Dando continuidade à sua trajetória de crescimento no Brasil, a Renault alcançou novo recorde histórico de participação de mercado ao final de mais um ano.
No fechamento de 2016, a marca atingiu 7,5% de market share, ganho de 0,2 ponto percentual em relação a 2015 – ano de melhor resultado até então.
O avanço mantém a escalada ininterrupta iniciada pela Renault em 2010, quando a marca registrou 4,8% de participação de mercado, em uma ascensão que tem ingredientes como a renovação da gama de veículos, com design mais atraente, a qualidade dos serviços de pós-venda e diversas iniciativas que promovem uma aproximação cada vez maior com os clientes.
Entre os destaques comerciais de 2016, está o Sandero, que terminou o ano em sétimo lugar entre os veículos mais vendidos, com 63.235 unidades. A versão Stepway foi novamente líder entre os hatches compactos aventureiros.
No segmento de veículos comerciais, o Renault Master completou seu terceiro ano consecutivo na liderança do mercado de furgões com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, com 6.340 unidades emplacadas – 3.437 a mais que o segundo colocado na categoria.
“Em 2017 faremos a nossa ofensiva SUV. Captur, Koleos e Kwid são fundamentais na estratégia de continuidade de crescimento da Renault no Brasil. O novo design mundial da marca, aliado à conectividade para facilitar o dia a dia dos clientes, foram as prioridades no desenvolvimento destes produtos”, afirma Fabrice Cambolive, presidente da Renault no Brasil.
A nova linha SUV da Renault mencionada por Cambolive foi a principal atração da marca no Salão do Automóvel de São Paulo 2016. No evento, a Renault apresentou os três modelos – com destaque para o Captur, que chegará ao mercado nacional em fevereiro –, além de dois novos motores: o 1.0 SCe e o 1.6 SCe. Os visitantes do estande também encontraram diversas atrações, como modelos de competição, realidade virtual e ativações especiais no Studio Renault, por onde passaram celebridades e alguns dos mais populares youtubers do Brasil.
Em sintonia com o mundo digital, a Renault ofereceu ao público do evento o aplicativo “Renault Salão SP 2016”. Com seis funcionalidades, o app levava o visitante a uma experiência imersiva, permitindo, por exemplo, que o usuário tivesse em seu smartphone todos os conteúdos da marca. Além de informações dos carros expostos, o visitante podia se divertir com o Captur Game, procurando e “capturando” carros virtuais da Renault pelo Salão.
Ofensiva de motores – A Renault realizou em 2016 a completa renovação da sua linha de motores. Destaque para os novos propulsores 1.0 SCe e 1.6 SCe, sigla para Smart Control Efficiency, lançados em novembro.
Produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, os motores trazem uma série de tecnologias da Formula 1, em nome da economia de combustível e do prazer em dirigir. Os motores 1.0 SCe estão disponíveis para a linha Sandero e Logan e a 1.6 SCe, além de Sandero e Logan, para Duster e Duster Oroch.
Completando a renovação da gama de motores, em agosto chegou ao mercado a atualização do propulsor 2.0 16v para Duster e Duster Oroch, conseguindo melhoria em eficiência energética de até 11,5% em relação ao modelo anterior. Para isso, conta com o ESM (Energy Smart Management), sistema derivado da Fórmula 1 que visa recuperar a energia do veículo, economizando combustível.
Juntamente com a novidade, a Duster Oroch passou a oferecer uma versão com câmbio automático.
Marca mais próxima – A Renault realizou diversas ações de relacionamento com clientes e o público em geral ao longo do ano. Entre os destaques estão a Casa Cor, que percorreu 17 cidades brasileiras em 2016.
Patrocinadora oficial do evento pelo segundo ano consecutivo, a Renault colocou em destaque nesta edição da Casa Cor a picape Duster Oroch, promovendo a criação do ambiente Garagem de Estar – um local concebido para ser um ponto de encontro ideal para passar momentos agradáveis com a família ou amigos.
Para clientes ligados no mundo off-road, a Renault promoveu o Domingo de Duster, mostrando a utilização de todas as potencialidades da versão 4X4 do veículo. O evento foi realizado em seis Estados e no Distrito Federal, em trajetos que incluíam a travessia de rios, dunas e outros cenários desafiadores.
Já para os fãs da velocidade, a marca promoveu o Sandero R.S. Speed Experience, voltado para clientes do seu hot hatch. O evento foi realizado no autódromo da Fazenda Capuava, em Campinas. O Speed Experience incluiu provas de velocidade e momentos práticos e teóricos sobre todas as tecnologias do Sandero R.S. 2.0.
E se o assunto é acelerar, o Campeonato Brasileiro de Marcas não passa batido. Com duas equipes, a Renault disputou o título desta temporada até a última etapa, realizada no autódromo de Interlagos (SP). A marca terminou seu segundo ano como participante do campeonato na segunda colocação geral (504 pontos), com Guilherme Salas como o quarto piloto mais bem classificado. Durante todo o ano, os Fluence de competição cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar cinco vezes. Os pilotos da Renault subiram no pódio em outras nove oportunidades.
Prêmios e reconhecimentos – Durante o ano, a Renault se destacou em importantes premiações e reconhecimentos nacionais e regionais, em temas como pós-venda, gestão e ações sociais.
Em março, a marca foi medalha de ouro no Prêmio WEPs Brasil 2016 – Empresas Empoderando Mulheres, uma iniciativa promovida pela Itaipu Binacional, com chancela da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas, que visa a promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia.
A gestão da Renault foi também destaque da pesquisa 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, promovida pela revista Você S/A. Esta foi a sexta vez consecutiva que a marca esteve neste ranking. Entre os motivos que levaram à conquista estão novamente os programas de equidade de gêneros desenvolvidos pela empresa.
A responsabilidade social, uma das marcas da Renault, foi também reconhecida. O projeto Cozinha Escola, mantido pela Associação Borda Viva, em parceria com o Instituto Renault, conquistou o prêmio Sesi ODS 2016. O prêmio é um reconhecimento às boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas.
Na área de pós-venda, a Renault sagrou-se bicampeã do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente na Categoria Automóveis, como a montadora com o melhor serviço de atendimento ao cliente no Brasil. O prêmio é reconhecido nacionalmente como Raio-X das empresas que mantêm compromissos de qualidade superior no seu relacionamento com o cliente.
Líder do seu segmento há três anos, o Renault Master foi o vencedor do prêmio Maior Valor de Revenda 2016 – Veículos Comerciais 2016, na categoria Camioneta de Carga – Chassi Cabine. O prêmio é resultado de uma pesquisa desenvolvida pela Editora Frota e pela Agência Molicar, que aponta veículos de diferentes segmentos que, após três anos, têm a menor depreciação no mercado.
Instituto Renault – No seu sexto ano de atividades, o Instituto Renault deu continuidade às suas ações de âmbito socioambiental em 2016, que agora também podem ser acompanhadas no portal www.institutorenault.com.br. Desde que foi criado, o Instituto Renault já alcançou 500 mil pessoas com iniciativas hoje realizadas em três eixos: Educação para Segurança no Trânsito, Capital Humano e Meio Ambiente.
Em 2016, no eixo Educação para Segurança no Trânsito, foram inauguradas duas novas minicidades do projeto “O Trânsito e Eu”: em Maringá (PR) e em Santa Barbara D’Oeste (SP). Com isso, chega a sete o número de municípios alcançados de forma permanente pela iniciativa. Além das inaugurações, foram também realizadas oito ações itinerantes em eventos como a ExpoIngá e o Salão do Automóvel de São Paulo, além de shoppings de cidades como Sorocaba, São José do Rio Preto e Curitiba, e dois dos principais parques de São Paulo: Ibirapuera e Villa-Lobos.
Também no mesmo eixo, o Instituto realizou a quarta edição do Open Fórum – Trânsito e Transformação, em Curitiba, reunindo especialistas para falar sobre alguns dos principais temas da mobilidade nas ruas e cidades brasileiras. O Open Fórum também teve uma edição realizada no Salão do Automóvel de São Paulo.
Por fim, o Instituto Renault realizou duas edições do curso de Direção Segura, em Campinas: uma para a imprensa e outra para mulheres. A iniciativa integrou as ações de apoio ao movimento Maio Amarelo, de mobilização para um trânsito mais seguro.
No eixo Capital Humano, o Instituto Renault deu continuidade às ações realizadas em parceria com a Associação Borda Viva. Um dos destaques foi o início das vendas de bolsas e acessórios do projeto Casa de Costura no L’atelier Renault, localizado na avenida des Champs-Élysées, em Paris.
Além disso, em dezembro, as concessionárias Renault Fórmula Parque e Globo (Água Verde), de Curitiba, também começaram a expor e comercializar os produtos, garantindo ainda mais visibilidade para o projeto. Com o mesmo intuito, em 2016, a Associação Borda Viva também participou de vários eventos da Renault para colaboradores, imprensa e público em geral, como duas edições do Bazar Francês, realizado em São Paulo.
No mesmo eixo, o Instituto reformulou seu programa educacional Renault Experience 2.0. Agora totalmente on-line, a iniciativa atingiu seu recorde de inscrições, alcançando jovens universitários de todo o país, que podem transformar suas inovações, dentro dos temas mobilidade e conectividade, em realidade de mercado por meio do modelo de startups.
Destaque também para a participação do paratleta Sandro Colaço nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O atleta, patrocinado pelo Instituto Renault, competiu na modalidade esgrima em cadeira de rodas.
No eixo Meio Ambiente, dez citycars Twizy, da Renault, estão sendo utilizados pela Itaipu Binacional em um projeto de compartilhamento de carros adotados pela companhia energética. Os veículos são colocados à disposição de colaboradores da Itaipu que precisem fazer pequenos trajetos dentro da usina, que elaborou quatro estações para retirada e devolução dos veículos.