O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP) comparou o Fiat New Palio e o Peugeot 208 sob o novo protocolo de 2016, que inclui o teste de impacto lateral obrigatório para todos os modelos deste ano.
Na América Latina, o Fiat New Palio e o Peugeot 208 compartilham parte do segmento mais concorrido, o B e B+.
De um lado, o New Palio conseguiu ser o modelo mais vendido no mercado brasileiro; de outro, o 208 oferece aos consumidores uma popular plataforma global produzida em nível local exatamente igual ao modelo original.
O Latin NCAP comparou os testes de impacto lateral de ambos os modelos e foi observada uma maior intrusão no compartimento dos passageiros no 208, em comparação com o New Palio.
Ao contrário do 208, o New Palio conta com barras de impacto lateral nas portas. É evidente que a Fiat desenvolveu o New Palio para proporcionar uma melhor proteção em impactos laterais.
Veja fotos da comparação dos carros em impacto lateral
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, comentou:
“Infelizmente a proteção lateral não é ainda obrigatória nos países latino-americanos, salvo no Equador que é a exceção. Em poucos mercados se exige a implementação de sua obrigatoriedade no futuro próximo. Os impactos laterais representam um alto risco para os ocupantes, já que existe pouco espaço nas laterais do veículo para absorver a energia de um impacto desse tipo.
O Latin NCAP solicita a todos os governos da América Latina a implementação, o mais rápido possível, da obrigatoriedade da regulação UN95 para a proteção contra impacto lateral junto com a UN94 de impacto frontal e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). A regulação UN95 para a proteção em impacto lateral é obrigatória na Europa há mais de 20 anos, e consideramos que os latino-americanos devem atingir, à brevidade, esse padrão mínimo de proteção”.