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Melhores papers do Congresso SAE 2017 são das áreas de simulação e powertrain

Fabio de Castro Radicchi, engenheiro do Centro de Tecnologia e Mobilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (CTM-UFMG), e Karsten Wittek, professor de engenharia mecânica na Heilbronn University, da Alemanha, foram os autores principais dos melhores papers do Congresso SAE BRASIL 2017, nas categorias Nacional e Internacional, respectivamente.

O Prêmio SAE BRASIL de Meio Ambiente foi para Luiz Carlos Daemme, pesquisador dos Institutos Lactec.

A cerimônia de premiação será no dia 20 de fevereiro de 2018, em São Paulo.
Os trabalhos classificados como Melhor Paper Nacional e Internacional, e Prêmio SAE BRASIL de Meio Ambiente, além de 10 Menções Honrosas, foram selecionados pelo Comitê Técnico da associação, dirigido por Gilberto Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica Universidade de São Paulo.
PAPER NACIONAL – “Study of the effects of flow box utilization on charge motion and mixture formation in an internal combustion engine” (“Estudo dos efeitos da utilização de um flow box no movimento da carga e na formação da mistura em um motor de combustão interna”) é o título do Melhor Paper Nacional, da área de Testes e Simulações, premiado com o direito à participação, com despesas pagas, no Congresso SAE de Detroit-Michigan (WCX SAE World Congress Experience), de 10 a 12 de abril de 2018.
O trabalho apresenta análise numérica do uso de um flow box no sistema de admissão de motor de combustão interna com ignição por centelha. para a otimização do escoamento de ar, melhoria do desempenho e redução do consumo de combustível.
PAPER INTERNACIONAL – “Effects of Variable Compression Ratio (VCR) on a small bore boosted SI engine” (“Efeitos da relação de Compressão Variável em Motores a explosão por faísca, pequenos e turbinados”) é o tema abordado no Melhor Paper Internacional, cujo autor principal receberá o direito de participar do Congresso SAE BRASIL 2018, em São Paulo, com despesas pagas.
O paper aborda a tecnologia da relação de compressão variável, solução procurada pela engenharia para adaptar propulsores para o melhor rendimento em cada tipo de combustível.
A partir de um protótipo de 1 litro, de 3 cilindros com injeção direta e sistema de VCR de dois estágios,  foram realizados testes para investigar o efeito da VCR na eficiência e nas emissões.
Com as melhorias obtidas na eficiência do motor, foram feitas simulações para prever a economia para usuários de diferentes veículos e cenários operacionais variados.
MEIO AMBIENTE – “Questões sobre emissões veiculares no Brasil” é o título do paper vencedor na área de Meio Ambiente, que compara o desempenho de cinco motocicletas, quatro com motor a combustão interna (ICE) e uma com motor elétrico (EE), submetidas a rotinas padrão de acordo com parâmetros do PROMOT (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Foram avaliados o desempenho energético em relação à fonte de energia, e o potencial de emissões de gases de efeito estufa, com diferenças significativas de resultados em eficiência energética e geração de gases para ambas as tecnologias, bem como a influência relacionada ao uso de etanol e suas misturas.
MENÇÕES HONROSAS
Chassis – “Making a Regional Belt Drive Rack Electric Power Steering System Global“, autor principal Marcos Colombini (General Motors);
Combustíveis e Recursos Energéticos – “Influence of suspension parameters, tire-pressure and tire-type on vehicle fuel consumption”, autor principal Gustavo Rocha Sanchez (Instituto Mauá de Tecnologia);
Materiais – “Comparative tribological behavior of SAE XEV-F valve steel with and without nitriding under dry sliding condition”, autor principal Pablo Alejandro Correa Saldarriaga (LFS);
Meio Ambiente –“Questions about real drive emissions in Brazil”, autor principal Andre Luiz Forcetto (Cetesb);
Metodologia de Projeto e Design – “Product Development Process for Suspension Component Aided by Numerical Simulations”, autor principal Rafael Kiemo Pfau Santos (UFCS Joinville);
Peças e Componentes – “Criteria For Complexity Reduction In The Definition Of Connections”, autor principal Bruno Marchiori Grioletti (Delphi);
Powertrain (Motores e Transmissões) – “High Efficiency Flex-Fuel Engines and the End of the 70% Paradigm”, autor principal Paulo Cesar Gomes (Bosch);
Ruídos e Vibrações – “NVH performance of a Medium Size Truck under the effect of misalignment on the powertrain mounts”, autor principal Lucas Mozelli Padial (General Motors);
Testes e Simulações – “A brief discussion on vehicle coast down comparative analysis”, autor principal Ricardo Fernandes Lopes (General Motors);
Veículos e Desempenho – “Evaluation of the influence of an alternator with mechanical decoupling on energy consumption and CO2 emission in a flex fuel vehicle”, autor principal Luis Carlos Monteiro Sales (FCA – Fiat Chrysler).
O Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2017 apresentou 101 papers. “Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os trabalhos técnicos do Congresso são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual”, diz. Gilberto Souza, engenheiro, chairperson do Comitê Técnico do Congresso.

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