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15ª Competição Fórmula SAE BRASIL bate recorde de inscrições com 69 equipes

Com recorde histórico de inscrições, a 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL terá 69 equipes – 65 brasileiras e quatro estrangeiras – com projetos de carros de alto desempenho.

São 52 carros movidos a combustão e 17 de propulsão elétrica, projetados e construídos por estudantes de engenharia.

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As equipes estão em contagem regressiva para disputar a competição, que será realizada de 28 de novembro e 2 de dezembro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Vindas de 11 Estados e Distrito Federal as equipes brasileiras representam 57 instituições de ensino superior e concorrerão nas categorias Combustão (51 equipes) e Elétrica (18 equipes).

Das quatro estrangeiras, três disputam na categoria Combustão (Colômbia, Peru e Venezuela) e uma (México) na categoria Elétrica.

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São Paulo lidera em volume de inscrições com 20 equipes, seguido por Minas Gerais com 14, Paraná com sete, Rio de Janeiro com seis e Santa Catarina com cinco.

Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal contarão com três cada um, e Bahia com duas equipes.

Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, terão uma equipe cada, assim como as equipes estrangeiras – México, Colômbia, Venezuela e Peru.

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As equipes que obtiverem as melhores pontuações na competição brasileira poderão representar o Brasil nas provas realizadas nos Estados Unidos, em 2019, pela SAE International: a vencedora na categoria Combustão poderá disputar a Fórmula SAE Michigan; enquanto a campeã da categoria Elétrica e a vice-campeã da Combustão poderão participar da Fórmula SAE Lincoln.

Programação – Em Piracicaba, os projetos serão avaliados (da concepção técnica a viabilidade comercial do projeto), por juízes, que são engenheiros da indústria da mobilidade.

O dia 28 de novembro, véspera do início das provas, será dedicado à secretaria da competição.

No dia 29, os projetos passarão por inspeções técnicas de segurança.

No dia 30, prosseguem as provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e começa a de design (custo, projeto e negócios).

No dia 1º de dezembro, sábado, os estudantes farão as apresentações orais dos projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).

No dia 2, último da competição, será a prova mais esperada: o Enduro com 22 km, realizado em pista de obstáculos que exige muito dos carros e pilotos.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³.

Já os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia
de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s.

Na competição, a recarga das baterias é realizada em área com alto nível de segurança, com tomadas especiais de 220 volts trifásicas.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981.

Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão.

O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International.

O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria nos Estados Unidos.

As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

O Brasil ingressou nessa categoria da prova em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia.

Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

15ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2018
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP

Provas estáticas
Dia 29 (quinta-feira), das 10h às 18h – Inspeções técnicas de segurança.
Dia 30 (sexta-feira), das 9h às 16h – Inspeções técnicas de segurança (frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios).

Provas dinâmicas
Dia 1 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
Dia 2 (domingo), das 9h às 12h – Enduro.

Equipes inscritas na 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Total de 69 equipes inscritas/11 Estados + DF/57 instituições de ensino (quatro estrangeiras)

NORDESTE

Categoria Combustão

Bahia
Equipe KRT – UFBA
Equipe TEC Racing – Centro Universitário SENAI CIMATEC

Paraíba
Equipe Fórmula UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Equipe Scuderia UFCG – Universidade Federal de Campina Grande

Maranhão
Equipe Vortéx Racing – Universidade Estadual do Maranhão

Categoria Elétrica

Paraíba
Equipe E-UFPB – Universidade Federal da Paraíba

SUDESTE

Categoria Combustão

Rio de Janeiro
Equipe Icarus UFRJ de Formula SAE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Equipe Buffalo de Formula SAE – Universidade Federal Fluminense
Equipe ALPHA – CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca)
Equipe Falcons UFFormula SAE – Universidade Federal Fluminense

São Paulo
Equipe Fórmula FEI – Centro Universitário FEI
Equipe Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia
Equipe Poli USP – Escola Politécnica da USP
Equipe Scuderia FSU – Universidade Paulista (UNIP)
Equipe Scuderia UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC
Equipe Formula UNIP – Universidade Paulista (UNIP)
Equipe V8 – FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Equipe EESC-USP Formula SAE – Escola de Engenharia de São Carlos – USP
Equipe FSAE Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Equipe Fênix Racing – UNESP Ilha Solteira
Equipe FEB Racing – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Bauru
Equipe EEL Racing – Escola de Engenharia de Lorena – USP
Equipe Unesp Racing – Universidade Estadual Paulista Campus de Guaratinguetá
Equipe Fórmula Route UFSCar – Universidade Federal de São Carlos
Equipe SALERACING – Centro Universitario Catolico Salesiano Auxilium
Equipe Formula ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

Minas Gerais
Equipe Fórmula CEFAST – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Equipe Fórmula Del-Racing UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei
Equipe Cheetah Racing – Universidade Federal de Itajubá
Equipe Formula SAE UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Zeus Formula SAE – Universidade Federal de Lavras
Equipe UFU Racing Fórmula Team – Universidade Federal de Uberlândia
Equipe Irons Racers – Universidade Federal de Itajubá – campus Itabira
Equipe Taurus Racing FSAE – UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Equipe Gear Team Racing FSAE Team – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG
Equipe Fórmula Escola de Minas UFOP (FEMU) – Universidade Federal de Ouro Preto
Equipe Fórmula FIP SAE – Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros

Categoria Elétrica

Rio de Janeiro
Equipe Minerva eRacing – UFRJ

São Paulo
Equipe Unicamp E-Racing – Universidade Estadual de Campinas
Equipe B’Energy Racing – FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba)
Equipe Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário da FEI
Equipe USP Tupã – Escola de Engenharia de São Carlos
Equipe E12 – Fórmula E-Route UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos

Minas Gerais
Equipe Cheetah E-Racing – Universidade Federal de Itajubá
Equipe Fórmula Tesla – Universidade Federal de Minas Gerais
Equipe Fórmula UFV Majorados – Universidade Federal de Viçosa

SUL

Categoria Combustão

Rio Grande do Sul
Equipe Formula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Equipe RS Racing UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Paraná
Equipe UFPR Fórmula (Combustão)- Universidade Federal do Paraná
Equipe Cataratas Formula SAE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Equipe Fórmula UTFPR-CP – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe Fórmula UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe UTFast F-SAE Racing – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Santa Catarina
Equipe Fórmula UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Formula UNO – Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
Equipe Fórmula CEM – Universidade Federal de Santa Catarina

Categoria Elétrica

Santa Catarina
Equipe Ampera Racing – Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Fórmula CEM-EV – Universidade Federal de Santa Catarina
Equipe Floripa Eco Racing – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC

Paraná
Equipe UTForce e-Racing – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe UFPR Fórmula (Elétrico) – Universidade Federal do Paraná

Rio Grande do Sul
Equipe E-Power UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

CENTRO-OESTE

Categoria Combustão

Distrito Federal
Equipe Apuama Racing – Universidade de Brasília (UnB)
Equipe Alpha Crucis Scuderia – Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

Mato Grosso
Equipe Fórmula-UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul
Equipe Jacarés do Asfalto – Universidade Católica Dom Bosco

Categoria Elétrica

Distrito Federal
Equipe FGR – Universidade de Brasília

ESTRANGEIRAS

Categoria Combustão

Colômbia
Equipe Colombia Racing Team – Universidad Tecnológica de Pereira

Peru
Equipe UTP Racing Team – Universidad Tecnológica Del Peru

Venezuela
Equipe FSAE UDO – Universidad de Oriente

Categoria Elétrica

México
Equipe Bura Force – Instituto Tecnológico de Hermosillo

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