A Ford e a chinesa Baidu, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, anunciaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e conectividade inteligente para carros.
O objetivo é desenvolver novos sistemas de informação, entretenimento e serviços digitais para os veículos da marca fabricados na China, baseados na plataforma de inteligência artificial DuerOS, da Baidu, com recursos de reconhecimento de voz e de imagem que permitem a comunicação com o veículo usando linguagem natural.
A carta de intenções foi assinada por Peter Fleet, presidente da Ford Ásia Pacífico, e Ya-Qin Zhang, presidente da Baidu, em Pequim, ampliando a parceria iniciada em julho do ano passado, quando a Ford aderiu como fundadora à plataforma aberta de direção autônoma da Baidu.
As duas empresas pretendem criar um laboratório conjunto de conectividade para pesquisar oportunidades de inovação em negócios automotivos e de mobilidade na China.
Ambas já desenvolvem novas soluções de inteligência artificial (IA) baseadas em nuvem para enriquecer a experiência dos usuários de automóveis.
A parceria visa também a explorar oportunidades de negócios em marketing digital dirigido, usando a experiência em big data para compreender melhor o comportamento e as preferências dos consumidores chineses e desenvolver ofertas focadas nas suas necessidades.
“Colaborar com empresas líderes em tecnologia, como a Baidu, faz parte da nossa visão de ser a empresa de mobilidade mais confiável do mundo, aproveitando novas oportunidades para construir um ecossistema de mobilidade sustentável. Dentro da nossa estratégia ‘Na China, para a China’, esperamos trabalhar de perto para oferecer produtos e soluções inteligentes que possam tornar a vida das pessoas mais fácil e agradável”, disse Peter Fleet.
“A Baidu e a Ford compartilham a visão de usar a tecnologia para construir a direção do futuro”, disse Ya-Qin Zhang.
“Com a avançada tecnologia de IA da Baidu e a especialização de engenharia da Ford vamos transformar o ecossistema de mobilidade e criar uma nova experiência para os consumidores nos veículos.”