A Ford está apoiando a criação de uma cadeira de rodas anfíbia que permite a pessoas com deficiência realizar o sonho de ir à praia e entrar na água.
O projeto, chamado Cadeira de Rodas Anfíbia Blue Flag, é desenvolvido pela WESSA – Wildlife and Environment Society of South África, organização sul-africana que atua há mais de 90 anos na sustentabilidade, ecoturismo e educação, junto com o Conselho Nacional para Pessoas com Deficiência da África do Sul.
O apoio está sendo feito por meio do Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da empresa, com o valor de US$ 10 mil para a montagem de quatro cadeiras de rodas projetadas especialmente para rodar na areia e entrar na água.
O equipamento é considerado um avanço importante de mobilidade para pessoas com deficiência, agregando valor à estrutura local de turismo.
A WESSA é a representante sul-africana do respeitado selo ecológico internacional Blue Flag (”Bandeira Azul”) para praias, embarcações e marinas – um símbolo de qualidade entregue anualmente e reconhecido pela Organização Mundial de Turismo.
No total, 45 praias sul-africanas já contam com o selo, que para ser conquistado exige o cumprimento de rigorosos critérios de qualidade da água, gestão e educação ambiental, além de acesso universal para pessoas com ou sem deficiência.
“Embora algumas praias da África do Sul ofereçam acesso a portadores de deficiência, nem sempre é fácil chegar até a areia e, principalmente, entrar no mar”, explica Robert Slater, da WESSA.
“A WESSA tem o objetivo de melhorar essa situação oferecendo cadeiras de rodas anfíbias em quatro praias com certificação Blue Flag ao redor da África do Sul, permitindo que cadeirantes possam ir à praia e entrar na água.”
“Este é mais um exemplo de como a mobilidade pode melhorar a qualidade de vida das pessoas de maneiras diversas”, diz Mike Schmidt, diretor de Educação e Desenvolvimento Global de Comunidades do Ford Motor Company Fund.
“Estamos felizes em apoiar esse projeto único para que mais pessoas possam desfrutar de ótimos momentos na praia.”