O Ford Ka é o hatch compacto que tem o seguro mais barato do segmento, segundo o levantamento periódico realizado pela Mapfre, seguradora parceira do programa de Seguros Ford.
O custo médio nacional da apólice do Ka, calculado com base no local de residência do segurado, sem perfil do condutor, é de 3,2% do preço do veículo – o que, em termos absolutos, representa um valor 45% menor que o do concorrente mais próximo.
Essa diferença se deve, em grande parte, ao conteúdo tecnológico que o hatch da Ford oferece, somando baixo custo de manutenção e reparabilidade com itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa, disponíveis na versão SEL, que ajudam na prevenção de acidentes.
“O Ford Ka é um dos carros mais seguros do segmento e isso se reflete também no valor do seguro, que considera fatores como o índice de sinistralidade, custo de peças e facilidade de reparação”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Essas vantagens são uma característica do projeto avançado do veículo, que se destaca também pela dirigibilidade.
O modelo vem de série com assistência elétrica da direção e freios ABS com distribuição eletrônica, controle de frenagem em curvas e luzes de frenagem de emergência, que piscam para alertar os motoristas de trás nessa condição.
Travamento automático das portas, apoio de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, aviso de portas abertas, desembaçador do vidro traseiro, ganchos Isofix para cadeiras infantis e faróis com temporizador são outros itens de série.