quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

100.000ª transmissão automática ZF-EcoLife é produzida em Friedrichshafen, Alemanha

O frequente dar partida, parar e dar partida novamente no tráfego urbano é a regra para ônibus. A transmissão automática de 6 velocidades da ZF EcoLife não apenas torna a condução mais fácil para condutores de ônibus de linha e rodoviários, como suas diversas funções também ajudam a reduzir o consumo de combustível.

Seu recurso mais recente, a inovadora função Start-Stop, vai melhorar ainda mais a eficiência do combustível. A EcoLife comemora um marco importante de produção: sua 100.000ª unidade saiu da linha de produção em Friedrichshafen.

- Publicidade -

“Em ônibus urbanos ou rodoviários, a EcoLife atende às demandas de todas as aplicações”, explica Andreas Moser, Head da Unidade de Negócios de Sistemas de Eixo e Transmissão de Ônibus Urbanos e Rodoviários da ZF.

“A transmissão combina o alto desempenho com alta eficiência, baixos níveis de ruído e economia de combustível”. Além disso, a ZF desenvolveu um modo adicional para reduzir ainda mais o consumo, a inovadora função Start-Stop para condução urbana projetada para a transmissão automática de 6 velocidades.

O software de controle TopDyn Life é outro recurso que ajuda a melhorar a eficiência do combustível. Ele seleciona a melhor estratégia de mudança de marchas para a topografia atual da área onde o ônibus percorre e ajusta a força de frenagem, com a possibilidade de reduzir o consumo em até 5%.

- Publicidade -

Além disso, o retardador integrado primário é incorporado ao sistema de gestão de freio do veículo e suporta alta força de frenagem até mesmo em velocidades baixas, o que reduz efetivamente a deformação nos freios de serviço do veículo.

A transmissão automática está disponível em sete versões. Os torques de entrada vão de 1.000 a 2.300 Nm, garantindo uma condução eficiente e potente em ônibus de até 32 toneladas de peso bruto do veículo.

A ZF produz transmissões automáticas desde 2007. “O lançamento no mercado começou paralelamente à produção do modelo anterior Ecomat, que teve sua produção encerrada em 2015”, diz Moser.

- Publicidade -

“A EcoLife se tornou bem estabelecida no mercado global. Isso se deve especialmente às inovações tecnológicas que acrescentamos continuamente para manter o apelo do produto”.

Por exemplo, a ZF introduziu, com a EcoLife para ônibus rodoviários, uma transmissão automática projetada especificamente para atender às demandas da condução por longas distâncias.

Ela foi exibida na última feira Fetransrio, no Rio de Janeiro, e foi considerada ideal para ônibus interurbanos e rodoviários com até 2.300 Nm de torque de entrada.

Até mesmo para fins off-road, a transmissão automática versátil é utilizada em veículos ferroviários e especiais, com o nome de EcoLife Offroad.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn