quinta-feira, 9 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

MAN Latin America deixa o Programa Seguro-Emprego e fábrica de Resende volta a funcionar cinco dias da semana

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos cavalos mecânicos MAN, voltará a operar normalmente em um turno de produção a partir da próxima segunda-feira (10/7).

A proposta de se deixar o Programa Seguro-Emprego – PSE, feita pela montadora ao Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, foi previamente aprovada pelos colaboradores após assembleia em frente à fábrica de Resende (RJ).

- Publicidade - Ofertas FIAT

A decisão foi confirmada segunda-feira (3/7) por Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, durante evento do setor em Sorocaba (SP).

“Além do crescimento em exportações e do nosso compromisso em atender as encomendas já feitas para os próximos meses, vemos os primeiros sinais de que o mercado brasileiro está reagindo após um longo período de queda. Desde janeiro de 2015 firmamos acordos para a redução da jornada, primeiro em acordo coletivo com o sindicato, depois por adesão ao PSE. No último mês de abril, a redução de 20% passou a 10%, e para o restante do ano o turno de produção será normal, de cinco dias por semana”, explica Cortes.

A linha de caminhões e ônibus Volkswagen, desenvolvida no Brasil e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, também terá a partir deste ano um novo ciclo de investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história.

- Publicidade -

Os recursos serão investidos na constante renovação de sua linha de produtos, inovações em digitalização e conectividade, atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende e expansão da marca VWCO no mercado internacional.

Desde 2004 a montadora também opera uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN.

Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os kits brasileiros de caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação