Velocidade, resposta rápida, resultados… A busca por uma maior performance está, cada vez mais, presente no nosso dia a dia. Em um cenário onde tecnologia e inovação caminham lado a lado, a passos largos, o desafio está em conciliar performance e qualidade de vida neste mundo em constante movimento.
“No cenário atual, onde não há tempo a perder, a demanda por mobilidade cresce ao mesmo tempo em que as pessoas procuram soluções que lhes tragam segurança e prazer. Esse movimento é ainda mais evidente nas grandes cidades, já que o desenvolvimento tecnológico tende a acelerar ainda mais as atividades cotidianas”, explica Ana Paula Guimarães, Diretora de Marketing da Michelin América do Sul.
Se o carro é uma extensão desse estilo de vida, a indústria automotiva não poderia deixar de acompanhar essa tendência e as versões esportivas ganham a atenção dos consumidores. Segundo dados da consultoria ADK Automotive, nos últimos anos, o segmento de carros esportivos cresceu 4 vezes mais que o de veículos de passeio (crescimento médio percentual).
Utilizando toda a sua expertise para proporcionar máxima performance aos consumidores, a Michelin lança, este mês na América Latina, um novo pneu para carros esportivos, o MICHELIN Pilot Sport4.
“O prazer em dirigir não deve sacrificar nenhuma performance do pneu. É justamente o que oferecemos com o novo MICHELIN Pilot Sport4: o pneu ideal para quem busca segurança, reatividade e controle, além de prazer ao dirigir”, afirma Anoildo Mattos, Gerente de Marketing da Michelin América do Sul.
Suas inovações vêm da experiência da Michelin em competições automobilísticas, onde as últimas tecnologias são colocadas à prova, a fim de serem transferidas para uso comercial. Como resultado, o MICHELIN Pilot Sport 4, que tem escultura inspirada nos pneus utilizados na Fórmula E, proporciona, além de mais segurança, melhor controle, reatividade e excelente durabilidade.
“Para o consumidor desse segmento, o carro é uma paixão, a performance é uma obsessão e as competições, uma inspiração. Ele sabe exatamente o que quer, informa-se pela internet, pelas revistas especializadas, participa de feiras automotivas… Isso o torna um consumidor exigente e um formador de opinião entre sua família, amigos, colegas…”, relata Mattos.
Testes e verificações – A superioridade de performances do novo pneu MICHELIN Pilot Sport 4 foi comprovada por testes realizados pelos institutos independentes alemães TÜV SÜD e Dekra, com pneus da mesma dimensão (225/45 ZR17 e 225/40 ZR18) de gamas comercializadas no mercado sul-americano, dos principais concorrentes da categoria.
Frenagem em solo molhado
* Testes TÜV SÜD: em uma pista molhada, foi medida a distância que o carro percorreu até atingir 20 km/h, a partir de uma velocidade inicial de 80 km/h ᵃ.
*Media referente a performance relativa da distancia de frenagem no seco dos concorrentes nas dimensões 225/45 ZR17 & 225/40ZR18 sobre pistas de baixa e alta aderência.
Frenagem em solo seco
* Testes TÜV SÜD: em uma reta asfaltada seca, foi medida a distância que o carro percorreu até parar o veículo a partir de uma velocidade inicial de 100 Km/h ᵃ.
*Media referente a performance relativa da distancia de frenagem no seco dos concorrentes nas dimensões 225/45 ZR17 & 225/40 ZR18.
Aderência em curva molhada
* Testes TÜV SÜD: em um circuito circular molhado de 42m de raio, foram feitas passagens na velocidade máxima em que o pneu resiste antes de perder a aderência e, consequentemente, o piloto perder o controle do veículo ᵃ.
ᵃ Testes realizados pelo Instituto TÜV SÜD, em 2015, com pneus comercializados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero).
Durabilidade
* Testes Dekra: rodando em situações extremamente controladas, para evitar as variáveis normais que existem nesse tipo de comparação, foi medida a média durabilidade/quilômetro de cada pneu ᵇ
(1) Cálculo extrapolado a partir de 10.000 km rodados até 1.6mm (limite legal)
(2) Média anual de 7.000 km por veículo
ᵇ Testes realizados pelo Instituto Dekra, em 2015, com pneus comercializados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero).
RESULTADOS – RESUMO DE TESTES MICHELIN Pilot Sport 4 vs. CONCORRENTES ᵃᵇ
ᵃᵇ Testes realizados pelos Institutos TÜV SÜD e Dekra, em 2015, com pneus comprados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero).
Como a tecnologia reflete na segurança – Com a tecnologia “Elasto Sport”, o pneu MICHELIN Pilot Sport 4 proporciona excelente aderência, durabilidade e eficiência energética, graças à presença de borracha sintética em sua composição. Trata-se da última evolução de mistura com sílica nos pneus, que oferece uma melhora significativa e simultânea dessas três performances.
Além disso, essa nova geração de sílica, maximiza a aderência no piso molhado. Combinada com o perfil e o desenho da escultura da banda de rodagem, que favorecem a expulsão do excesso de água da pista, diminui a distância de frenagem e aumenta a aderência em curvas em solo molhado, além de proporcionar maior durabilidade.
A nova tecnologia “Dynamic Response” diminui o tempo de resposta do pneu, proporcionando precisão e prazer na condução. Tudo isso devido à maior quantidade de borracha em contato com o solo, por meio da escultura inspirada nos pneus da Fórmula E, e à nova e exclusiva lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon.
Pela primeira vez, a aramida, material nobre e resistente, é utilizada na lona de proteção zero graus*, localizada na banda de rodagem do pneu. Além de colaborar com a melhoria da aderência e do desgaste, essa nova lona proporciona uma maior rigidez da banda de rodagem, tornando as mudanças de direção mais rápidas e fáceis, melhorando o comportamento do pneu mesmo em alta velocidade.
* A lona zero grau sobre as lonas de trabalho da banda de rodagem evita deformações da banda em altas velocidades. Ao conter a deformação, há uma maior área de contato com o solo, conservando a aderência do pneu.
Por conta de uma inovação na marcação na lateral, a tecnologia “Premium Design” simula o efeito da textura aveludada no flanco do pneu, valorizando a sua estética, e consequentemente a do carro, destacando também a escrita e facilitando a visualização das inscrições na lateral do pneu.
O MICHELIN Pilot Sport4 ainda traz um saliente protetor de roda, que evita danos e arranhões nas rodas do veículo em manobras de estacionamento.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Tecnologias aplicadas no MICHELIN Pilot Sport 4 que garantem uma resistência extra para um pneu esportivo: – Carcaça mais resistente (20% mais que a geração anterior), porém, flexível. – Lona híbrida protetora, fabricada em aramida e nylon, que tornam a banda de rodagem mais estável e resistente a cortes e choques. – Todas as dimensões são Extra Load, ou seja, suportam mais carga e mais pressão que um pneu normal da mesma dimensão, tornando o MICHELIN Pilot Sport4 mais resistente a choques e impactos contra obstáculos na pista. Quando usado com a carga e pressão normal, proporciona maior flexão e conforto.[/box]
Graças ao Michelin Total Performance – compromisso da empresa em garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance -, a Michelin reúne em seus pneus todas estas características, algumas antagônicas, em que estão contidas tecnologias e inovações resultantes do alto investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento.
A tecnologia e a inovação fazem parte do dia a dia da Michelin, na busca de uma melhor mobilidade. São cerca de 700 milhões de euros por ano investidos em Pesquisa e Desenvolvimento e mais de 6.000 pessoas no mundo dedicadas a desenvolver produtos que superem as expectativas dos nossos consumidores.
EQUIPAMENTO ORIGINAL E DIMENSÕES DISPONÍVEIS
Audi A1
Audi A3 (importado)
Audi A4 (importado)
Audi A6
Audi A7
Audi A8
BMW série 1
BMW série 3
BMW série 4
Ford Fiesta (importado)
Ford Focus (importado)
Hyndai I30
Jaguar XJ
Maserati Ghibli
Maserati Gran Turismo
Mercedes Benz classe A AMG
Mercedes Benz classe B
Mercedes Benz classe C
Mercedes Benz classe CLA AMG
Mercedes Benz classe CLA
Mercedes Benz classe GLA AMG
Mercedes Benz classe S
Mercedes Benz classe SLK
Volvo S90
Volvo V40
VW Golf
215/40 ZR18 (89Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
235/40 ZR18 (95Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
215/45 ZR17 (91Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/40 ZR18 92Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/45 ZR17 94W EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/45 ZR17 (94Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/45 ZR18 (95Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI *
245/45 ZR17 (99Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
245/45 ZR18 (100Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
255/35 ZR18 94Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
255/40 ZR18 (99Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
265/35 ZR18 97Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
275/35 ZR18 99Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI **
205/45 ZR17 (88Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI ***
245/40 ZR18 97Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
235/45 ZR17 97Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI ****
245/40 ZR17 95Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
* Exceto Equador
** Exceto Colômbia, Venezuela
*** Exceto Brasil, Equador
**** Exceto Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela.