intermediária SV.

O pacote de serviço do Nissan Connect™. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no aplicativo.

O Sentra SV também passa a contar com sistema Bluetooth® com sincronização da agenda telefônica do telefone celular e de arquivos digitais de músicas, com informações visualizadas na tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação por GPS, novidade também para essa opção de acabamento.

Não encontramos em nenhuma das três versões oferecidas mais do que os dois airbags frontais obrigatórios por lei. A central multimídia, mesmo na configuração SL, a mais cara, deixou de lado novidades que a própria Nissan já aplicou em outros modelos, como o espelhamento de smartphones.

Os controles de tração e estabilidade (VDC), introduzidos na linha 2016 do Nissan Sentra para as versões SV e SL, agora também estão disponíveis na opção de entrada S.

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço.

A segurança aumenta, uma vez que o condutor pode não controlar o veículo sozinho em tais condições.

Fornecido pela Bosch, ele monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência.

Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle.

O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador “SLIP” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias. O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Sem novidades mecânicas – O Nissan Sentra apresenta a mesma configuração mecânica na linha 2017 como o motor MR20DE, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flexfuel para o modelo em todo o mundo. Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm.

Durante nossa primeira impressão com o modelo principalmente em trechos de estrada, o comportamento foi bom, de forma que o motor oferece um desempenho adequado para as dimensões do modelo.

O Nissan Sentra também foi o primeiro sedã do segmento a eliminar o tanquinho auxiliar da partida a frio em todas as versões com a introdução do sistema Flex Start® Bosch, em 2013. Essa avançada tecnologia traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento com gasolina no tanquinho localizado no compartimento do motor.

O Flex Start® Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando o tanque está com 100% de etanol.

Velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada a elas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico.

Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita (abaixo de 18º C o etanol tende a não vaporizar), melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas. A tecnologia colabora com a redução das emissões, pois é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Nissan Sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior.

A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque.

A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

Intervenções pontuais que acrescentaram mais conforto, estabilidade e robustez ao sistema independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e com eixo de torção, com barra estabilizadora e molas helicoidais. Toda a calibração de suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o país pela engenharia da empresa no Brasil.

Resumo

S – R$ 79.990 – Traz de série: vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, alarme, sensor crepuscular, banco traseiro bipartido, chave presencial, botão de partida do motor, computador de bordo, volante multifuncional, retrovisor interno fotocromático, lanternas traseiras de led, rodas de liga leve de 16″, airbags frontais, faróis de neblina, isofix, sensor de ré, controles de tração e estabilidade e display multimídia com tela de 5.”

SV – R$ 84.990 – Acrescenta bancos de couro, controlador de velocidade de cruzeiro, ar digital de duas zonas, apoio de braço central traseiro, kit multimídia com tela de 5,3″ sensível ao toque, câmera de ré e rodas de 17″.

SL – R$ 95.990 – Acrescenta retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar, airbags laterais e de cortina, display digital no quadro de instrumentos, faróis de led, retrovisor interno com bússola, banco do motorista com ajustes elétricos e de lombar, sistema de som da marca Bose, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de ponto cego (sonoro e luminoso), alerta de colisão frontal e rodas de 17″ com acabamento grafite e design esportivo.

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