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Cooperárvore completa 10 anos com renovação

A Cooperárvore, cooperativa social de moda, comemorou 10 anos de atividade com apresentação dos resultados da parceria com a União Europeia e o lançamento da nova coleção 2017 em evento na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte.

Situada no Jardim Teresópolis, região com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Betim, a cooperativa gera renda para moradores a partir do design e da moda em um processo produtivo circular.

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Resíduos do setor automotivo, como aparas de couro, cintos de segurança e tecido de bancos, são matéria-prima para criação de bolsas, mochilas, carteiras, brindes personalizados, entre outros produtos.

Formada em sua maioria por mulheres, a Cooperárvore está incubada dentro do programa social Árvore da Vida, da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com as ONGs AVSI e CDM.

Tem como diferencial a adoção de um modelo de negócio focado no potencial coletivo para produzir peças reconhecidas pelo design e produção sustentável.

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Desde sua criação, 238 mil peças já foram produzidas e comercializadas até para o exterior a partir da reutilização de 28 toneladas de materiais doados por empresas do setor automotivo.

Os 10 anos da cooperativa marcam importantes conquistas alcançadas por meio da parceria com a União Europeia. Como resultado deste encontro, a Cooperárvore teve a oportunidade de reforçar sua atuação na promoção do protagonismo feminino.

Desde 2014, de forma pioneira no Jardim Teresópolis, sete mil mulheres, número que representa mais de 20% dos moradores da região, participaram de campanhas de empoderamento feminino e seminários sobre o papel da mulher na busca de uma sociedade justa e pacífica.

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Outras 300 mulheres foram atendidas com serviços gratuitos de orientação familiar e de mediação de conflitos, contra a violência doméstica.

O projeto, que somou investimentos de R$ 1,2 milhão e contribui para a política externa da União Europeia no contexto do “Instrumento de Estabilidade e Paz”, também trouxe mudanças no dia a dia produtivo da cooperativa.

Além de cursos de formação profissional e assessoria técnica, a chegada de 26 novos parceiros, entre pessoas físicas, empresas, universidades, ONGs e organizações do setor público, fez o faturamento do grupo aumentar mais de 136% no último ano.

“A Delegação da União Europeia reconhece o êxito do projeto. O sucesso é o coroamento da capacidade das cooperadas de chegarem ao ponto de sustentabilidade como empresa”, afirmou Thierry Dudermel, chefe da Seção de Desenvolvimento e Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil.

Na visão do diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA, Marco Lage, mulheres que trabalham em rede podem alcançar muito mais resultados na conquista da cidadania.

“A cooperativa é um exemplo de que a inclusão social e a profissionalização geram uma onda de reflexão na comunidade, impulsionando novas atitudes”, destacou o executivo durante o evento.

Para comemorar os 10 anos, a cooperativa também lançou a coleção “Renove-se”. São 76  peças e acessórios com estampas inspiradas na figura feminina.

As imagens gráficas e geométricas, como quadrados, losangos e triângulos, estendem-se para as listras com cores vibrantes e formas assimétricas.

A relação do grafismo com o tema da nova coleção simboliza os conceitos de valorização da mulher e da moda sustentável.

A atual presidente da cooperativa, Iracema Pereira da Costa Salgado, foi uma das primeiras mulheres a entrar no grupo e, após 10 anos, faz uma avaliação: “Com muita garra e força de vontade, fizemos a Cooperárvore seguir à diante. No início, não achei que o projeto iria durar tanto. Hoje, vejo que temos condições de crescer sempre mais”.

Os produtos da nova coleção estão disponíveis no site www.cooperarvore.com.br. Informações pelo telefone (31) 3591-5896.

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