quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Desgaste nas buchas e ou bieletas provocam barulho no sistema de suspensão

Muitas vezes o motorista chega à oficina de confiança se queixando de barulho na suspensão e acha que o problema é no amortecedor, quando, na verdade, o que está ocorrendo é um um desgaste nas buchas de borracha que provoca barulho na suspensão.

O gerente qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, explica que é comum o ruído ser confundido com o de amortecedor.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Outra peça que também causa barulho é a bieleta com folga nos pinos, hoje muito presente na maioria das suspensões. Ele afirma, que no caso dos modelos Corsa e Celta o suporte da barra tensora, também conhecido por morceguinho, provova barulho na suspensão que podem levar a erro de diagnóstico.

Para evitar desgastes de peças e garantir a segurança do veículo, Silva recomenda fazer manutenção preventiva e também que os motoristas fiquem atentos a alguns indícios de desgaste.

“É possível evitar o desgaste prematuro dos componentes da suspensão com alguns cuidados básicos, entre eles, não exceder a carga máxima permitida, passar em lombadas ou depressões em velocidade compatível, fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não realizar alterações das características originais e utilizar peças de qualidade”, conta.

- Publicidade -

A recomendação de manutenção preventiva é a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando notar mudança de comportamento do veículo, tais como, ruídos e vibrações, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas.

Esta e outras dicas de manutenção da série “Dicas de Especialistas” estão disponíveis no canal da Nakata no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata ou no site www.nakata.com.br.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil