O incremento das exportações da Volkswagen do Brasil em 2017 superam os 61,8% de crescimento verificado pela indústria nos cinco primeiros meses de 2017 em relação ao mesmo período de 2016.
“A formatação da nova estrutura regional na América do Sul nos permite trabalhar de maneira mais eficiente e atuar mais ativamente nas decisões voltadas aos mercados da região. Essa estratégia ajuda também a tornar a marca Volkswagen mais conectada ao consumidor, ágil e competitiva, possibilitando conquistar uma participação mais forte principalmente no mercados vizinhos ao nosso”, afirma o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
Os países que mais receberam os veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil foram Argentina, México e Colômbia.
“Nossa oferta atual de produtos é capaz de atender os padrões de qualidade exigidos pelos mercados que compram os carros que fabricamos no Brasil. Isso tem permitido que a marca busque novas oportunidades de negócios, elevando as exportações”, explica Thomas Owsianski, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América do Sul (SAM).
A performance positiva até o momento em 2017 reflete os primeiros resultados da criação da estrutura regional SAM, que engloba a América do Sul, América Central e Caribe, em um total de 29 países.
Líder em exportações em 2016 e maior exportadora da história do País – A Volkswagen foi a maior exportadora do setor automotivo em 2016, com 107.322 unidades embarcadas para 16 países.
Em toda a sua história, a Volkswagen já exportou mais de 3,5 milhões de veículos para 147 países.
Com mais de 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no País.
3,5 milhões de veículos exportados em sua história – Maior fabricante e exportadora de veículos da história do País, a Volkswagen do Brasil conquistou no início do ano a marca de 3,5 milhões de veículos exportados desde que iniciaram os seus embarques, em 1970.
novo up! começa a ser exportado – A Volkswagen do Brasil anunciou em maio o início da exportação do recém-lançado novo up!.
Curiosidades sobre as exportações:
- As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do Sul.
- Em 1972 os volumes exportados já chegavam a 7.204 unidades. Este número expressivo fez a empresa perceber a grande oportunidade de tornar-se líder em exportação (automóveis e comerciais leves).
- Um dos maiores contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat de 1983 a 1988.
- Outro grande contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com 25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
- Em 2000, após o sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais exigentes do mundo, com as exportações do modelo Golf. Foram 137.925 unidades do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá entre os anos de 2000 a 2009.
- O Gol com motor a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
- Em junho de 2004 a Volkswagen comemorou 1,5 milhão de unidades exportadas. O veículo que representou esse marco foi um Gol destinado à Venezuela.
- O ano de 2005 registra o ápice da exportação, com a abertura dos mercados da África e Oriente Médio, mais uma vez a Volkswagen do Brasil superou desafios levando produtos para países com diferentes exigências.
- Os produtos da Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na Europa, África, Ásia e Américas.
- Com a criação do Mercosul em 1991 inicialmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, no qual os objetivos primordiais eram a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros, o impacto geral sobre a performance da indústria automobilística foi extremamente positivo, considerando que esses países tornaram-se um importante polo de atração de investimentos estrangeiros diretos.
- Em alguns países os modelos receberam outro nome, como o Gol no México, Rússia e Egito chamou-se Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
- Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular naquele país.
- Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
- China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.
- up! começa a ser exportado em 2014. Cerca de 2.000 unidades do up! desembarcaram na Argentina nas versões 2 e 4 portas.
- Em 2015, o up! passa a ser exportado também para o Uruguai, México e Peru.
- Em 2016, o up! conquistou mais três novos mercados: Paraguai, Costa Rica e Curaçao.
- Volkswagen do Brasil chega a 3,5 milhões de veículos exportados em sua história e reafirma a sua liderança nos envios a outros mercado com os resultados de 2016.