sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Valeo divulga finalistas do Desafio de Inovação

A Valeo anunciou os nomes das sete equipes classificadas para a final da quarta edição do Desafio de Inovação, que será disputada em Paris, no dia 26 de outubro.

Criada para estimular e reconhecer o talento dos jovens universitários em todo o mundo, a competição pediu aos estudantes para projetar o carro de 2030, destacando como o veículo poderá ser utilizado de forma mais inteligente, intuitiva e sustentável.

Os trabalhos vão concorrer a prêmios de 100 mil Euros (primeiro lugar) e 10 mil Euros (segundo lugar), nas categorias “Inovação Tecnológica” e “Ideias Para Novas Maneiras de Usar Carros”. Os vencedores serão conhecidos em 27 de outubro.

Os sete finalistas são provenientes de seis países de três continentes.

Na categoria “Inovação tecnológica” concorrem as equipes da Autónoma University, de San Luis Potosí, (México), com um projeto para recuperar a energia de travagem; da Universidade Técnica Nacional de Atenas (Grécia), com um estudo sobre a transferência de energia de um veículo para outro; e da Varsóvia University of Technology (Polônia), com um trabalho capaz de detectar superfícies de estrada que estão gelada e molhada.

Este ano, o grupo vencedor ainda ganhará a oportunidade de participar de um acelerador de star-up Valeo, uma parceria para desenvolver seu projeto.

Já na categoria “Ideias para novas maneiras de usar carros”, participam da final os estudantes da Universidade de Granada (Espanha), com uma proposta para medir em tempo real as emissões geradas pelos veículos e a qualidade de ar de cabine; do Instituto de tecnologia de Roorkee (Índia), que desenvolveu um programa de controle de velocidade inteligente para otimizar o tempo de viagem e segurança e, ao mesmo tempo, aliviar a congestão; do Jan Matejko Academia de Belas Artes (Polônia), que propõe a construção de cápsulas para servir como habitação e transporte; e do EDHEC Business School (França), que desenvolveu um aplicativo para localizar de forma mais rápida e fácil a solução mais econômica de estacionamento.

Este ano, o Desafio de Inovação contou com a participação de quase cinco mil estudantes e 1.628 equipes de 80 países e de 748 universidades e escolas.

Brasileiros já faturaram o prêmio – Os estudantes brasileiros já brilharam no Desafio de Inovação Valeo.

Em 2014, Alexandre Marques Bemquerer e Ana Carla Campos que, na época, faziam o curso de Engenharia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganharam o premio de 100 mil Euros ao propor a reinvenção do sistema de transmissão mecânica por acoplamento da bomba e do motor hidráulico.

A ideia da dupla resultaria em um câmbio que se adapta melhor às necessidades do motorista, além de reduzir o consumo de combustível e o nível de emissões de gás carbônico.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn