Todos os motores Euro 6 na nova linha de caminhões da Scania são equipados com os novos sistemas de gerenciamento do motor e as conexões foram inteiramente retrabalhadas. Capacidade de resfriamento melhorada e outras alterações abrem caminho para uma economia adicional média de combustível de 3%.
A Scania também está apresentando uma versão atualizada de 500 cv do seu motor de 13 litros. Enquanto isso, uma nova função no câmbio que está sendo apresentada significa que a caixa automatizada Scania Opticruise agora troca de marcha mais rápido, e oferece uma experiência de direção que é tão dinâmica quanto harmoniosa.
Todos os motores de 13 litros da Scania da nova versão de 500 cv dependem exclusivamente do SCR para pós-tratamento.
“As atualizações mais recentes reduzem o consumo de combustível em 3% nas nossas plataformas de motor a diesel na nova linha de caminhões,” diz Björn Fahlström, vice-presidente mundial de Caminhões da Scania. “Isso significa que motoristas de caminhões de longa distância podem obter uma solução de transmissão eficiente que é perfeitamente adequada aos compromissos de entregas que assumem.”
Os motoristas de longa distância também podem contar com uma economia adicional de cerca de 2% graças à grande atenção dada às melhorias de aerodinâmica.
“Comparado com o Scania Streamline atual, nossos caminhões de longa distância extremamente frugais com motores Euro 6 geralmente permitem uma redução de combustível de 5%”, diz Fahlström. “Para um caminhão de longa distância que percorre 150 mil quilômetros por ano, isso representa uma redução de aproximadamente 2.200 litros de diesel e um montante significativo em termos de custos de combustível reduzidos.”
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Ambição da fabricante de ter liderança no transporte sustentável reflete-se na redução de 3% no consumo de combustível em todos os novos motores;
Economia total de combustível geralmente chega a 5% graças à dinâmica melhorada;
Nova versão do motor de 13 litros da Scania para Euro 6, desenvolve 500 cv;
Sistema de frenagem do eixo secundário reduz tempo de troca de marcha no Scania Opticruise em até 45%.[/box]
A Scania está introduzindo um sistema de frenagem do eixo secundário como padrão nas caixas de engrenagem automatizadas Scania Opticruise. Junto com um software revisado para controle da transmissão, o sistema de frenagem do eixo secundário faz a transmissão intermediária e o eixo principal sincronizarem um com o outro significativamente mais rápido, o que significa que a marcha seguinte pode engatar quase imediatamente.
“Com o sistema de frenagem do eixo secundário, a caixa de engrenagem mais comum da Scania para caminhões de longa distância, a GRS 905, pode trocar a marcha em 0,4 segundos, no máximo,” diz Fahlström. “Isso faz o tempo de troca de marcha cair quase pela metade. Resulta, portanto, numa experiência de direção especial, com a transmissão funcionando de maneira extremamente harmoniosa.”
Soluções sustentáveis – A Scania tem o programa de motor Euro 6 mais extenso de todos os fabricantes europeus. Além do propulsor diesel mais econômico, a Scania também tem a oferta mais ampla de motores para combustíveis alternativos, como biodiesel FAME e RME, gás natural e biogás e ED95, assim como biodiesel HVO na geração de caminhões atual.
“Iremos introduzir mais motores para combustíveis alternativos em estágios,” diz Fahlström. “A exceção, naturalmente, é o HVO que já pode ser usado em todos os nossos motores Euro 6, independentemente da geração do caminhão.”
Os seis motores Scania a seguir que atendem as regulamentações Euro 6 estão disponíveis na nova linha de caminhões.
Muito mais será adicionado posteriormente:
Tipo de motor | Potência máx. a rpm | Torque máx. a rpm | |
13 litros 410 hp
450 hp 500 hp |
DC13 141.410
DC13 148.450 DC13 155.500 |
302 kW (410 hp) a 1.900 rpm
331 kW (450 hp) a 1.900 rpm 368 kW (500 hp) a 1.900 rpm |
2.150 Nm a 1.000-1.300 rpm
2.350 Nm a 1.000-1.300 rpm 2.550 Nm a 1.000-1.300 rpm |
16 litros 520 hp
580 hp 730 hp |
DC16 105 520
DC16 106.580 DC16 107.730 |
382 kW (520 hp) a 1.900 rpm
427 kW (580 hp) a 1.900 rpm 537 kW (730 hp) a 1.900 rpm |
2.700 Nm a 1.000-1.300 rpm
2.950 Nm a 1.000-1.350 rpm 3.500 Nm a 1.000-1.400 rpm |
DADOS TÉCNICOS DO MOTOR – Euro 6 – dados do motor base
diesel de 13 litros SCR | diesel de 16 litros EGR + SCR |
|
Princípio de funcionamento | Resfriado com intercooler | Resfriado com intercooler |
Deslocamento | 12,7 litros | 16,4 litros |
Ordem de ativação | 1-5-3-6-2-4 | 1-5-4-2-6-3-7-8 |
Configuração do cilindro | Reto seis | 90° V8 |
Cilindros | 6 | 8 |
Válvulas por cilindro | 4 | 4 |
Diâmetro do cilindro x curso | 130×160 mm | 130×154 mm |
Injeção de combustível | Scania XPI | Scania XPI |
Relação de compressão | 20:1 | 17,4:1 |
Sistema de emissões | Scania FGT, DOC, DPF, SCR | Scania EGR, VGT, DOC, DPF, SCR |
Frenagem de escape máx. a | 256 kW | 320 kW |
rpm | 2.400 | 2.400 |
Capacidade de óleo | 43 litros | 43 litros |