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Tecnologia invade os caminhões proporcionando segurança e eficiência energética

Muitas das tecnologias já aplicadas nos automóveis estão sendo replicadas para os caminhões. Isso demonstra a preocupação da indústria em oferecer facilidades para o motorista, mas principalmente, segurança e eficiência energética, ou seja, maior economia ao rodar com seu caminhão.

Com foco na evolução contínua de seus produtos, a Scania insere no mercado brasileiro novas motorizações com os sistemas mais avançados de assistência ao motorista e segurança, como o Scania Actcruise e o ADAS.

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Scania Actcruise – É a mais nova tecnologia de controle de cruzeiro Scania, uma evolução do já reconhecido Ecocruise. O sistema atua por meio de GPS e com um mapa topográfico integrado ao módulo do Scania Communicator.

É capaz de controlar a velocidade ideal e as trocas de marcha em busca de um melhor consumo de combustível, aproveitando os aclives e declives da pista de forma eficaz. Essa otimização consegue oferecer até 3% de economia de combustível.

O controle do Scania Actcruise é simples e intuitivo. Ao selecionar a velocidade de cruzeiro e a aceleração de descida do Retarder, a janela de operação do Actcruise aparece no visor central, indicado por uma letra “E” na cor verde. O sistema opera em velocidades acima de 60 km/h com Opticruise, em modo Econômico ou Standard.

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Utilizando conceitos básicos do Ecocruise e as técnicas do treinamento Scania Master Driver, o Scania Actcruise eleva o nível do controle de cruzeiro de forma inteligente, ensinando aos motoristas com menos experiência novas técnicas para redução no consumo de combustível.

Para os motoristas mais expe­rientes, o sistema consegue auxiliar principalmente na operação em novas localizações ou em situações adversas, como noite ou chuva, com a previsão topográfica da rota adiante.

O sistema monitora o trajeto constantemente e memoriza percursos. Isso o permite operar mesmo em regiões onde o sinal de GPS é fraco, devido aos dados coletados em viagens anteriores.

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Otimização da operação em subidas e descidas – O Scania Actcruise opera em duas situações básicas ao se aproximar de um aclive ou de um declive em sua rota.

Em situação de aclive, quando o sistema detecta a proximidade de uma su­bida em que haverá a diminuição de velo­cidade, ele determina qual a melhor aceleração de operação, visando o consumo de combustível. Para subir de forma suave e com menos trocas de marchas, o sistema pode aumentar em até 4% a velocidade selecionada no controle.

No caso de declive, quando é detectada a aproximação de uma descida, o sistema irá calcular qual a melhor velocidade para efetuá-la, utilizando do próprio peso do veículo, diminuindo a aceleração e aproveitando a inércia gerada.

O sistema permite uma redução na velocidade selecionada anteriormente de até 8%, no modo Standard, ou 12%, no modo Econômico.

A situação de descida consegue atingir o melhor índice de econo­mia pois o sistema se utiliza da inércia e do peso do veículo.

Outras ferramentas que auxiliam são as marchas mais longas durante a redução de velocidade, que minimizam desgastes por atrito nos componentes do trem de força.

Sistema ADAS – O Sistema Avançado de Auxílio ao Motorista ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), é um conjunto de dispositivos integrado nos veículos para auxiliar e melhorar a condução do motorista. Um dos principais objetivos é a prevenção de acidentes.

O ADAS permite uma frenagem inteligente, avisando o condutor quando o caminhão chega a uma distância limite pré-programada de um veículo à frente. O alerta também pode acontecer em casos de avanços dos limites das faixas laterais da rodovia.

A Scania possui tecnologias desenvolvidas para compor o pacote de segurança, que vão desde auxiliadores de frenagem, até o monitoramento de saída de pista. São elas:

  • ACC (Adaptive Cruise Control) ou Controle de Cruzeiro Adaptável

Desenvolvido para garantir uma distância segura em relação ao veículo da frente, o ACC monitora constantemente a movimentação do tráfego por meio de um radar instalado no para-choque. A partir da ativação, o motorista pode ajustar a distância limite por meio de um botão no volante. Esse espaçamento é medido com um horizonte de tempo entre os dois veículos. São cinco fases diferentes (4; 3; 2,5; 2 e 1,5 segundos).

O ACC tem capacidade para efetuar até 100 vezes por segundo a medição do veículo à frente e, se necessário, alterar a rotação do motor ou aplicar força de frenagem. Caso o veículo à frente freie bruscamente e a capacidade limitada não seja suficiente, o aviso de colisão soa um alarme e o motorista deve passa a assumir a parada do veículo.

Distância entre os veículos em cada estágio

Velocidade Tempo selecionado no ACC Distância do veículo à frente
80 km/h 4 segundos 89 metros
3 segundos 66,5 metros
2,5 segundos 55,5 metros
2 segundos 44,5 metros
1,5 segundos 33 metros

Para o sistema funcionar corretamente, é necessário que o caminhão esteja equipado com freios eletrônico (EBS), freio a disco e retarder.

  • AEB (Advanced Emergency Braking) ou Frenagem de Emergência Avançada

Esse é um sistema de frenagem de emergência que atua por meio da câmera em conjunto com o radar. O principal objetivo é evitar colisões em casos de freadas bruscas ou aproximação perigosa. O sistema permanece sempre ativado, porém, pode ser desativado a qualquer momento no painel.

Esse sistema de frenagem de emergência começa a operar a partir de 15 km/h e tem alcance de cerca de 150 metros pelo radar e 100 metros pela câmera. Os dois componentes monitoram ativamente a frente do veículo e, para um controle ainda mais efetivo da condução, podem funcionar em conjunto com o sistema ACC.

O AEB funciona em três estágios quando detectado o perigo de colisão. No primeiro, um aviso é mostrado no painel de instrumentos, acompanhado de um sinal sonoro. No segundo, se o motorista não reagir e o risco permanecer, o sistema inicia frenagens levemente. Em seguida, no terceiro, caso não exista reação do motorista, o sistema freará o veículo com força total até a paralisação.

Essa tecnologia atua em momentos que o motorista não demonstra atividade, portanto, o sistema pode ser interrompido de quatro formas diferentes: pelo o interruptor no painel de instrumentos; pelo pedal de freio ou o acelerador; pelo pedal do acelerador para o modo de kickdown; ou ativando os indicadores de direção.

Para a tecnologia funcionar, o caminhão necessita de sistema de freios eletrônico (EBS) e sistema eletrônico de estabilidade (ESP). 

  • LDW (Lane Departure Warning) ou Advertência de Saída de Pista

Esse sistema foi concebido para auxiliar e advertir o motorista quando o veículo avança sobre a pista ou acostamento sem que exista sinalização do condutor de que a ação será realizada. Assim como o sistema de Frenagem de Emergência, essa tecnologia também fica permanentemente ligada, mas pode ser desativada a qualquer momento.

O LDW opera em velocidades a partir de 60 km/h, fazendo a leitura automática das faixas de marcação da estrada e informando o moto­rista do caminhão por meio de sons quando o veículo se aproxima da via oposta ou do acostamento da estrada. O sistema está ligado a um sensor que mede os movimentos do volante, portanto, no caso de conduções com muitos movimentos, o sistema não alertará o motorista, evitando avisos desnecessários.

É necessário o sistema de freios eletrônico (EBS) para a funcionalidade correta da tecnologia.

Scania EBS: Sistema de Freios Eletrônico – O EBS (Sistema de Freios Eletrônico) é a evolução do ABS, com frenagens por meio de sinais eletrônicos. Dessa forma, a resposta é ainda mais rápida e o sistema pneumático é acionado nas rodas apenas quando o sinal eletrônico é liberado.

O Scania EBS oferece o melhor controle do mercado. A resposta do freio é instantânea, com aplicação e liberação imediatas em proporção direta à pressão no pedal. Esse sistema melhora significativamente a estabilidade em todas as condições e elimina grande parte do estresse associado às paradas de emergência.

Na impossibilidade do EBS ser acionado, em caso de curto circuito ou pane elétrica, o motorista pode contar com o sistema ABS tradicional, que pode ser acionado somente no pedal.

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