terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Veículos Jeep Grand Cherokee e Chrysler 300 apresentam problemas no câmbio

A FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. informou, nesta quarta-feira (4/5) os proprietários dos veículos Jeep Grand Cherokee, modelos 2014 e 2015 e Chrysler 300, modelos 2012 e 2014, com numeração de chassis (não sequenciais) de 2C3CCAEG9CH114454 a 1C4RJFBM7FC918486, que será necessário atualizar o software do sistema eletrônico destes veículos.

No comunicado a empresa informa que os mecanismos existentes para prevenir que o consumidor saia do veículo sem ter colocado o câmbio da função PARK (P) foram considerados insuficientes. Caso o condutor não posicione corretamente o câmbio de seu veículo na função mencionada e não acione o freio de estacionamento enquanto o motor estiver ligado, o veículo poderá movimentar-se inadvertidamente, aumentando os riscos de ocorrência de acidente, com conseqüentes danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A FCA esclarece que convocará os proprietários dos veículos envolvidos para a segunda fase do chamamento assim que a solução técnica estiver disponível. Para evitar risco de acidentes, a empresa alerta para que o condutor ao estacionar o veículo, sempre posicione o câmbio na função PARK (P), desligue o motor e acione o freio de estacionamento

Para mais informações, disponibiliza os telefones 0800 703 7150 (JEEP) e 0800 703 7130 (Chrysler) e os sites www.jeep.com.br e www.chrysler.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

- Publicidade -

O que diz a lei – O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil