terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Knorr-Bremse desenvolve solução para gerenciar suspensão pneumática para MAN e Grupo Solvi

Das características específicas do negócio da LOGA, empresa do Grupo Solvi, especializada em coleta de lixo na região Noroeste de São Paulo e em outros estados brasileiros, nasceu o projeto de um sistema de nivelamento eletrônico para compensar o peso do caminhão, caçamba e lixo depositado, conforme a distribuição da carga e o piso da via, otimizando as operações e facilitando a dirigibilidade.

Batizado de ELC – Electronic Leveling Control ou Controle de Nivelamento Eletrônico – o grupo Solvi contou com mais duas parcerias no projeto que tinha o objetivo de alterar a suspensão de convencional (feixe de mola) para pneumática, e a Knorr-Bremse Brasil, que desenvolveu o sistema de gerenciamento eletrônico da suspensão em sua matriz na Europa e adaptou à realidade brasileira, em seu centro tecnológico instalado no país.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para os testes, a LOGA contou com um caminhão VW 17.280. Adequações na suspensão original foram feitas para receber o sistema da Knorr Bremse, composto por componentes como, válvulas com sensor eletrônico e sensor de nível (pressão e altura), todos controlados eletronicamente pela ECU – Electronic Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico, o que permite o monitoramento da carga dentro da cabine e, ainda, controlar a altura da suspensão.

Além disso, a LOGA conseguirá controlar em tempo real e à distância as operações de seus caminhões monitorando o peso da carga impedindo que o trabalho seja realizado além das especificações.

Segundo Wilson Rimonato, gerente de Vendas OE da Knorr-Bremse Brasil, “Trabalhar em parceria, oferecer soluções que ajudam nossos clientes e frotistas no Brasil a obter melhores resultados em suas operações é motivo de grande orgulho para nós”, diz.

- Publicidade -

Benefícios – O sistema de gerenciamento eletrônico da suspensão desenvolvido pela Knorr-Bremse pode ser aplicado em caminhões e ônibus para as mais diversas operações.

O objetivo é que ele proporcione facilidades nas operações e nos controles da carga ou conforto dos passageiros de seus clientes visando também a redução de custo de manutenção da suspensão.

Outra vantagem do sistema é a otimização da operação, já que ele evita o excesso de peso em um dos lados do caminhão, proporcionando mais segurança, evitando desgaste prematuro de suspensão e pneus.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os diferenciais deste sistema da Knorr-Bremse incluem oferecer controle independente da pressão dos bolsões presentes nos eixos (suspenso e traseiro); controle da taxa de carga (Load Ratio Mode); e a possibilidade de configurar pelo software o volume de carga em cada eixo monitorado pelo ELC.

O sistema já distribui essa carga nos dois eixos, conforme parametrização definida, e pode ser aplicado em qualquer configuração de eixo e tamanho de bolsões a partir de ajustes no software.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil