A nova geração do MINI Cabrio acaba de fazer sua estreia no Brasil repleta de novidades. Além do renovado padrão de design já presente em outros modelos da linha MINI, o conversível traz importantes aprimoramentos em relação à geração anterior.
Entre eles, o novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e 192 cavalos de potência, a capota elétrica, além de outros aprimoramentos significativos aptos a tornar a experiência de dirigir a céu aberto ainda mais dinâmica, refinada e versátil.
Lançado na Europa em fevereiro deste ano, o novo MINI Cabrio está disponível nas concessionárias do País a partir de hoje, na versão exclusiva MINI Cooper S Cabrio, pelo preço sugerido de R$ 164.950,00.
“Além do apelo natural por ser um modelo conversível, o novo MINI Cooper S Cabrio traz atributos que evidenciam ainda mais o go-kart feeling, típico de um MINI, como o novo motor 2.0 TwinPower Turbo de 192 cv, transmissão automática esportiva Steptronic de 6 marchas, driving modes e suspensão adaptativa. Com o lançamento da nova geração do Cabrio, damos continuidade à nossa estratégia de oferecer um lineup de produtos variados e exclusivos no País”, afirma Julian Mallea, diretor da MINI Brasil.
Um dos principais destaques do conversível, o novo teto retrátil é revestido de tecido de alta qualidade e equipado com um mecanismo capaz de abrir ou fechar totalmente a capota em apenas 18 segundos.
Ambas as operações podem ser ativadas por meio de um interruptor situado na parte superior do para-brisa, logo acima do espelho retrovisor interno, com o veículo em movimento, a velocidades de até 30 km/h, Há ainda a opção de abrir apenas a seção frontal da capota e isso pode ser feito com o veículo a qualquer velocidade.
A estrutura da capota também recebeu melhorias para garantir maior isolamento térmico e acústico em comparação ao antecessor.
Estilo exclusivo – Inconfundível no estilo, o design exterior do novo MINI Cabrio reflete as mudanças de design já vistas nas carrocerias renovadas Hatch – de 3 e 5 portas – e Clubman que tornaram o conversível ainda mais sofisticado, sem abrir mão da esportividade.
Entre eles a ampla grade frontal, de formato hexagonal e moldura cromada, os faróis arredondados com inéditas luzes Full LED, e as lanternas traseiras, que aumentaram de tamanho e, agora, encostam na tampa do porta-malas.
Os cromados também estão presentes nos contornos do conjunto óptico e no friso que percorre a borda do carro, na altura da linha do ombro.
E assim como em outras configurações de carroceria, o MINI Cooper S Cabrio é identificado por emblemas com a letra ‘S’, em vermelho, fixados na grade frontal, na tampa traseira, e nas pequenas molduras das luzes indicadoras de direção, situadas nas laterais, junto às caixas das rodas dianteiras; além das ponteiras de escapamento duplas, posicionadas no centro do para-choque traseiro.
A nova geração do conversível será oferecida no País em 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua, de acabamento metálico, além de quatro opções de interior e duas opções de capota.
Por dentro, o conversível segue o mesmo padrão de design dos outros integrantes da família MINI, caracterizado pelo painel horizontal, combinado com o MINI Central Cluster posicionado ao centro, que conta com o MINI Excitment (LED Ring) e com uma tela de LCD de 8,8” de alta definição;
Além do sistema de navegação MINI Professional com cartografia em 3D; e pelos interruptores salientes na parte inferior do console, entre eles o de partida do motor, na cor vermelha.
Destaque também para o MINI Head-Up-Display, em que são exibidos dados como velocidade, nível de combustível, temperatura externa, além de informações de orientação do navegador GPS.
Outro ponto de destaque é o sistema de som Hi Fi Harman/Kardon que conta com 12 alto-falantes e tem 410 watts de potência.
Conforto ampliado – Mais encorpado, o novo MINI Cabrio revela novas medidas de comprimento (3,85 metros), largura (1,72 m) e altura (1,41 m), que o tornam 98 milímetros mais longo, 44 mm mais largo, e 1 mm mais alto em comparação ao modelo anterior. A distância entre-eixos avançou 28 mm.
O aumento das dimensões melhorou os parâmetros de conforto e liberdade de movimentos em todos os assentos. Os bancos da frente possuem agora uma ampla gama de ajustes, enquanto os passageiros traseiros se beneficiam de um acesso mais fácil, mais espaço para os joelhos (36 mm), uma superfície de assento maior e apoios laterais.
A praticidade no dia a dia também melhorou. Há vários suportes para copos e espaços para objetos distribuídos pelo habitáculo do conversível. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 160 litros e seu acesso às malas é facilitado com a função Easy-Load.
O “go-kart feeling”, ou a sensação de se estar ao volante de um carro de corrida compacto, um dos principais atributos da fabricante britânica, é percebido graças à estrutura particularmente rígida e resistente a torções da carroceria, e que vem com reforços específicos na versão conversível, localizados nas partes dianteira, traseira e embaixo da carroceria, além de uma placa de proteção posicionada sob o motor.
Estas características garantem um comportamento mais ágil ao veículo e uma proteção ainda maior aos ocupantes, que contam ainda com uma extensa lista de equipamentos de segurança e que agrega, entre outros itens, 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), pontos de fixação para assentos infantis tipo ISOFIX.
O novo MINI Cabrio vem equipado ainda com um sistema de proteção de capotamento com atuadores conectados eletronicamente aos dispositivos de segurança do veículo e, pela primeira vez, de forma totalmente integrada.
Assim que os sensores detectam um risco de o carro tombar, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam instantaneamente para proteger a cabeça dos ocupantes.
O motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.0 litros, a gasolina, está apto a gerar 192 cavalos de potência (a 5.000 rpm) e 280 Nm de torque (entre 1.250 e 4.600 rpm) e está associado a uma transmissão automática Steptronic esportiva, de seis marchas, e que permite trocas rápidas por meio de hastes (Paddle Shifts) posicionadas atrás do volante.
O motor, sobrealimentado, incorpora injeção direta de combustível, com injetores em posição central, controle de comando de válvulas variável (duplo-Vanos) e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic.
O câmbio conta ainda com a função Launch Control, para otimizar a aceleração e a tração no momento da partida, e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal.
Toda a potência é direcionada para as rodas dianteiras e faz com que o conversível atinja a velocidade máxima de 228 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos.
O MINI Cabrio também oferece, de série, uma vasta gama de tecnologias voltadas para auxiliar o motorista, entre elas, direção assistida Servotronic, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, e o MINI Driving Modes, em que é possível optar entre três modos de condução – Green (econômico), Sport (esportivo) e MID (balanceado).
Itens Opcionais- Entre os opcionais estão disponíveis capota MINI Yours Union Jack, faixas decorativas para capô nas cores preto ou branco, capas dos espelhos retrovisores externos em preto, branco ou na cor do veículo, bancos em couro Lounge Cinza Satellite
ou Chester Maltg Browne Pacote Parking, que agrega sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e Parking Assist.
Inúmeras possibilidades: Ressaltando a versatilidade típica da marca, também estão sendo lançados diversos acessórios originais modernos, criados especialmente para a customização do novo MINI Cabrio.
Entre eles, já estão disponíveis em toda a rede de concessionários autorizados a capa do retrovisor externo flag em preto e cinza; a capa para setas laterais em preto e cinza; o farol auxiliar de LED; o suporte travel & confort para GoPro; os tapetes de borracha Essential black; além do aro Black Line para o farol dianteiro ou para a lanterna traseira.