sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Continental Pneus constrói centro de pesquisa para borracha natural a partir do dente-de-leão

A partir da construção de um centro de pesquisa para a industrialização do cultivo e processamento da borracha oriunda do dente-de-leão, a Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, planeja expandir seu projeto batizado de Taraxagum e conduzido em colaboração com o IME Fraunhofer Institute, com o Julius Kühn Institute e com os especialistas em desenvolvimento de plantas de ESKUSA, em Parkstetten, na Alemanha.
A Continental Pneus investirá aproximadamente € 35 milhões na primeira fase do projeto.

“A construção do Laboratório Taraxagum é parte de nosso consistente esforço de implementação da estratégia de crescimento de longo prazo ‘Visão 2025’, que envolve pesados investimentos em nossas capacidades de produção e de pesquisa”, disse Burkhardt Köller, chairman do Management Board da Continental Reifen Deutschland GmbH e chefe do Controlling na Divisão de Pneus da Continental.
“Com o Laboratório Taraxagum alcançamos um marco nesse projeto”, explica o Dr. Andreas Topp, chefe de material e de desenvolvimento de processos bem como de industrialização de pneus da Continental.

- Publicidade -

“Esse projeto excitante tem sido desenvolvido em um ritmo promissor. Uma pequena série de pneus Taraxagum, com a banda feita integralmente de borracha de dente-de-leão, foi testada contra pneus convencionais feitos de borracha natural e os resultados foram extremamente positivos. Agora, nós queremos avançar para a produção em série de Taraxagum e com o novo laboratório estamos criando as fundações para isso”.
A Continental começou a trabalhar no desenvolvimento de Taraxagum há cerca de cinco anos. O dente-de-leão russo foi cultivado de modo a poder ser produzido em maiores quantidades do que a borracha tradicional derivadas das árvores tropicais.

Novos processos e métodos de produção também estão sendo desenvolvidos para produzir a borracha empregada na produção de pneus e de outros produtos a partir da seiva de látex da raiz da planta.
Nas experiências iniciais, a Continental produziu pneus de inverno para carros de passeio e autopeças. O dente-de-leão também pode ser cultivado no Norte e no Oeste da Europa, fazendo com que seja muito mais curta a rota de transporte entre os locais de produção no continente, contribuindo assim para um uso sustentável e socialmente viável dos recursos existentes.
Os institutos e as empresas envolvidas no projeto já receberam prêmios internacionais de reconhecimento pelo progresso feito.

Em 2014, por exemplo, o projeto recebeu o Green Tec Awards e, em 2015, foi agraciado com o prêmio Joseph von Fraunhofer da Sociedade Fraunhofer.
Pra conhecer em detalhes do projeto Taraxagum da Continental Pneus visite www.taraxagum.com.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn