No total, a empresa emplacou 167,1 mil veículos, contra 149,9 mil unidades emplacadas em 2016, um crescimento de 11,4%, superior ao aumento registrado pelo mercado automobilístico brasileiro em 2017, que foi de 9,4%.
“Chegamos ao final do ano com vários motivos para comemorar. Apresentamos dois novos produtos: o Captur e o Kwid, principal lançamento do ano. A produção desses veículos para os mercados interno e externo motivou a contratação de 1.300 colaboradores para a inauguração do terceiro turno completo. Tudo isso só foi possível porque a Renault manteve inalterados seus investimentos no Brasil, mesmo em períodos de instabilidade econômica. É a soma desses fatores que nos permitiu, mais uma vez, crescer em participação de mercado no país”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.
Entre os destaques comerciais da marca estão o Sandero, sexto veículo mais emplacado do Brasil em 2017, com 67,3 mil unidades; o Kwid, com 22,6 mil unidades comercializadas após seu lançamento, em agosto; e o Renault Master, líder absoluto pelo quarto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 51% de market share.
Destaque também para as exportações, que alcançaram recorde histórico em 2017, chegando a 98,3 mil veículos (de passeio e comerciais leves), contra 71,3 mil unidades em 2016, uma alta de quase 38%.
Investimentos: uma nova fábrica – Além do crescimento em market share, em 2017 a confiança da Renault no país foi mais uma vez comprovada, com o anúncio de investimentos de R$ 750 milhões no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.
O montante já está sendo aplicado na construção de uma nova fábrica: a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA) e na ampliação da Curitiba Motores (CMO).
A nova unidade será inaugurada no primeiro bimestre de 2018.
Lançamentos – Em março, o mercado brasileiro foi apresentado ao Renault Captur, SUV que impressiona à primeira vista graças a seu design, cujas linhas seguem a nova identidade visual da Renault e são assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL).
O modelo oferece maiores altura do solo, posição de direção, comprimento e entre-eixos de sua categoria. Fabricado no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o Captur traz o conforto e espaço interno do universo SUV, com alta oferta de conectividade, tecnologia e segurança.
Apresentado inicialmente nas versões 1.6 Sce mecânica e 2.0 16V automática, o veículo ganhou, em junho, a opção 1.6 SCe com câmbio X-TRONIC CVT, que proporciona ainda mais conforto aliado a economia de combustível.
Também no primeiro semestre, os apaixonados pela velocidade foram apresentados ao Sandero R.S 2.0 Racing Spirit, uma série limitada do hot hatch mais vendido do país, com visual ainda mais esportivo.
Por fim, em agosto, a Renault realizou o principal lançamento do mercado automobilístico em 2017: o Kwid.
- “Melhor Compra 2017”, entre todos os automóveis à venda no Brasil, revista Quatro Rodas
- Melhor compra do segmento na categoria “Carro até R$ 38.000”, revista Quatro Rodas
- “Melhor Carro Compacto”, no prêmio CAR Awards 2018, CAR Magazine
- “Melhor SUV de entrada”, no prêmio “Os Escolhidos”
- “Carro de Passeio 1.0”, na premiação Carsughi L’Auto Preferita
- Melhor carro na Categoria “Carros de até 1.200cc” no Prêmio Abiauto 2017 (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva)
- “Melhor veículo do ano”, no prêmio Top Car TV
- “Melhor Comercial de TV”, também no prêmio Top Car TV
A mesma publicação também elegeu o Sandero R.S. 2.0 a melhor compra na categoria “Esportivos de até 350 cv” e o utilitário-esportivo Duster 1.6 automático na categoria “SUV até R$ 80.000”.
O Captur foi vencedor na categoria “Melhor Design América Latina” no prêmio Americar, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, que reúne 70 jornalistas de 11 países da região.
Já o Sandero foi o vencedor na categoria “Hatch Pequeno”, no prêmio “Os Escolhidos”, premiação feita por voto popular e pela escolha de 17 jornalistas da imprensa automobilística.
Por fim, o programa “O Trânsito e Eu” foi o vencedor da categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social” no prêmio Top Car TV 2017.
Além dos prêmios da imprensa automobilística, a Renault mais uma vez foi eleita uma das 150 melhores empresas para trabalhar no ranking da revista Você S.A.
Este é o segundo maior evento de clientes de R.S. do mundo, atrás apenas das “Journées Passion de Spa Francorchamps”, realizadas na França.
Já para os amantes do mundo off-road, a Renault realizou três edições do Domingo de Duster: em João Pessoa, em Fortaleza e na Serra Gaúcha.
Reunindo proprietários dos veículos Duster 4X2, 4×4 e também da picape Duster Oroch, o evento é uma ótima oportunidade para que os proprietários desses veículos possam rodar em trajetos off-road com total segurança e orientação de profissionais qualificados e experientes.
Instituto Renault – O Instituto Renault completou seu sétimo ano em 2017, alcançando, ao longo desse tempo, mais de 600 mil pessoas.
No eixo Educação para Segurança no Trânsito, o momento de maior destaque foi a inauguração, durante o Maio Amarelo, de uma minicidade permanente na cidade de São Paulo, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET.
Além disso, o O Trânsito e Eu, novamente em parceria com a CET, esteve presente no GP Brasil de Formula 1, onde recebeu crianças da rede municipal de ensino, além da visita de visita de Matteo Bonciani, Diretor de Comunicação de Fórmula 1 da Federação Internacional de Automobilismo.
No eixo Capital Humano, o Instituto Renault concluiu a primeira edição do Renault Experience 2.0, com a escolha das três startups que apresentaram os melhores projetos dentro dos temas “Mobilidade e Conectividade”.
Em virtude do sucesso, o programa manteve o formato de startups para a nova edição, já em andamento.
Também no mesmo eixo, o Instituto Renault promoveu ações de geração de renda para as mulheres da comunidade do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, por meio dos programas da Associação Borda Viva.
Com a participação em eventos como o GP Brasil de Formula 1, que garantem grande visibilidade, a Associação comercializou itens do projeto Casa de Costura, como bolsas, nécessaires e carteiras feitas com produtos das linhas de produção da Renault.
Já no eixo meio ambiente, o Instituto Renault realizou importantes parcerias envolvendo veículos elétricos.