segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz avança sua conectividade com frotistas e motoristas na Fenatran

Seguindo o seu compromisso com a inovação, a Mercedes-Benz avança, cada vez mais, no campo da conectividade atrelada a seus caminhões e serviços.

Na Fenatran, essa nova realidade será destacada pelo lançamento do Fleetboard Telediagnose, funcionalidade que faz a gestão do caminhão onde quer que ele esteja, e pela ampliação dos negócios com o TruckPad, que permitirá à marca se conectar com os motoristas 24 horas por dia.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Essas tecnologias reforçam a tendência crescente do uso da conectividade e da interatividade por nossa Empresa para oferecer soluções online que ajudam nossos clientes a obter mais disponibilidade do seu veículo e um menor custo operacional”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Essas duas ferramentas ampliam ainda mais o nosso já abrangente portfólio de serviços, que é um grande diferencial da marca no mercado brasileiro. Aliás, é com prazer que anuncio que, a partir de janeiro de 2018, todos os caminhões Actros vendidos no País sairão de fábrica com o Fleetboard ativado. É a Mercedes-Benz cada vez mais conectada ao mundo digital”.

Telediagnose aciona gestor de frota em caso de necessidade – Nova funcionalidade do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, a Telediagnose já está disponível para os clientes no País. Ela identifica, por exemplo, a necessidade de uma manutenção e, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, aciona o gestor da frota para avisá-lo e propor a melhor solução e preservar seu veículo.

- Publicidade -

A Telediagnose capta todas as falhas geradas nos diversos módulos do caminhão (motor, câmbio, embreagem, freio e outros) e envia as informações para a Central de Relacionamento com o Cliente, na unidade da Empresa em Campinas, São Paulo.

O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. As irregularidades são classificadas de acordo com sua gravidade.

Conforme a situação, a Central comunica o ocorrido ao gestor da frota, chegando a indicar o envio do veículo a um concessionário quando for necessário e até sugerir a parada do veículo, se for o caso. Assim, preserva o produto, garantindo sua vida útil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Caso o cliente concorde, a própria Central já faz a intermediação com o concessionário mais próximo, informando previamente os dados do caminhão. O cliente só poderá contar com guincho se isso for necessário e caso o reparo que ele venha a fazer esteja coberto pelo plano de manutenção contratado.

TruckPad permite contato em tempo real com os motoristas – Também com foco em conectividade e interatividade, a Mercedes-Benz mantém, há um ano e dois meses, parceria com o TruckPad, o inovador aplicativo para smartphones que liga diretamente o motorista aos contratantes de fretes

“A partir da Fenatran, estamos ampliando os nossos negócios com o TruckPad. A ferramenta passa a ser utilizada sistematicamente pela Mercedes-benz.  Isso acontece porque nós queremos estar o tempo todo plugados com o motorista, de Norte a Sul do País, e com comunicação rápida com esse profissional”, afirma Schiemer.

Atualmente, são 500 mil motoristas que fizeram download do App, o que significa que 50% do universo dos autônomos conhecem esta ferramenta. Além disso, cerca de 8.000 empresas contratantes de fretes aderiram à ferramenta.

O TruckPad baseia-se num conceito básico: as empresas de transporte oferecem os fretes e os motoristas recebem as ofertas por meio do aplicativo em seus smartphones. Para tanto, basta apenas que eles façam seus cadastros na ferramenta, o que os habilita a ofertar e a realizar a operação de transporte.

Ao utilizar esse App, o profissional não precisa ficar se deslocando vazio em busca de carga. Permanece em sua base e só sai quando o frete estiver acertado, economizando tempo e combustível, aumentando assim a sua rentabilidade operacional.

De acordo com os gestores do TruckPad, os motoristas faturam até 50% a mais com a utilização do aplicativo. Sem o uso da ferramenta, eles rodam até 15 dias por mês com o caminhão vazio à procura de carga. Com o TruckPad, esse período cai para 2 a 3 dias.

Com essa ampliação de parceria, a Mercedes-Benz tem acesso a um expressivo universo de motoristas, incrementando relacionamentos e aprofundando o conhecimento sobre seu perfil e hábitos, o que permite falar diretamente com eles, entender suas demandas e sempre oferecer novas soluções.

Além do relacionamento mais intenso com os profissionais da estrada, a parceria permite que a Mercedes-Benz aproveite o contato instantâneo com os motoristas, em tempo real, para informar sobre produtos, serviços, eventos e outras ações. Por meio do TruckPad, também é possível realizar pesquisas rápidas, a qualquer hora, que sirvam de referência para avaliações e o aprimoramento de produtos e serviços. “A presença da Mercedes-Benz nesse App reforça o compromisso da Empresa em ouvir o que as estradas têm a dizer, a fim de gerar soluções para cada demanda dos clientes e dos motoristas”, conclui Schiemer.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil