E lá se vão seis anos do Toyota Etios em nosso mercado. E o que mais acompanhamos nesse período foi a evolução do modelo. De patinho feio a modelo de mecânica confiável, a evolução é a principal marca do Etios para manter e ampliar seus clientes.
Com a escalada evolutiva dos últimos cinco anos, o Etios obteve rápida resposta do mercado nacional e se tornou o modelo mais vendido pela Toyota no Brasil.
Em 2017, superou a marca de 70 mil unidades (somando as carrocerias hatch e sedã) vendidas no território nacional, atingindo sua melhor performance desde o início das vendas.
O primeiro destaque acontece em toda a família 2019, com exceção da X-STD, as demais foram reforçadas com os sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC).
No quesito design e estilo, a moldura da grade central recebeu fino retoque na cor preta, a fim de harmonizar com o novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.
As configurações centrais X, X-Plus, que substitui a XS, e XLS receberam novos e exclusivos itens de série. Assim, cada versão reforça sua própria identidade, a fim de atingir os diferentes perfis em cada faixa.
Na linha 2019, a marca inseriu, ainda, uma versão exclusiva para vendas corporativas, a X-STD M/T. O Platinum mantém sua posição como topo de linha, enquanto o aventureiro Cross deixará de ser produzido a partir deste mês.
VERSÕES E ESPECIFICAÇÕES – As mudanças começam pela chegada de um novo elemento à família Etios 2019: a versão X-STD M/T, configuração focada em atender o ramal de vendas corporativas e posicionada abaixo da X.
O Etios 2019 seguirá, portanto, com cinco versões disponíveis para o mercado, tanto na carroceria hatchback quanto sedã.
Os destaques diferenciais ficam visíveis nas opções X, X-Plus, que vem no lugar da intermediária XS, além da XLS.
Na lista de aprimoramentos da X-Plus, em relação à anterior XS, foram incluídas rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores.
Para se destacar, a opção XLS vem com novo desenho de rodas. A repaginada neste quesito concedeu ao modelo um ar ainda mais elegante a todo conjunto. Na dianteira do portfólio, no entanto, permanece a especificação Platinum, dotado com os primorosos predicados que expressam a verdadeira voz do cliente na busca por variações cada vez mais sofisticadas.
A principal mudança estética na linha Etios 2019, incluindo hatchbacks e sedãs, é aparente ao observar o seu desenho frontal: do X até o Platinum, a moldura que envolve a grade central do Etios ganhou retoque na cor preta e amplifica a área do emblema.
O modelo, partindo do X-STD, possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
A versão X reúne todos os itens dispon& iacute;veis na X-STD e acrescenta as modificações do design com faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.
A versão X-Plus adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A versão topo de linha Platinum conta com todos os itens da versão XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (na versão sedã); tapetes de carpete e sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth®, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré.
A linha Etios 2019 vem equipada com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).
Eles trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
No quadro das versões, há disponibilidade das seguintes caixas de transmissão: manual de seis velocidades na versão X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hactch e sedã); XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedã).
No aspecto de segurança o Etios possui quatro estrelas (de cinco possíveis), em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colisão do Latin NCAP.
O line-up, considerando as versões X, X-Plus, XLS e Platinum acompanham novos sistemas de segurança passiva.
Na lista, estão incluídos: sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC).
Na linha 2019, os equipamentos de segurança como: encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX são padrão.
Até os 60.000 km, o custo total com revisões é de pouco mais de R$ 2.800,00, um dos menores do mercado. Como curiosidade, do total de clientes que trocaram seus Etios, 50% compraram um novo Etios.
As vendas da linha Etios 2019 têm início em 09 de março, em toda a Rede de Concessionárias Toyota.
PREÇOS – Os preços da linha 2019 do Etios são os seguintes:
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
Toyota Etios
hatchback 2019 |
X-STD manual | R$ 47.270,00 |
X 1.3L 16V manual | R$ 48.400,00 | |
X 1.3L 16V automático* | R$ 53.440,00 | |
X-Plus 1.5L 16V manual | R$ 54.920,00 | |
X-Plus 1.5L 16V automático | R$ 59.960,00 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$ 64.440,00 | |
Platinum 1.5L 16V automático | R$ 67.690,00 | |
Toyota Etios
sedã 2019 |
X-STD manual | R$ 52.110,00 |
X 1.5L 16V manual | R$ 53.240,00 | |
X 1.5L 16V automático | R$ 58.270,00 | |
X-Plus 1.5L 16V manual | R$ 57.770,00 | |
X-Plus 1.5L 16V automático | R$ 62.820,00 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$ 67.320,00 | |
Platinum 1.5L 16V automático | R$ 71.150,00 |
* Veículo compacto automático mais acessível do mercado brasileiro.