quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Nova Amarok será o veículo oficial da quarta edição do Rally Mercosul

A Volkswagen Nova Amarok será o veículo oficial do Rally Mercosul, que ocorre entre os dias 07 e 14 de julho.

O evento, que é organizado pela TSO e tem patrocínio da Volkswagen, contará com roteiro de regularidade, partindo de Curitiba (PR) em direção ao Uruguai e finalizando o percurso na capital argentina Buenos Aires.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Serão sete etapas de trechos cronometrados em terrenos off-road e deslocamentos em comboio por estradas principais, totalizando cerca de 3 mil km.

“A Nova Amarok é uma das picapes médias mais avançadas tecnicamente no mercado brasileiro. Participar desse rali é uma ótima oportunidade para reforçar, na prática, toda a robustez e tecnologia da Nova Amarok”, afirma o gerente executivo de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, Ricardo Casagrande.

O Rally Mercosul 2017 será dividido em três categorias.

- Publicidade -

A “Graduados” é destinada a pilotos e navegadores que estão federados através de alguma federação estadual de automobilismo nas categorias Master, Graduados ou Turismo.

São pilotos e navegadores com experiência que já participam habitualmente de outros campeonatos e poderão se utilizar de qualquer equipamento de navegação disponível.

Obrigatório estar com documentação em dia, que deverá ser apresentada no momento da inscrição.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A categoria “Turismo Light” tem como foco os pilotos, navegadores e acompanhantes que não estão federados, sem experiência ou com participações esporádicas em campeonatos.

Não poderão ser usados equipamentos de navegação integrados. A tripulação de cada carro nessa categoria poderá ter até quatro pessoas.A categoria Expedition é um passeio, sem competição e sem restrição de idade.

Como a Nova Amarok é o veículo oficial da organização da 4ª Edição do Rally Mercosul, a organização do evento criou uma categoria específica para a picape média Volkswagen.

Quem participar com a Amarok (de qualquer ano ou modelo), tanto na categoria “Graduados” como na “Turismo”, automaticamente concorrerá também ao “Troféu Amarok”, uma premiação especial para a melhor Amarok em cada uma das categorias.

E mais: quem se inscrever com uma Volkswagen Amarok, terá desconto  no valor da inscrição em qualquer categoria.

Vale ressaltar que o evento é aberto para qualquer veículo com tração 4×4, de qualquer marca, não sendo necessária preparação especial ou modificações específicas nos veículos.

A única recomendação da organização do evento é que, se possível, os modelos sejam equipados com pneus de uso misto, para garantir bom desempenho nos trechos fora de estrada.

As edições anteriores do Rally Mercosul foram realizadas em 2004, 2005 e 2016, passando por diversos estados do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Mais informações no site http://www.rallymercosul.com.br/

Referência em design, conectividade e tecnologia – Uma das novidades apresentadas pela Volkswagen  no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, a Nova Amarok chegou às concessionárias para se tornar referência em sua categoria em termos de design, conectividade e tecnologia, além de manter a imagem de robustez e força, já reconhecidos pelo mercado.

O modelo traz os sistemas de infotainment mais avançados do mercado, capazes de espelhar o celular com as plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay.

Disponível em seis versões, o modelo traz um uma série de itens exclusivos na categoria, como bancos dianteiros (motorista e passageiro) com ajustes elétricos e sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão).

Fora isso, mantém uma série de itens que continuam exclusivos na categoria, como a tração 4×4 permanente, o ABS off-road e a transmissão automática de oito velocidades.

A linha 2017 da picape Volkswagen é oferecida no mercado brasileiro nas versões S (cabine simples e cabine dupla), SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme (estas sempre com carroceria de cabine dupla).

A versão S conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque, sempre associado à transmissão manual de seis velocidades.

As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm (400 Nm) com transmissão manual (versão SE) e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (item de série nas demais versões).

A versão Highline traz de série, entre outros itens, indicador de perda de pressão dos pneus, airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED.

Interior de luxo e funcional – O novo painel de instrumentos chama a atenção. O quadro de instrumentos com iluminação vermelha, nas versões S e SE, dá lugar a um novo conjunto com iluminação branca, de leitura ainda mais fácil.

As saídas de ar passam a ter formas retangulares e há uma nova faixa decorativa horizontal, que nas versões S, SE e Trendline é na tonalidade “deep inox”, e na Highline, é “bright silver”.

Comandos do ar-condicionado, disposição da régua central dos controles no painel e um amplo porta-objetos na parte central superior do painel: tudo é novo.

Exclusivo para a Amarok Extreme, o novo instrumento combinado “Premium Color” apresenta tela colorida 3D de 3,5”.

Outras exclusividades desta versão são as capas esportivas dos pedais e os tapetes em carpete com a inscrição “Extreme”

A Nova Amarok marca a estreia de bancos que trazem recursos inéditos para ajustes e em conforto na categoria de picapes.

Isso porque os bancos dianteiros da picape Volkswagen possuem o certificado “ergoComfort”.

Os novos bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).

Tecnologia e segurança – A Nova Amarok oferece o que há de mais moderno no segmento de picapes médias. A Amarok apresenta de série e como item exclusivo na categoria o sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão).

Esse sistema aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

Freios com ABS “off road”, que otimizam a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen.

Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Nova Amarok dispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).

Confira o vídeo da Nova Amarok clicando aqui.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil