sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Continental e MAN apresentam o pneu verde Conti e.MotionPro na IAA 2018

O pneu verde Conti e.MotionPro, para veículos comerciais elétricos, foi  um dos destaques da participação da Continental, maior fabricante de pneus da Alemanha e um dos maiores grupos sistemistas do mundo, no Salão Internacional do Transporte – IAA 2018 encerrado hoje (27) em Hanover.

Desenvolvido para o MAN CitE, caminhão elétrico da MAN, o Conti e.MotionPro se destaca por seu design ousado que combina uma impactante faixa azul aplicada na parede lateral e sulcos esculpidos à mão em fundo também azul.

Um pneu perfeito para a proposta moderna do novo MAN CitE. Especialistas da Continental, em parceria com a MAN, trabalharam o design do Conti e.MotionPro com base no layout do caminhão.

Durante o processo de produção do Conti e.MotionPro na fábrica da Continental em Púchov, na Eslováquia, o revestimento lateral foi fabricado à mão e a tinta azul aplicada na parede lateral enquanto o pneu ainda estava aquecido.

O perfil personalizado foi então criado em um trabalhoso processo de corte robótico e aperfeiçoado por especialistas em pneus na planta de Stöcken, na Alemanha.
Simultaneamente, pequenas peças de borracha foram coladas manualmente nas ranhuras.
A Continental é um dos poucos fabricantes de pneus no mundo com capacidade para produzir manualmente desenhos individuais em pequenas quantidades.

Desenvolvido em apenas 18 meses, o MAN CitE é um novo conceito em caminhão elétrico que estabelece padrões em termos de ergonomia, segurança e sustentabilidade no tráfego de entregas urbanas.

Pneus para veículos comerciais elétricos têm requisitos diferentes, especialmente no que diz respeito à otimização de quilometragem e à resistência ao rolamento.
O aumento de sua capacidade de carga ou de potência de tração podem significar desafios adicionais para a capacidade de carga ou da resistência dos pneus ao desgaste, por exemplo.

“Os veículos elétricos podem ser temporariamente equipados com pneus convencionais. No entanto, as novas motorizações e os novos conceitos a eles associados alteram os requisitos para os pneus de veículos comerciais. Estamos utilizando parcerias para enriquecer nossa experiência no desenvolvimento de pneus com tecnologia de ponta para caminhões e ônibus elétricos”, explica Klaus Kreipe, head de equipamento original pneus de carga da Continental.

Os visitantes da IAA 2018 puderam conhecer também a plataforma digital de monotiramento de pneus ContiConnect™ em demonstração em um Volvo FH 6×2.

Ela possibilita às frotas migrarem do atual monitoramento manual dos pneus para uma rotina totalmente automatizada, economizando o tempo de inspeção e reduzindo eventuais problemas críticos relacionados à operação.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn