quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

(Re)descubra a Renault no Salão do Automóvel de Paris

Apostando em seu papel de líder de vendas e pioneira em mobilidade 100% elétrica na Europa, a Renault acelera a inovação e o desenvolvimento de sua estratégia Z.E. Zero Emissão(1).

Graças à nova bateria Z.E. 40, o ZOE tem uma autonomia recorde de 400 km NEDC, ou seja, o dobro em relação à autonomia na época de seu lançamento.

Agora, o ZOE é o veículo 100% elétrico comercializado em grande escala que oferece a maior autonomia, e ele já está disponível.

Revelado em Pequim em abril de 2016, o Novo KOLEOS chega para complementar o topo de linha da Renault, associando o estilo robusto dos SUV e a sofisticação de um grande sedan.

No Salão do Automóvel de Paris, a Renault aproveita para revelar o Novo KOLEOS INITIALE PARIS, uma versão topo de linha destinada à maioria dos mercados europeus, que estará disponível a partir do segundo trimestre de 2017, junto com o restante da gama Novo KOLEOS,.

O Z32 dá início a um novo ciclo de carros-conceito, explorando o design e as tecnologias dos futuros modelos. Com seu estilo aconchegante e atributos voltados ao prazer de dirigir, este GT elétrico representa a visão da mobilidade do futuro e a paixão pelo automóvel.

01 ZOE bate novo recorde de autonomia: 400 Km NEDC 100% elétrico, disponível desde já

(1) Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2 nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC, com exceção de peças de desgaste.

A Renault está lançando o ZOE com a nova bateria « Z.E. 40 ». Ao mesmo tempo, a gama ZOE oferece novos serviços conectados e evoluções nos níveis de acabamento.

A nova gama ZOE já está disponível para compra a partir de hoje. Produzidos na fábrica da Renault de Flins, na França, os primeiros ZOE equipados com a nova bateria já estarão em circulação antes do fim do ano.

“Com 400 km de autonomia NEDC, a Renault dá uma nova dimensão ao veículo elétrico. Esta ruptura na forma de encarar os percursos 100% elétricos elimina o último freio dos clientes em relação à autonomia.”
Eric Feunteun – Diretor da Divisão de Veículos Elétricos

ZOE equipado com a nova bateria Z.E. 40: a maior autonomia dos veículos elétricos comercializados em grande escala

O dobro de autonomia, para ir mais longe – Apostando em seu papel de líder em vendas e pioneira em mobilidade 100% elétrica na Europa, a Renault acelera a inovação e desenvolvimento de sua estratégia Z.E. — Zero Emissão(1).

Graças à nova bateria Z.E. 40, o ZOE oferece uma autonomia recorde de 400 km NEDC, ou seja, o dobro em relação à autonomia na época do lançamento.

Em condições reais, esta nova autonomia permite percorrer 300 km em trajetos urbanos e periurbanos, por exemplo(2).

(1) Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2 nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC, com exceção de peças de desgaste.

(2) Autonomias para o ZOE equipado do motor padrão R75/90, versão 75 cv ou 90 cv.
Obs.: o motor « R75/90 » era anteriormente chamado de « R240 »; a denominação do motor exibe agora o valor da potência e não da autonomia.
O motor R90 está disponível em todas as versões do ZOE, exceto a versão de entrada de gama na França, que é equipada com o motor R75.

O ZOE oferece agora a maior autonomia dos veículos 100% elétricos comercializados em grande escala. Além disso, ele já está disponível.

Veículo elétrico mais vendido na Europa, o ZOE já é uma alternativa real à motorização térmica, principalmente para o uso diário.

Com a nova bateria, a Renault derruba a última barreira psicológica para a mobilidade elétrica definitiva, permitindo fazer trajetos mais longos e, portanto, usos a cada dia mais diversificados.

O condutor não tem mais que se preocupar com a recarga e, agora, é possível viajar com o ZOE durante o fim de semana.

Autonomia do ZOE com uma carga completa(3):

HOMOLOGAÇÃO CICLO NEDC E CONDIÇÕES REAIS DE UTILIZAÇÃO EM TRAJETO URBANO E PERIURBANO, CLIMA TEMPERADO

Bateria Z.E. 40 (41 kWh)
A nova bateria equipa todas as versões do ZOE, exceto a versão de entrada de gama dos países da Europa, com exceção da França. 400 km 300 km
Bateria de 22 kWh
A bateria padrão só equipa a versão de entrada de gama dos países da Europa, com exceção de França.

240 km 170 km

Os quilômetros de autonomia são rapidamente recuperados durante a recarga. O ritmo de recarga da bateria Z.E. 40 é similar ao da bateria padrão.

Por exemplo, 30 minutos são em média suficientes para obter uma autonomia adicional de 80 quilômetros na maioria dos pontos de recarga acessíveis ao público disponíveis na Europa(4).

E, para obter o máximo da potência dos terminais de recarga rápida, principalmente nos corredores viários, o ZOE oferece a funcionalidade Quick Charge(5).

Inovação: o dobro de capacidade com o mesmo tamanho – A nova bateria Z.E. 40 do ZOE oferece uma energia útil de 41 kWh. Esta capacidade de armazenagem é quase o dobro em comparação a uma bateria padrão de 22 kWh úteis.

Desenvolvida em parceria com a LG Chem, esta bateria conta com a tecnologia de íons de lítio de alta densidade energética.

Os engenheiros da Renault e da LG conseguiram aumentar a capacidade de armazenagem da bateria de íons de lítio, mantendo o mesmo tamanho e um ligeiro aumento de peso. Na verdade, a otimização não é resultado da inclusão de módulos adicionais – como é feito normalmente –, mas de uma melhoria da química das células da bateria para aumentar sua densidade energética. Esta grande evolução foi obtida sem prejuízo para a confiabilidade e segurança na utilização.

Além disso, a grande capacidade energética da bateria é diretamente convertida em autonomia para o ZOE, graças ao cuidado dispensado na integração da bateria no veículo. A gestão eletrônica da bateria otimiza o consumo elétrico do ZOE durante a rodagem, mantendo a potência. Para garantir um funcionamento mais econômico mesmo quando está bem mais quente ou mais frio do lado de fora, o novo sistema de circulação do ar mantém a bateria do ZOE em um nível temperado.

(3) ZOE equipado com motor R75/90 e rodas de 15 ou 16 polegadas PZE.

(4) A velocidade de recarga varia ligeiramente em função da temperatura externa, nível de carga inicial da bateria e potência efetiva fornecida pelo terminal.

(5) ZOE equipado com motor padrão « Q90 », de 90 cv.
Obs.: o motor « Q90 » era anteriormente chamado « Q210 »; a denominação do motor exibe agora o valor da potência e não da autonomia.
O motor Q90 está disponível em todas as versões do ZOE, exceto a versão de entrada de gama nos países da Europa, com exceção da França.

ZOE: concepção e produção 100% Renault
A Renault concebeu e produz tanto o ZOE como a maioria de seus sistemas mecânicos. A marca conta com uma expertise em tecnologia de propulsão elétrica, adquirirda na condição de pioneira e líder em veículos elétricos na Europa, além de sua condição de parceira tecnológica e esportiva no campeonato de Fórmula E. O grupo concentra este know-how principalmente na França, local de concepção e produção dos veículos e sistemas mecânicos de alto valor agregado para o grupo.

Assim como a bateria 22 kWh, a nova bateria Z.E. 40 é montada na fábrica da Renault de Flins (região francesa de Yvelines).

Nesta fábrica também é produzido o Renault ZOE, ao lado do Renault Clio. O ZOE tem projeto e concepção assinados pelos designers e engenheiros do Technocentre da Renault (o centro de tecnologia da marca, localizado na cidade Guyancourt, região de Yvelines).

O motor elétrico R75/90 é produzido na fábrica da Renault em Cléon (Alta Normandia), o polo do grupo para a produção de motores e caixas de câmbio. Lançado no segundo trimestre de 2015 sob a denominação « R240 », ele foi totalmente desenvolvido pela Renault, dando origem ao registro de 95 patentes.

O cárter que faz a integração da bateria no carro, bem como os trens dianteiro e traseiro do ZOE, fazem parte dos sistemas mecânicos 100% Renault. Eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe), e foram concebidos pela engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault.

Novos serviços conectados e novos atributos:
o dia-a-dia fica ainda mais fácil com o ZOE

Z.E. Trip e Z.E Pass: dois serviços para simplificar a recarga em terminais públicos na Europa
Existem aproximadamente 80.000 terminais de recarga acessíveis ao público na Europa. Para que os usuários do ZOE possam utilizá-los de forma simples, a Renault lançou dois serviços gratuitos: o Z.E. Trip ajuda a localizar os pontos de recarga e o Z.E. Pass dá acesso a um máximo de terminais.

Z.E. Trip localiza todos os terminais por meio do sistema de navegação R-LINK
A funcionalidade Z.E. Trip facilita os trajetos de longa distância do ZOE. Graças a ela, o condutor localiza em um mapa todos os pontos de recarga acessíveis ao público nos principais países da Europa(6). O Z.E. Trip pode ser acessado por meio dos controles no volante, graças ao sistema de navegação Renault R-LINK. Assim, é possível selecionar um ponto de recarga para ir até ele diretamente. A funcionalidade Z.E. Trip indica a disponibilidade em tempo real de cada terminal para orientar o condutor até os pontos de recarga livres, informando também o tipo de terminal e a compatibilidade com o veículo. Com o Z.E. Trip, o condutor pode selecionar os terminais conforme a potência, para usufruir de um tempo de recarga adaptado às suas necessidades. O usuário também pode acessar o aplicativo Z.E. Trip pela internet, para preparar o itinerário antecipadamente.

O Z.E. Trip está disponível para todos os clientes europeus do ZOE, a partir de setembro de 2016.

Z.E. Pass: sistema único de acesso e pagamento para um máximo de terminais diferentes
O aplicativo Z.E. Pass facilita a recarga do ZOE seja qual for o operador do terminal, na maioria dos pontos de recarga públicos na Europa. O condutor do ZOE identifica os terminais acessíveis e compara o preço da recarga dos postos nas proximidades, diretamente pelo smartphone ou tablet. O usuário tem acesso a um máximo de terminais sem ter que fazer várias assinaturas específicas para cada rede, podendo pagar a recarga por meio do aplicativo para smartphone ou da etiqueta com tecnologia RFID.

Desenvolvido em parceria com a Bosch, o Z.E. Pass está disponível na Alemanha a partir de setembro de 2016, e será disponibilizado nos meses seguintes na França, Reino Unido, Bélgica, Áustria, Suíça, Holanda, Noruega e Suécia.
(6) França, Alemanha, Benelux, Dinamarca, Áustria e Suíça até o fim de 2016.

Desenvolvimento do aplicativo Z.E. para smartphones navegação de ponta a ponta
Novidade disponível em breve
O aplicativo Z.E. vai ficar ainda mais completo a partir do 1º semestre de 2017, com novas funcionalidades para tornar ainda mais fáceis os trajetos feitos com o ZOE, com a navegação « de ponta a ponta ».

Graças a ela, o usuário programa e segue um trajeto completo, tanto pelo smartphone como no ZOE. Selecionando o destino no aplicativo do smartphone, ele pode enviá-lo ao sistema de navegação do ZOE, o Renault R-LINK. Quando o usuário entra no veículo, o trajeto já está pré-programado automaticamente.
Ao estacionar, o smartphone do usuário assume o sistema de navegação do ZOE, orientando-o pelos últimos metros até o destino final.
Além disso, o aplicativo para smartphone permite que o usuário saiba exatamente onde estacionou o seu ZOE, além de poder consultar o histórico de trajetos em complemento a todos os dados armazenados no computador de bordo.

E ainda: gestão da distância da recarga
O aplicativo para smartphones Z.E. permite que o usuário se conecte com o seu ZOE para otimizar a recarga do veículo, mesmo se ele não estiver dentro do carro.

Em tempo real e à distância, o usuário pode:
Consultar informações sobre o ZOE, tais como nível de recarga, autonomia restante estimada, tempo restante para uma recarga completa se o veículo estiver sendo recarregado, receber alertas de notificação sobre o início e o término da recarga;
Controlar as funcionalidades do ZOE, como o pré-climatização da cabine, inicialização da recarga, ou o calendário de recarga em função do custo e do balanço de CO2 da eletricidade utilizada.

Acabamentos: mais opções e atributos
ZOE Edition One / Bose: nova versão com atributos exclusivos
A Renault está lançando uma nova versão do ZOE, especialmente dirigida aos clientes que buscam atributos exclusivos.

Ela se destaca principalmente pelos revestimentos de couro tipo premium, bancos dianteiros aquecidos e o sistema de áudio BOSE® Esta versão inclui uma série limitada Edition One na França, além de um nível de acabamento Bose nos outros países da Europa.

A versão é oferecida na cor de carroceria Cinza Ítrio, que é única e exclusiva em todos os países de comercialização.

Novidades em design nos outros níveis de acabamento
O ZOE também está disponível em duas novas cores(7): Vermelho Intenso e Cinza Titânio.

O novo interior da versão ZEN dá destaque à luminosidade: molduras cromadas no totem R-LINK, frisos metalizados brilhantes na cor Cinza Fumê, principalmente na alavanca do câmbio e nos alto-falantes, grafismo geométrico no painel.

Já a versão INTENS oferece agora retrovisores externos rebatidos eletricamente e novas rodas de alumínio de 16’’ em duas cores. O interior é ainda mais elegante, principalmente graças a uma nova combinação de cores em tons de preto, declinada nos diferentes materiais da cabine e revestimentos. A versão INTENS conta com um novo pacote de detalhes internos na cor azul, que é ao mesmo tempo vibrante e elegante.

(7) Em todas as versões, com exceção da Edition One / Bose.

02 Renault continua ofensiva de produtos e revela versão INITIALE PARIS na
estreia europeia do Novo KOLEOS

“Ao receber a assinatura INITIALE PARIS, o Novo KOLEOS mostra mais do que nunca que faz parte do topo de linha da Renault. Esta versão oferece o melhor da Renault em matéria serviços e bem-estar a bordo, mantendo as qualidades intrínsecas de robustez e habitabilidade do Novo KOLEOS.”
Philippe Brunet – Diretor de Programas do Segmento D/E

Revelado em Pequim em abril de 2016, o Novo KOLEOS chega para complementar o topo de linha da Renault, trazendo o estilo robusto dos SUV e a sofisticação de um grande sedan. Este autêntico SUV do segmento D tem atributos próprios à sua categoria, mas com o know-how da Renault em termos de conforto e habitabilidade. No Salão do Automóvel de Paris, a Renault aproveita para revelar o Novo KOLEOS INITIALE PARIS, a versão topo de linha destinada à maioria dos mercados europeus, que estará disponível a partir do segundo trimestre de 2017, junto com o restante da gama Novo KOLEOS.

Estilo e equipamentos exclusivos

Depois do Espace, Talisman e Clio, o Novo KOLEOS adota a assinatura INITIALE PARIS, sinônimo do melhor da Renault em termos de conforto e equipamentos. Além de ter uma ampla lista de equipamentos de série, o Novo KOLEOS INITIALE PARIS vai atrair todos os olhares com sua cor de carroceria exclusiva Preto Ametista – com profundos reflexos em tons de Ameixa Metalizado –, além de itens de design e revestimentos internos exclusivos.

Design externo único
O design poderoso e imponente de Novo KOLEOS agrega itens de design externo característicos da assinatura INITIALE PARIS:
Cor exclusiva metalizada Preto Ametista, que chega para complementar a atual cartela com 8 cores da gama,
Rodas de 19’’ diamantadas com design exclusivo,
Assinatura na frente, embaixo do logo da Renault,
Ornamento lateral no para-lama dianteiro.

Conforto e atenção aos detalhes do lado de dentro
O interior do Novo KOLEOS INITIALE PARIS se diferencia do restante da gama de produtos por itens de acabamento e equipamentos de série específicos, como:
Revestimentos de couro tipo napa flor integral, disponível em preto ou em nuances de cinza,

Apoios de cabeça envolventes nos bancos dianteiros,

Volante e alavanca de câmbio forrados de couro tipo napa flor integral,

Ornamentos específicos no painel de bordo e nos painéis das portas,

Painel forrado de couro com pespontos,

Bancos dianteiros aquecidos e ventilados com regulagem elétrica em 6 estágios, mais 2 opções para a lombar do lado do condutor,

Vidros laminados nas laterais, para melhor conforto acústico,

Assinatura interna INITIALE PARIS: soleiras, volante, em relevo na parte superior do encosto dos bancos dianteiros, frisos na parte de trás dos apoios de cabeça dianteiros,

Tapetes de carpete exclusivos,

Cartão-chave inteligente exclusivo INITIALE PARIS,

Ampla linha de sistemas avançados de assistência ao motorista, incluindo frenagem ativa de emergência (AEBS), alerta de saída de faixa (LDW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento das placas de sinalização (TSR), sensor de pontos cegos (BSW), sensor de fadiga (UTA), câmera de ré, mudança automática de faróis altos / baixos (AHL), sensor de estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist (estacionamento automático),

Sistema R-LINK 2 com tela vertical de 8,7 polegadas,

Sistema de áudio BOSE® com 13 alto-falantes de alta performance,

Faróis de full LED « Pure Vision ».

Escolhido por suas sensações visuais e de toque e o mais alto nível de conforto, o couro tipo napa flor integral é característico da assinatura INITIALE PARIS. Durante o processo de curtimento, este couro passa por uma etapa de pisoamento, que faz sobressair o grão natural, tornando-o liso e macio. Os pespontos e a instalação do revestimento de couro no banco são feitos manualmente por funcionários especialmente treinados, o que garante uma montagem impecável.

Assinatura INITIALE PARIS: serviços sob medida e pontos-de-venda exclusivos

A Renault dá atenção especial à qualidade da experiência e aos serviços associados à sua assinatura INITIALE PARIS.

A experiência INITIALE PARIS
Além de suas qualidades intrínsecas e atributos exclusivos, o Novo KOLEOS INITIALE PARIS se diferencia pela oferta de serviços e uma experiência chamada pela Renault de ‘a arte de viajar’:

Call center dedicado, criado para dar respostas concretas e personalizadas às solicitações de assistência em caso de problema, além de permitir agendamentos em 24 horas,

Em alguns mercados, serviços opcionais simplificam e facilitam o dia-a-dia, como leva-e-traz, carro-reserva disponível ao fazer uma revisão e lavagem completa do veículo no momento da entrega pela oficina.

Rede rigorosamente selecionada
Todos os pontos de venda Renault podem comercializar as versões INITIALE PARIS, mas apenas as concessionárias que têm condições de fornecer todos os serviços recebem o selo INITIALE PARIS, que significa um compromisso de:

Apresentar e oferecer um veículo INITIALE PARIS para test drive,

Apresentar as versões INITIALE PARIS em um local de destaque,

Oferecer os serviços exclusivos opcionais INITIALE PARIS.

As concessionárias INITIALE PARIS seguem os novos padrões Renault Store. As concessionárias de nova geração repensaram profundamente sua organização e estrutura para tornar esta experiência mais agradável, inovadora e gratificante. Tudo isso com equipes de vendas treinadas para oferecer esta nova relação com a marca.
Aproximadamente 280 concessionárias INITIALE PARIS na França e outras 40 no restante da Europa participarão do lançamento do Novo KOLEOS a partir do segundo trimestre de 2017.

CINCO NOVIDADES NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS:
GAMA DE PRODUTOS RENAULT TOTALMENTE RENOVADA E A MAIS JOVEM DA EUROPA

Com a apresentação do Novo KOLEOS, o Novo SCÉNIC longo, o Novo MÉGANE Sedan, o Novo CLIO reestilizado e a picape ALASKAN, a Renault reafirma o dinamismo de seu planejamento de produtos.

Desde o lançamento do Novo CLIO, em 2012, a Renault renovou e ampliou totalmente sua gama de produtos. Em quatro anos, foram lançados 11 novos modelos e 15 veículos passaram por uma renovação. A Renault é a montadora de automóveis francesa número 1 em todo o mundo e, agora, oferece a gama de produtos mais jovem da Europa.

Modelo emblemático da marca, o Novo CLIO, é apresentado pela primeira vez para comercialização na versão reestilizada.

Equipados com as últimas tecnologias, o Novo MÉGANE Sedan e o Novo Grand SCÉNIC completam o coração da gama de produtos. Disponível em todos os novos modelos, do MÉGANE ao ESPACE, o R-LINK 2 é uma central de controle que gerencia os atributos do veículo (multimídia, navegação, telefonia, rádio, MULTI-SENSE, sistemas avançados de assistência ao motorista, 4CONTROL, etc.). A tela de 7 polegadas (no formato paisagem) ou 8,7 polegadas (formato retrato) oferece uma interface gráfica de alta qualidade, projetada para um uso automotivo.

O Novo SCÉNIC lança três novidades na gama de produtos Renault: assistente de manutenção de faixa (Lane Keeping Assist), frenagem ativa de emergência com detecção de pedestres (Active Emergency Braking System with pedestrian detection) e sensor de fadiga (tiredness detection warning).

Com o lançamento dos modelos KWID, CAPTUR, KAPTUR, KADJAR e Novo KOLEOS, agora a Renault oferece crossovers em todos os segmentos. O Novo KOLEOS arremata a renovação do topo de linha da Renault. Este SUV global completa a gama de modelos do segmento superior, que conta com o ESPACE, o crossover elegante, além do TALISMAN, nas versões sedan e Estate.

Após o lançamento na América Latina da Renault Duster OROCH, a picape de meia tonelada de carga útil, a Renault revelou no fim de junho a ALASKAN, sua primeira picape de uma tonelada, apresentando suas ambições mundiais para o mercado de picapes.

03 Z32: GT elétrico reúne design e tecnologias dos futuros modelos

Um carro-conceito que personifica o estilo Renault

Exterior exibe a renovação do design
O Z32 é um cupê elétrico de 2 lugares que faz parte da renovação do design, iniciada em 2010 com o DeZir, e materializada no Novo Clio, a partir de 2012.

Com estilo potente e cor de carroceria vermelho paixão, o DeZir simbolizava a primeira etapa – apaixonar-se – da estratégia de design baseada no ciclo da vida.

O Z32 vai mais longe ao expressar a maturidade dos sentimentos e o compromisso.

O Z32 reapresenta a maturidade do design da Renault, que, desde 2014, se tornou a principal razão de compra de um veículo da marca na Europa.

“Agora a Renault oferece uma gama de produtos ampla e completamente renovada, com veículos complementares, mas que têm uma forte identidade. Com o Z32, mantemos a trajetória desta renovação, ao mesmo tempo em que iniciamos uma nova história do ciclo da vida. Este carro-conceito oferece liberdade de expressão e abre caminho para as tendências de nossos próximos veículos. Estas tendências podem ser resumidas em: French Design e Easy Life.”
Laurens van den Acker – Diretor de design industrial

O Z32 carrega o novo design da Renault, com itens de estilo presentes em toda a gama de produtos: linhas simples, sensuais e acolhedoras, uma frente que identifica a marca e a assinatura luminosa em forma de « C ». O Z32 surpreende com seus vidros vermelhos e a carroceria inovadora feita de carbono com superfícies contrastantes.
Lisa e acetinada na frente, esta carroceria simboliza o caráter dinâmico do veículo. Na traseira, ela é formada por facetas hexagonais, que sugerem o temperamento esportivo e tecnológico do Z32.

A cor metálica do Z32 remete a um universo sofisticado e protetor. Já a silhueta exibe os atributos clássicos dos GT.

No capô, a entrada de ar em forma de ninho de abelha faz referência à parte traseira da carroceria. Estas formas hexagonais garantem uma entrada de ar com geometria variável, cujo movimento dá vida ao estilo do Z32, dando a impressão de que o veículo respira.

Na lateral do lado do condutor, a tampa do tanque de combustível é substituída por um display analógico que indica o nível de carga do veículo, dando uma pegada autêntica ao estilo dos veículos esportivos.

Na traseira, o Z32 tem uma assinatura luminosa absolutamente moderna, com fibras óticas que integram um farol a laser na cor vermelha. Esta montagem de fibras com efeito de « cordame » coloca a luz em destaque. A frenagem do veículo provoca um efeito visual, produzindo uma luz viva graças à torsão e superposição de fibras óticas.

Do lado de dentro, autenticidade e modernidade remetem ao futuro
O Z32 coloca as evoluções do design interno em destaque.

O estilo é sensual e aconchegante, com a predominância da cor vermelha. Ele é focado no prazer de dirigir com o uso de materiais nobres, como a madeira e o couro. Aliando artesanato, tecnologia e o melhor do savoir-faire francês, o cockpit prefigura interiores ainda mais elaborados, sofisticados e conectados dos futuros modelos da Renault.

Fazendo a ponte entre o exterior e o interior do veículo, os vidros vermelhos dão luminosidade e aquecem a cabine.

Ao abrir a porta do Z32, o movimento lembra a abertura de um porta-joias. Com uma altura contida de 1.080 mm, o Z32 convida a transpor a lateral da carroceria para ter acesso interior da cabine. Esta forma de acessar o interior do veículo tem um toque vintage que lembra os carros de corrida clássicos, quando o piloto e a máquina pareciam ser um só. O lado esportivo e sensual do acesso ao veículo é acentuado pelo couro vermelho, que recobre a parte superior da coluna. Remetendo a uma sela de cavalo, ela dá aos passageiros a sensação de estarem transpondo uma montaria. O acesso ao interior é facilitado graças aos apoios de cabeça, que recuam automaticamente.

O interior do Z32 surpreende com o painel de madeira vermelha, que integra um compartimento de bagagens localizado na frente veículo.

As malas feitas sob medida são presas por cintas de couro, como uma referência à arte de viajar.

A forma arredondada dos bancos foi inspirada no universo do mobiliário, proporcionando um espaço aconchegante e confortável. Forrados de couro liso em um tom de vermelho profundo, eles evocam a paixão e a sofisticação da marroquinaria.

O painel é fruto de uma parceria com a empresa francesa KEIM-cycles, reconhecida na concepção de quadros de bicicletas de madeira feitas sob medida, que oferecem um alto nível de performance.

A KEIM-cycles desenvolveu um processo por meio do qual finas lâminas de freixo são superpostas e dispostas segundo um padrão preciso para formar o painel. O conjunto oferece uma resistência comparável aos materiais compósitos modernos, valorizando as qualidades estruturais da madeira: leve, resistente, orgânica e aconchegante.

Sofisticado, o painel destaca o interior tecnológico e definitivamente moderno, integrando uma grande tela touchscreen.

Com formato retangular, o volante libera o campo de visão e faz alusão ao universo da Fórmula 1. Ele é dotado de três telas: uma tela central que exibe o logo e duas telas touchscreen de cada lado, que substituem as tradicionais unidades de controle.

Z32 abre caminho para a esportividade elétrica

Motorização inspirada no know-how da Renault em tecnologia elétrica
Líder de vendas e pioneira em mobilidade 100% elétrica na Europa, a Renault contribuiu diretamente para o desenvolvimento do automobilismo esportivo 100% elétrico, com o campeonato FIA de Fórmula E.

O motor do Z32 é derivado do propulsor utilizado pela escuderia Renault e.dams, que é bicampeã do mundo da categoria.

Com uma potência de 260 kW (350 cv) e torque de 380 Nm, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

O Z32 tem duas baterias, sendo que cada uma tem seu próprio sistema de resfriamento, que são otimizados pela entrada de ar do capô com geometria variável.

O Z32 conta com um sistema de recuperação de energia na frenagem, graças à tecnologia RESS (Rechargeable Energy Storage System), desenvolvido para a Fórmula E.

Arquitetura otimiza a performance

A distribuição das massas é otimizada pela localização das baterias, uma na frente e a outra na traseira.

Já o sistema de propulsão transmite melhor a potência para a superfície de rodagem, proporcionando ainda mais prazer de dirigir.

As proporções do Z32 também contribuem para o prazer de dirigir. As largas bitolas (2.048 mm na frente e 2.106 mm na traseira) e a distância entre eixos de 2.776 mm favorecem a aderência ao solo. A carroceria é bastante baixa, melhorando a aerodinâmica, com seu coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,22 Cx. O centro de gravidade também é particularmente baixo, oferecendo melhor estabilidade e reduzindo os movimentos da carroceria.

Para melhorar a autonomia e as performances dinâmicas, as equipes técnicas do Design da Renault trabalharam na redução do peso do veículo. O chassi é composto de uma célula central de carbono, complementada pelos segmentos dianteiro e traseiro em aço tubular. A carroceria e as portas são feitas de carbono. Graças a este trabalho de redução de peso, o Z32 tem as dimensões de um GT espetacular (comprimento de 4.700 mm, largura de 2.180 mm e altura de 1.080 mm), ao mesmo tempo em que mantém um peso limitado a 1.600 kg.

O Z32 é equipado com pneus Continental® produzidos sob medida de 21 polegadas na frente e 22 na traseira. Os pneus são parcialmente esculpidos, o que facilita o escoamento da água da banda de rodagem vermelha e totalmente lisa, assegurando perfeita aderência.

Z32 apresenta as tecnologias do futuro que simplificam o dia-a-dia

Painel touchscreen, personalizável e conectado
O Z32 explora uma nova visão dos painéis de instrumento da marca, com uma tela exclusiva em formato de « L », que reúne a tela do painel de instrumentos e do sistema multimídia.

Esta configuração em « L » reforça o efeito de cockpit e permite visualizar a navegação em formato retrato. A tela do Z32 é inspirada nas últimas tecnologias de Ultra Alta Definição (UHD). A tecnologia de diodo orgânico que emite luz ou OLED (Organic Light-Emitting Diode) associada ao vidro Gorilla® permite obter uma tela fina e recurvada. Ao contrário da tecnologia LED, a tecnologia OLED não requer retroiluminação, permitindo que a cor preta seja exibida de forma mais nítida e sem halo luminoso, com um melhor rendimento das cores e contrastes.

Ao entrar no veículo, a tela dá as boas-vindas e convida o motorista a instalar o smartphone no local dedicado no apoio de braço central. O telefone é imediatamente reconhecido e uma mensagem de boas-vindas é exibida no painel. O veículo é totalmente escaneado para verificar a configuração de perfeito funcionamento.

A tela oferece uma interface do tipo touchscreen, personalizável e conectada. Os aplicativos do smartphone aparecem na tela do sistema multimídia. O condutor pode visualizar os aplicativos que deseja utilizar deslizando-os para o display localizado atrás do volante.

Esta interface é ao mesmo tempo moderna e simples de usar, e se insere na filosofia da marca de oferecer veículos ergonômicos com destaque para o conforto.

Modo de condução autônoma permite viajar conectado

Graças ao sistema Renault MULTI-SENSE, o Z32 permite três modos de condução: neutro, esportivo e autônomo. O Z32 mostra a visão de Renault para a condução autônoma: para tornar o trânsito a cada dia mais seguro e agradável, principalmente com a otimização do tempo dos condutores.

Neste modo de condução, a assinatura luminosa externa é alterada, estendendo-se até os logos laterais e traseiro, para alertar os outros condutores que a condução foi delegada para o veículo.

Composto de dois segmentos de alumínio forrados com couro, o volante se estende para os lados. Fazendo referência a uma tela de cinema, ele simboliza a estreia de um novo universo de condução.

Esta configuração do volante também possibilita uma visão panorâmica sobre o painel.

O Z32 oferece aos dois ocupantes a oportunidade de curtir a viagem de forma conectada. O modo autônomo libera o tempo do condutor e do passageiro, que podem mergulhar em um universo compartilhado, como assistir a um filme, jogar videogame, visualizar fotos, etc.

O Z32 prefigura a estratégia da Renault com o intuito de oferecer, a partir de 2020, uma tecnologia « eyes-off / hands-off », ou seja, o motorista não terá mais que prestar atenção no trajeto ou manter as mãos no volante, com toda a segurança, em veículos comercializados em grande escala e por preços acessíveis.

Renault na edição 2016 do Salão do Automóvel de Paris

O Salão do Automóvel de Paris é um evento imprescindível para a Renault. A cada dois anos, a marca apresenta o melhor de sua gama de produtos e sua visão do automóvel do amanhã. Neste Salão do Automóvel de Paris, a Renault exibe 34 veículos ao público, em 4.000 m2, o maior estande do salão. Diariamente, são mobilizadas 400 pessoas para receber os visitantes e acompanhá-los em uma fascinante viagem ao coração do know-how da marca no universo automobilístico.

Atrações para todos
Durante os eventos temáticos, os visitantes podem conhecer o know-how e as áreas de atuação da Renault que vão além da indústria, incluindo tecnologia, esportes, cinema, música e muitas outras oportunidades de interações personalizadas com a marca.

O Diretor de Design Industrial Laurens van den Acker, terá um encontro com o público, em um dia totalmente dedicado ao design de automóveis.

Os visitantes do estande da Renault também poderão encontrar as estrelas do rúgbi do clube Stade Français Paris, cruzar com os pilotos da equipe Renault e.dams de Fórmula E, tirar uma selfie com a atriz Michèle Laroque ou dançar ao som do DJ convidado pela Radio FG.

A Renault também terá três áreas de demonstração, com especialistas que vão explicar a tecnologia dos últimos modelos. Inovação, automobilismo esportivo e veículos elétricos serão assuntos acessíveis ao público em geral. Já no centro de test drive zero emissão Z.E. localizado no Hall 3, a Renault convida o público para conhecer a mobilidade elétrica.

Para os apaixonados e curiosos, uma boutique Renault oferece uma gama de miniaturas e objetos emblemáticos da marca.

A programação completa das atrações será divulgada na abertura do Salão de Paris.

O virtual, uma realidade
O estande da Renault oferece uma experiência inédita aos visitantes do Salão de Paris, que podem “entrar a bordo” do último carro-conceito Z32 graças aos óculos VR 3D, que permitirão conhecer o interior do veículo por meio da tecnologia de realidade virtual.

Esta experiência interativa também estará disponível na rede de concessionárias da marca na França.

A Renault oferecerá uma visita de 360° em seu estande por meio de qualquer smartphone, tablet ou computador, permitindo mergulhar no ambiente do salão e conhecer todas as novidades da gama de produtos sem sair do sofá.

Através do Twitter e do Periscope, os internautas também podem acessar o conteúdo dos eventos temáticos e ampliar a experiência física no estande.

 

Amparada por uma dinâmica de crescimento, a Renault aproveita o Salão do Automóvel de Paris para receber em seu estande os candidatos que desejam fazer parte do Grupo.

Veículo conectado e autônomo, energias alternativas, novas ferramentas digitais e tantos outros desafios enfrentados pela engenharia fazem com que a marca tenha o objetivo de atrair novos talentos. Nos dias 5 e 12 de outubro, os candidatos interessados poderão conversar com aproximadamente 15 engenheiros do Grupo sobre estes novos desafios e as áreas de atuação associadas.

Os candidatos poderão até mesmo ter um acompanhamento personalizado de responsáveis de recrutamento, que poderão ajudá-los a refinar a orientação em meio à diversidade de áreas e expertises da Engenharia.

Já o dia 6 de outubro será dedicado a todas as áreas para as quais o Grupo está contratando novos talentos, como compras, manufatura, rede de concessionárias, financeiro, etc.

Além destas datas específicas e durante todos os dias de abertura do Salão, haverá um espaço dedicado para conhecer a marca, consultar as oportunidades disponíveis e se candidatar a uma vaga.

Em 2016, a Renault já anunciou a contratação de 1.000 novos colaboradores na França em regime permanente (CDI) e 1.000 em contratos para aprendizes, em diferentes áreas do Grupo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn